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domingo, 22 de outubro de 2023

PROVA ROMANCE DE 30

 

C

Trecho da obra Vidas Secas para as questões 1 e 2.

              O mulungu do bebedouro cobria-se de arribações. Mau sinal, provavelmente o sertão ia pegar fogo. Vinham em bandos, arranchavam-se nas árvores da beira do rio, descansavam, bebiam e, como em redor não havia comida, seguiam viagem para o Sul. O casal agoniado sonhava desgraças. O sol chupava os poços, e aquelas excomungadas levavam o resto da água, queriam matar o gado. (…) Alguns dias antes estava sossegado, preparando látegos, consertando cercas. De repente, um risco no céu, outros riscos, milhares de riscos juntos, nuvens, o medonho rumor de asas a anunciar destruição. Ele já andava meio desconfiado vendo as fontes minguarem. E olhava com desgosto a brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes. (…)

1. (L.P.T e Táticas) Nesse momento da narrativa é possível inferir que

(A) Fabiano e sua família enfrentam pela primeira vez a seca e precisam retirar-se.

(B) as arribações fazem parte apenas do passado de Fabiano apenas como um mal sinal que o faz lembrar da miséria e da seca.

(C) o ambiente estava seco porque havia arribações.

(D) o casal já sofria com os sinais que prenunciavam um longo período de seca.

(E) a família de Fabiano tinha esperanças de continuar na fazenda por tempo indeterminado.

 

2. (L.P.T e Táticas) A metáfora que sugere a seca encontra-se no seguinte trecho:

(A ) O casal agoniado sonhava desgraças.

(B) Mau sinal, provavelmente o sertão ia pegar fogo.

(C) Ele já andava meio desconfiado vendo as fontes minguarem.

(D) O mulungu do bebedouro cobria-se de arribações.

(E) Vinham em bandos, arranchavam-se nas árvores da beira do rio, descansavam, bebiam e, como em redor não havia comida, seguiam viagem para o Sul.

 

3.(L.P.T e Táticas) Leia o trecho abaixo.

      "Agora Fabiano conseguia arranjar as ideias. O que o segurava era a família. Vivia preso como um novilho amarrado ao mourão, suportando ferro quente. Se não fosse isso, um soldado amarelo não lhe pisava o pé não. (...) Tinha aqueles cambões pendurados ao pescoço. Deveria continuar a arrastá-los?."

(Graciliano Ramos. Vidas Secas. São Paulo: Martins, 23.ª ed., 1969, p. 75.)

O trecho acima revela que Fabiano

(A) responsabiliza a família por toda a situação de miséria que precisa enfrentar.

(B) pensa na sua vida de miséria e tem consciência que é explorado. Isso o faz sentir-se preso;

(C) o ferro quente a que Fabiano faz referência é a seca;

(D) o soldado Amarelo é o único responsável pela situação de opressão em que vive Fabiano;

(E)  Relembra o momento em que foi preso e usa a expressão “como um novilho no mourão”.

 

4.(L.P.T e Táticas) A zoomorfização e a antropomorfizarão estão presentes em vários trechos da obra Vidas Secas. No capítulo que tem como título Fabiano, em um momento da narrativa, ao pensar nas dificuldades que já havia vencido, esse personagem sente, ainda que por alguns segundos, orgulho de sua condição animalesca. O trecho que revela essa ideia é:

 

(A)  Montado, confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele.

(B)  Estava escondido no mato como tatu.

(C)  Vivia preso como um novilho amarrado ao mourão, suportando ferro quente.

(D)  Você é um bicho, Fabiano[...]Um bicho capaz de vencer dificuldades.

(E)   Ele, a mulher e os filhos tinham se habituado a à camarinha escura, pareciam ratos.

 

 

   5 (L.P.Truques e Táticas) O trecho a seguir da obra O quinze de Rachel de Queiroz mostra Conceição no “Campo de concentração”

 

      Conceição atravessava muito depressa o “Campo    de concentração”. Às vezes, uma voz atalhava:

     - Dona, uma esmolinha...

     Ela tirava um níquel da bolsa e passava adiante, em passo ligeiro, fugindo da promiscuidade e do mal cheiro do acampamento.

     Que custo, atravessar aquele atravancamento de   gente imunda, de latas velhas, de trapos sujos!

 

     Nesse fragmento da obra, é possível inferir que a crítica da autora se refere, principalmente

 

(A)   às consequências da seca na vida dos retirantes;

(B)   à forma como Conceição, professora, fugia dos retirantes;

(C)  à falta de assistência social por parte das autoridades aos retirantes;

(D)  à falta de disposição dos retirantes, já que se contentavam em pedir esmolas;

(E)  à dificuldade de Conceição em atravessar o “Campo de concentração”

 

6(L.P.Truques e Táticas) A obra O quinze de Rachel de Queiroz pertence a fase modernista em que predomina uma literatura de denúncia. Nesse sentido, convém afirmar que nesse romance a crítica da autora se propõe a denunciar

 

(A)  a situação degradante da vida dos retirantes causada por fatores climáticos, sociais e econômicos;

(B)   somente as consequências da seca na vida da população que vive em situação de pobreza;

(C)  somente os efeitos da seca de 1915, que marcou a infância da autora;

(D)  a crueldade dos proprietários de terra por não acolher seus trabalhadores no período da seca;

(E)   principalmente a precariedade do “Campo de concentração”, local onde os retirantes eram recebidos.

   

Leia o poema abaixo para responder as questões 7 e 8

 

Os Ombros Suportam o Mundo

 

Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.

Tempo de absoluta depuração.

Tempo em que não se diz mais: meu amor.

Porque o amor resultou inútil.

E os olhos não choram.

E as mãos tecem apenas o rude trabalho.

E o coração está seco.

 

Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.

Ficaste sozinho, a luz apagou-se,

mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.

És todo certeza, já não sabes sofrer.

E nada esperas de teus amigos.

 

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?

Teus ombros suportam o mundo

e ele não pesa mais que a mão de uma criança.

As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios

provam apenas que a vida prossegue

e nem todos se libertaram ainda.

Alguns, achando bárbaro o espetáculo

prefeririam (os delicados) morrer.

Chegou um tempo em que não adianta morrer.

Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.

A vida apenas, sem mistificação.

 

Sentimento do Mundo, 1940

 

7.( L. P. Truques e Táticas)  O  poema  mostra

 

A) a Indignação do sujeito lírico em relação aos grandes problemas que aterrorizam os homens;

B) a resignação do ser humano em relação aos problemas de seu tempo;

C) Preocupação do eu lírico com grandes problemas como a guerra e a fome;

D) Preocupação com aqueles que não conseguem lidar com suas dores e preferem morrer;

E) Preocupação com o estado de solidão em que vivem seus semelhantes.

 

8.( L. P. Truques e Táticas) "Teus ombros suportam o mundo / e ele não pesa mais que a mão de uma criança." Esses versos do poema sugerem que o sujeito lírico

 

A) encoraja os seus semelhantes mostrando-lhes a   capacidade de suportar os problemas de seu tempo;

B) desafia os problemas de seu tempo, pois se sente maior que o mundo;

C) mostra-se forte e esperançoso, pois os ombros suportam o mundo;

D) vê o mundo com leveza como a mão de uma criança;

E) Acredita que os problemas que assolam os indivíduos os tornam insensíveis.

 

  9.( L. P. Truques e Táticas) Leia a primeira estrofe do poema Mãos dadas da Carlos Drummond de Andrade.

 

Mãos dadas

 

Não serei o poeta de um mundo caduco.

Também não cantarei o mundo futuro.

Estou preso à vida e olho meus companheiros.

Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.

Entre eles, considero a enorme realidade.

O presente é tão grande, não nos afastemos.

Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

 

      Esse poema está na obra Sentimento do mundo publicada em 1940, período conturbado tanto no cenário nacional como mundial. Considerando o que propõe o sujeito lírico sobre o fazer poético, esse poema faria sentido no contexto atual? Por quê? (Valor da questão 3,0)

 

 

 

 

 

 

10. (L.P. Truques e Táticas) Discorra sobre as consequências da seca e outros problemas que afetam a vida dos retirantes nos romances Vidas Secas de Graciliano Ramos e O Quinze de Rachel de Queiroz, estabelecendo comparações entre as duas obras. (valor da questão 3,0)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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