BEM-VINDOS AO BLOG DA PROFESSORA RONY FAIETH.


Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.
















quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

EXERCÍCIO_REGÊNCIA VERBAL

1. O programa Mulheres está mudando. Novo cenário, novos apresentadores, muito charme, mais informação, moda, comportamento e prestação de serviços. Assista amanhã a revista eletrônica feminina que é a referência do gênero na TV.” O verbo “assistir”, empregado em linguagem coloquial, está em desacordo com a norma gramatical.
a) Reescreva o último período de acordo com a norma culta.
b) Justifique a correção
2. Identifique o verso que apresenta erro de regência e reescreva-o corretamente.
“Eu perco o chão
Eu não acho as palavras
Eu ando tão triste
Eu ando pela sala
Eu perco a hora
Eu chego no fim
Eu deixo a porta aberta
Eu não moro mais em mim”
3. (UFPA) Assinale a alternativa que contém as respostas corretas.

I. Visando apenas os seus próprios interesses, ele, involuntariamente, prejudicou toda uma família.
II. Como era orgulhoso, preferiu declarar falida a firma a aceitar qualquer ajuda do sogro.
III. Desde criança sempre aspirava a uma posição de destaque, embora fosse tão humilde.
IV. Aspirando o perfume das centenas de flores que enfeitavam a sala, desmaiou.

a) II, III, IV
b) I, II, III
e) I, III, IV
d) I, III
e) I, II
5. Há erro de regência em:
a) O garoto obedeceu ao pedido do pai.
b. Todos preferem mais o certo que o errado.
c. Essas são a verdade em que acredito
d. O atleta aspirava ao primeiro lugar

5. Preencha os espaços de acordo com a norma padrão
a. A criança queria _______ sorvete de qualquer maneira. ( o- ao)
b. A garota aspirou _______ pó do tapete da sala (o- ao)
c. O pai não perdoou ______ filha(a – à)
d. Nunca namorei_______ garota(essa – com essa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger