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sábado, 5 de maio de 2018

TIPOLOGIA TEXTUAL- QUESTÕES


1.       Leia o texto a seguir

     Guerra civil

Renato Casagrande, O Globo, 23/11/2017

             O 11º Relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostrando o crescimento das mortes violentas no Brasil em 2016, mais uma vez assustou a todos. Foram 61.619 pessoas que perderam a vida devido à violência. Outro dado relevante é o crescimento da violência em alguns estados do Sul e do Sudeste.

              Na verdade, todos os anos a imprensa nacional destaca os inaceitáveis números da violência no país. Todos se assustam, o tempo passa, e pouca ação ocorre de fato. Tem sido assim com o governo federal e boa parte das demais unidades da Federação. Agora, com a crise, o argumento é a incapacidade de investimento, mas, mesmo em períodos de economia mais forte, pouco se viu da implementação de programas estruturantes com o objetivo de enfrentar o crime. Contratação de policiais, aquisição de equipamentos, viaturas e novas tecnologias são medidas essenciais, mas é preciso ir muito além. Definir metas e alcançá-las, utilizando um bom método de trabalho, deve ser parte de um programa bem articulado, que permita o acompanhamento das ações e que incentive o trabalho integrado entre as forças policiais do estado, da União e das guardas municipais.



O texto acima é parte de uma coluna de um jornal carioca e pertence ao seguinte gênero:

(AAA) descritivo, pois nos dá características e qualifica o estado de violência no Brasil;  

(B) narrativo, pois fornece ao leitor uma sequência progressiva de ideias até a conclusão;

(C) descritivo-narrativo, pois mistura os dois traços destacados nas opções anteriores;

(D) dissertativo-expositivo, pois registra, de forma isenta, dados objetivos sobre um de nossos maiores problemas;

(E) dissertativo-argumentativo, pois defende ideias sobre as providências a serem tomadas no combate à violência.



Questão 2



 “(...) Pegue duas medidas de estupidez 
Junte trinta e quatro partes de mentira 
Coloque tudo numa forma 
Untada previamente 
Com promessas não cumpridas 
Adicione a seguir o ódio e a inveja 
As dez colheres cheias de burrice 
Mexa tudo e misture bem 
E não se esqueça: antes de levar ao forno 
Temperar com essência de espírito de porco, 
Duas xícaras de indiferença 
E um tablete e meio de preguiça (…)”.

(Os anjos – Legião Urbana)

A letra da música Os anjos, de autoria de Renato Russo, apresenta elementos que a identificam com o seguinte tipo textual:

a) Narração.

b) Descrição.

c) Injunção.

d) Dissertação.

E) argumentação



Questão 3


Tudo é composto por substâncias químicas. O ser humano, por exemplo, é um amontoado de carbono, oxigênio, hidrogênio e outros 18 elementos. Assim como nós, todos os objetos são feitos de átomos que interagem entre si e formam uma infinidade de substâncias com propriedades diferentes.
“É impossível ignorar a química porque ela está presente em todas as nossas atividades, das comidas que fazemos até o banho que tomamos”, afirma o químico Joe Schwarcz, da Universidade McGill, Canadá. Manipulando os diferentes elementos, o homem consegue – muitas vezes por acaso – formular remédios, melhorar alimentos e descobrir como a natureza funciona.


 A respeito da tipologia textual, é correto afirmar que o texto apresentado consiste em

(A)  Descrição

(B)   Narração

(C)   Dissertação

(D)  Injunção

(E)   Narrativo com trechos dissertativos

Questão 4


Comércio irregular de agrotóxicos pela internet, em parte alimentado por produtos falsificados,
sem registro e vendidos por empresas fantasmas, eleva o risco à saúde de trabalhadores rurais que têm contato com produtos químicos. Com predomínio de minifúndios voltados à produção de uvas e hortigranjeiros, Bento Gonçalves é o município gaúcho com o maior número de registros de intoxicação por agrotóxicos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação do governo federal.

Além do uso intensivo de defensivos na fruticultura, superior às lavouras de soja e milho, o elevado número de notificações é resultado da persistência da vigilância sanitária em confirmar casos suspeitos. De 2007 à metade deste ano, Bento Gonçalves teve 94 — quase um quinto — dos 458 casos do Estado. Mas o tamanho do problema é maior do que indicam os números. Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que, para cada registro de intoxicação por agrotóxicos, outros 50 casos deixaram de ser verificados.





Quanto à tipologia, o texto classifica-se, predominantemente, como

(A)  dissertativo, pois estabelece uma relação, com base em uma estimativa, entre o uso de agrotóxicos e o aumento do risco à saúde de trabalhadores rurais que têm contato com tais produtos.

(B)  narrativo, pois faz um relato de fatos envolvendo doenças provocadas pelo uso de agrotóxicos no campo.

(C)  dissertativo, pois apresenta uma sequência de fatos.

(D)  narrativo, pois relata um fato ocorrido em Bento Gonçalves.

(E)  descritivo, pois destaca as características principais dos agrotóxicos.

Texto para as questões 5 e 6

Evitar pensamentos negativos pode aumentar, e muito, a sua qualidade de vida

Vocês já pararam para observar o quanto os pensamentos negativos apenas alimentam seu mau humor, fazendo com que seu dia se torne mais pesado e cheio de pequenos incidentes desagradáveis? Quantas vezes ao acordar pela manhã e bater o dedo na beira da cama já não saiu esbravejando e dizendo que o dia começou ruim?

Isso porque muitas vezes vivemos rodeados de pessoas e ou situações que nos levam a ver somente o lado ruim das situações, e acabamos interiorizando esse comportamento crítico e queixoso em nossa vida.

Outro exemplo é que algumas pessoas já cresceram ouvindo os pais reclamarem de tudo, sempre insatisfeitos com o que têm em casa ou no trabalho e, por mais que isso possa incomodar, nos acostumamos a ver esse mundo ingrato que tanto nos foi descrito. Quando menos esperamos alguém ao nosso lado nos aponta isso. Ao nos dar conta desse comportamento, ficamos a pensar o que fazer para mudar esse jeito de ser mal-humorado.

Porque é tão complicado entender que viver é um grande aprendizado e que, nesse contexto, precisamos alongar nosso olhar em busca de outros significados para não carregarmos o peso de uma vida difícil todos os dias? Isso acontece porque nos acostumamos a colocar muita tralha em nossas cabeças e, desta forma, vamos nos alimentando somente de pensamentos ruins que, refletem não somente em nós mesmos, mas no nosso corpo e na nossa relação com as pessoas ao nosso redor.

Pensamentos ruins geram doenças como depressão, ansiedade, mau humor crônico, entre outras doenças do estomago, coração, dores de cabeça, musculares. Isso porque o corpo não suporta tantas situações incompreendidas e mal digeridas, causando um mal-estar constante na nossa vida.

É importante aprendermos a diferenciar a real felicidade das pequenas situações que nos fazem felizes no nosso dia a dia. Felicidade é um conjunto consciente de situações que no todo nos trazem contentamento. Uma avaliação objetiva e afetiva que fazemos de nossa própria vida, incluindo as experiências emocionais que nos são agradáveis com baixo nível de humores negativos e alta satisfação em relação à vida.

Esse processo é muito interessante, pois começamos a dar outro sentido à vida, muito maior do que aprendemos sobre ser feliz. Incluímos uma série de novos comportamentos que nos levam a uma satisfação imediata, pois quem não gosta de um bom dia com um belo sorriso no rosto, ou um momento de atenção quando se quer ser ouvido, ou mesmo um breve aperto de mão?

Todas as nossas ações contribuem diretamente para o bem-estar próprio e do outro, desencadeando uma cadeia de bem-estar constante. A saúde mental está ligada diretamente ao nosso corpo, nosso cérebro registra todos os nossos pensamentos como reais, e passa a agir de acordo com eles.

 A neurociência vem estudando os efeitos da positividade e identificou o quanto os nossos comportamentos são geradores de mudanças cerebrais importantes, como vemos em alguns casos de pessoas que passaram por situações traumáticas físicas e mentais se recuperaram.

 Se você se identificou com o texto, é importante avaliar a forma que tem se relacionado consigo mesmo e com as pessoas ao redor. Procure manter uma atitude positiva, promovendo o que, segundo a psicologia positiva, é o caminho adequado para mudar comportamentos.

Fonte: Luciana Kotaka

O reconhecimento dos diferentes tipos de textos, seu contexto de uso, sua função social específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se aos conhecimentos socioculturalmente construídos. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é:

(A)  anunciar um produto para ser feliz.

(B)   informar sobre os tipos de pensamentos negativos.

(C)   ensinar dicas para evitar doenças graves.

(D)  expor a opinião do autor sobre felicidade.

(E)   aconselhar sobre bem-estar, relacionamento, emoções, felicidade.

O modo como se organiza um texto está relacionado ao objetivo de seu autor: narrar, descrever, argumentar, explicar, instruir. No Texto I, reconhece-se uma sequência textual:

(A)  explicativa, em que se expõem informações objetivas sobre a felicidade.

(B)   instrucional, em que se ensina o comportamento adequado ao bem-estar.

(C)   narrativa, em que se contam fatos que, no decorrer do tempo, envolvem saúde e doença.

(D)  descritiva, em que se constrói uma imagem de felicidade a partir do que os sentidos do autor captam.

(E)   argumentativa, em que se defende a opinião do autor sobre felicidade, buscando- se a adesão do leitor a partir de dados científicos.

Um comentário:

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