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terça-feira, 15 de janeiro de 2013

TESTE - ROMANTISMO e REALISMO




AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
01. A produção poética do Romantismo brasileiro apresentou características variadas, muitas vezes divergentes entre si. Assinale, abaixo, a alternativa que associa corretamente uma característica do nosso Romantismo e o poeta romântico que melhor a representa:
a)         indianismo — Álvares de Azevedo
b)         nacionalismo — Tomás Antônio Gonzaga
c)         expressão do mal-do-século — Gonçalves Dias
d)        denúncia da realidade sociopolítica — Castro Alves
02. Analise as seguintes afirmações sobre as três gerações românticas da literatura brasileira e assinale a resposta correta.
I.          A primeira geração, também conhecida como nacionalista, tem caráter social, pois os poemas mostravam a necessidade de se libertar os índios escravizados.
II.        A segunda geração é conhecida como byroniana mal do século, de extremo idealismo, subjetividade, negativismo
III.       A terceira geração, chamada de condoreira, tem em Castro Alves seu principal representante. Sua poesia social tem teor libertário.
IV.       A primeira geração traz como características predominantes o sofrimento amoroso, a fuga da realidade e o desencanto pela vida
V.        A segunda geração é também chamada de ultra-romântica, pois apresentava extremo pessimismo, egocentrismo, exaltação da morte, supremo desencanto e desilusão.
Estão corretas somente as afirmativas:

a.      I, II, III
b.      I, III, V
c.       II, III, V
d.      II, III, IV

03. Analise o trecho do poema de Gonçalves Dias

Amor é vida; é ter constantemente
Alma, sentidos, coração – abertos
Ao grande, ao belo, é ser capaz d’extremos,
D’altas virtudes, até capaz de crimes!
Sentir, sem que se veja, a quem se adora,
Compreender, sem lhe ouvir, seus pensamentos,
Segui-la, sem poder fitar seus olhos,
Amá-la, sem ousar dizer que amamos,
E, temendo roçar os seus vestidos,
Arder por afogá-la em mil abraços:
Isso é amor, e desse amor se morre!

O trecho caracteriza-se como um poema romântico, pois apresenta:

       a. O amor e a razão
       b.A desilusão amorosa
       c.A exaltação do amor
      d. A exaltação da beleza feminina


04.(UESPI) Constitui aspecto fundamental do Realismo:
a)A fiel precisão da exposição dos caracteres humanos, concomitante à minuciosa descrição de fatos e de situações apresentados.
b)A forma de expressão em que a sensibilidade se sobrepuja à razão, ao apresentar o enredo, que deve ser simples.
c)O uso de um complicado jogo de palavras, mostrando o eterno drama dual entre a vida espiritual e a vida material do ser humano.
d)A arte passa a ser vista como uma simples imitação da natureza, em que a Verdade, o Bom e o Belo estão acima de qualquer coisa. Para isso, através de uma linguagem simples e pura.
05.Com relação ao realismo, é válido afirmar que:
a) analisa o ser humano do ponto de vista estritamente psicológico, isolando-o do meio social.
b) valoriza e introduz na literatura elementos tipicamente brasileiros
c) apresenta exagerada preocupação formal, que se revela na busca de palavras ricas em sugestões sensoriais
d) procura analisar com objetividade e senso crítico os problemas sociais
06. No trecho abaixo, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmente outro estilo de época: o Romantismo.
“Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação”.
ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Jackson,1957.

A frase do texto em que se percebe a crítica do narrador ao romantismo está transcrita na alternativa:
a) ... o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas ...
b) ... era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça ...
c) Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno,...
d) Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos...
e) ... o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.
7. .(UNIBAN) Assinale a alternativa que não indica um tema abordado em O primo Basílio, de Eça de Queirós:
a) Crítica aos valores fantasiosos divulgados pela literatura romântica.
b) Apresentação da condição das classes pobres submetidas às injustiças sociais.
c) Condenação da hipocrisia, ociosidade e da superficialidade que caracterizam a vida burguesa.
d) Valorização das crenças religiosas, da simplicidade e honestidade, princípios tradicionais que regem a vida dos homens de bem.
08. Obras realistas que abordam o mesmo tema, o adultério:
a.Dom Casmurro e O crime do Padre Amaro
b. Os Maias e O primo Basílio           
c. O Primo Basílio e Dom Casmurro
D. O crime do Padre Amaro e o Primo Basílio
Questão 09
Havia pessoas descontentes na assembléia
Choveu fininho ontem à noite.
Caíram ontem uma árvore e um poste.
As orações acima apresentam respectivamente:
a.        Sujeito indeterminado, oração sem sujeito e sujeito composto
b.        Sujeito simples, oração sem sujeito e sujeito composto
c.         Oração sem sujeito, oração sem sujeito e sujeito composto
d.        Oração sem sujeito, sujeito simples e sujeito composto
Questão 10
Vendem-se peças para motos
Precisa-se de vendedores qualificados

Analisando as orações acima, conclui-se que:
a.      Peças é sujeito da 1ª oração
b.      Vendedores qualificados é sujeito da 2ª oração
c.       Na 2ª o sujeito é simples
Na1ª o sujeito é indeterminado

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