BEM-VINDOS AO BLOG DA PROFESSORA RONY FAIETH.


Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.
















terça-feira, 15 de janeiro de 2013

TESTE ROMANCE DE 30




PROFESSORA: RONY FAIETH
ALUNO: ____________________________________ Nº _______
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

1.Considere as assertivas sobre o romance de 30.

I.      A literatura estava voltada para a realidade brasileira como forma de manifestar as então recentes crises sociais e inquietações da implantação do Estado Novo do governo Vargas
II.    Os romancistas observavam com olhos críticos a realidade brasileira, as relações entre o homem e a sociedade.
III.  Entre os temas mais abordados se destacam o regionalismo do nordeste, a miséria e a seca
IV. O romance de 30, embora trate de problemas sociais, muitas vezes retrata os personagens de forma idealizada, tratando-os como verdadeiros heróis,  como se pode observar no personagem Fabiano de Vidas Secas.


Estão corretas:
a.    I e II apenas
b.    I, II e III
c.       II, III e IV
d.      I e IV apenas

2.A principal característica da prosa modernista da geração da década de 1930 foi:

a.       o historicismo.
b.       a pesquisa linguística.
c.       a temática urbana.
d.       o regionalismo.


3.(UFRS) Assinale a afirmação correta sobre o Romance de 30.
a) Predominou, entre os autores, uma preocupação de renovação estética seguindo os padrões da vanguarda literária européia.
b) Na obra de José Lins do Rego, predomina a narrativa curta na recriação do modo de vida dos senhores de engenho.
c) Os autores, em suas obras, te matizaram os problemas sociais com o intuito de denunciar as agruras das populações menos favorecidas.
d) O caráter regionalista dos romances deste período deve-se à reprodução fiel do linguajar típico de cada região.
e) A obra de Jorge Amado pode ser considerada uma exceção, no conjunto da época, porque seus romances apresentam uma grande inovação na estrutura narrativa.

4. (UNIARAXÁ) Leia o fragmento abaixo transcrito da obra Vidas Secas e responda a questão a seguir.

Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé, não se agüentava bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio, torto e feio. Às vezes, utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos – exclamações, onomatopéias. Na verdade falava pouco. Admira as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas. (Graciliano Ramos)
No texto, a referência aos pés:
(A) Constitui um jogo de contrastes entre o mundo cultural e o mundo físico do personagem.
(B) Acentua a rudeza do personagem, em nível físico.
(C) Justifica-se como preparação para o fato de que o personagem não estava preparado para caminhada.
(D) Serve para demonstrar a capacidade de pensar do personagem.
(E) Enfatiza a paixão pelas palavras difíceis.
05.Pode-se afirmar, de forma geral, em relação à obra O quinze, de Rachel de Queiroz:
(a) A história gira em torno de Conceição e a seca.
(b) Duas histórias se alternam, a primeira de Chico Bento, e a outra em torno de Vicente.
(c) Em meio à desolação provocada pela seca, se alternam as histórias de Chico Bento, e outra em torno de Conceição.
(d) Há apenas a história da seca.
(e) A história se desenvolve focando apenas Chico Bento e a problemática da seca.

06. Assinale a alternativa em que a concordância verbal está correta.
a) Haviam cooperativas de catadores na cidade de São Paulo.
b) O lixo de casas e condomínios vão para aterros.
c) O tratamento e a destinação corretos do lixo evitaria que 35% deles fosse despejado em aterros.
d) Faz dois anos que a prefeitura adia a questão do lixo.

07.
Assinale a alternativa com erro de concordância verbal:

a) Ele disse que deve haver muitos alunos neste colégio
b) Hoje faz exatamente dois anos que tudo aconteceu
c) Durante a tarde, ainda se ouviu, ao longe, alguns tiros
d) As lutas que houve naquele tempo mataram muita gente
08. (UF SANTA MARIA-RS) Leia, com atenção, os períodos abaixo:
    Caso haja justiça social, haverá paz.
    Embora a televisão ofereça imagens concretas, ela não fornece uma reprodução fiel da realidade.
    Como todas aquelas pessoas estavam concentradas, não se escutou um único ruído.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as circunstâncias indicadas pelas orações sublinhadas:

a) tempo, concessão, comparação                      b) tempo, causa, concessão
c) condição, consequência, comparação             d) condição, concessão, causa
e) concessão,causa, conformidade

09(FUVEST) No período: "Ainda que fosse bom jogador, não ganharia a partida", a oração destacada encerra idéia de:

a) causa         b) condição        c ) concessão       d) proporção       e) fim


10.(UM-SP) Qual das orações subordinadas pode ser considerada adverbial causal?
a. Mesmo que partas antes, precisarei do resultado das provas.
b. Chegamos tão cedo, que o portão da faculdade ainda estava fechado.
c. Já que possuo pouco dinheiro tomarei apenas um lanche.
d. O público aplaudia euforicamente para que o circense bisasse o número.
e. Realizou os exercícios de acordo com as instruções do mestre.
GABARITO
1-B
2-D
3- C
4- B
5- C
6- D
7- C
8- D
9- C
10- C

     

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger