BEM-VINDOS AO BLOG DA PROFESSORA RONY FAIETH.


Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.
















quarta-feira, 28 de novembro de 2012

TERMOS RELACIONADOS AO VERBO E AO NOME

Um sonho de simplicidade


     Então, de repente, no meio dessa desarrumação feroz da vida urbana, dá na gente um sonho de simplicidade. Será um sonho vão? Detenho-me um instante, entre duas providências a tomar, para me fazer essa pergunta. Por que fumar tantos cigarros? Eles não me dão prazer algum; apenas me fazem falta. São uma necessidade que inventei. Por que beber uísque, por que procurar a voz de mulher na penumbra ou os amigos no bar para dizer coisas vãs, brilhar um pouco, saber intrigas?
     Uma vez, entrando numa loja para comprar uma gravata, tive de repente um ataque de pudor, me surpreendendo assim, a escolher um pano colorido para amarrar ao pescoço. Mas, para instaurar uma vida mais simples e sábia, seria preciso ganhar a vida de outro jeito, não assim, nesse comércio de pequenas pilhas de palavras, esse ofício absurdo e vão de dizer coisas, dizer coisas... Seria preciso fazer algo de sólido e de singelo; tirar areia do rio, cortar lenha, lavrar a terra, algo de útil e concreto, que me fatigasse o corpo, mas deixasse a alma sossegada e limpa.
    Todo mundo, com certeza, tem de repente um sonho assim. É apenas um instante. O telefone toca. Um momento! Tiramos um lápis do bolso para tomar nota de um nome, de um número... Para que tomar nota? Não precisamos tomar nota de nada, precisamos apenas viver sem nome, nem número, fortes, doces, distraídos, bons, como os bois, as mangueiras e o ribeirão.
                                                                                                            Rubem Braga


1. Em seu sonho de simplicidade, o cronista Rubem Braga idealiza sobretudo:

(A) uma depuração maior no seu estilo de escrever, marcado por excessivo refinamento.

(B) as pequenas necessidades da rotina, que cada um de nós cria inconscientemente.

(C) uma relação mais direta e vital do homem com os demais elementos da natureza.

(D) o aperfeiçoamento do espírito, por meio de reflexões constantes e disciplinadas.

(E) a paixão ingênua que pode nascer com a voz de uma mulher na penumbra.

2. No período: "Por que fumar tantos cigarros?." O termo em destaque é:
a. objeto direto
b. objeto indireto
c. adjunto adnominal
d. complemento nominal

3. Uma vez, entrando numa loja para comprar uma gravata, tive de repente um ataque de pudor, me surpreendendo assim, a escolher um pano colorido para amarrar ao pescoço.
  O sujeito da forma verbal "tive" é:
a.  Um sujeito simples
b.  um sujeito desinencial
c.  A oração não possui sujeito
d. o sujeito é indeterminado

4.Em "um pano colorido", o termo em destaque tem a mesma função do que está destacado em:
a. duas providências
b. voz de mulher na penumbra
c. O telefone toca
d. viver sem nome

5. Obseve os períodos:
    I. "O telefone toca."
    II. "Tiramos um lápis do bolso para tomar nota de um nome, de um número... " Sobre os predicados das orações está correta a alternativa:
a. Os dois são predicados verbais
b. o primeiro é verbal e o segundo verbo - nominal
c. O primeiro é verbal e o segundo nominal
d. os dois são verbos nominais.

6.  Comprei um pano colorido. Passando essa oração para a voz passiva, a forma correta é:
a. Um pano colorido foi comprado por mim
b.  Um pano colorido era comprado por mim
c. Um pano colorido fora comprado por mim
d. Um pano colorido serácomprado por mim

7.“A juventude, meu amigo é movida pela pressa e pela paixão"


O valor sintático dos termos destacados na passagem acima está presente na opção:

a) aposto / vocativo b) sujeito / vocativo c) sujeito / aposto d) vocativo / aposto

8.Observe as orações a seguir:
I. As ameaças do prefeito ao jornalista estão sendo investigadas pela polícia
II. As ameaças do prefeito ao jornalista estão sendo investigadas pela polícia
III. Tenho notado, meu amigo, uma certa desesperança em suas palavras.

A análise correta dos termos destacados está na opção:
a. adjunto adnominal, adjunto adnominal e vocativo
b.complemento nominal, adjunto adnominal e aposto
c. complemento nominal, adjunto adnominal e vocativo
d. adjunto adnominal, complemento nominal e vocativo


GABARITO
1 - c
2 - a
3 - b
4 - a
5 - a
6 - a
7 - b
8 - c















 


Um comentário:

  1. Obrigado pelos exercícios, fiquei feliz de entender um pouquinho a diferença entre adjunto nominal e complemento nominal!

    ResponderExcluir

Powered By Blogger