TIRA DÚVIDAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Envie suas perguntas para ronyfaieth@hotmail.com







segunda-feira, 21 de maio de 2012

PLANO DE CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO MÉDIO 3º ANO


Plano de curso 2012, 1º e 2º período

Disciplina: Língua Portuguesa - ensino médio 3

Professora: Rony Faieth Ferreira



1º PERÍODO


OBJETO DE CONHECIMENTO:
• Prática de análise literária

• Gênero e discurso
• Conhecimentos lingüísticos

CONTEUDOS BÁSICOS:

·  O Pré – Modernismo no Brasil

- Principais autores e obras

·  A linguagem do Modernismo

·  A semana de arte moderna

·  Vanguardas Europeias

·  A primeira fase do Modernismo: estudo da produção literária dos autores Oswald de Andrade e Mário de Andrade

·  Manuel Bandeira e Alcântara Machado

·  A Literatura portuguesa do século XX – Fernando Pessoa e heterônimos

·  Crônica - característica do gênero

·  Produção de crônicas

·  Habilidades de leitura e suas comparações: a comparação

·  Orações substantivas na construção do texto

·  Funções sintáticas do pronome relativo

·  As orações adjetivas na construção do texto

COMPETENCIAS E HABILIDADES:

·  Discutir o tema: “Como os contrastes sociais que caracterizam o Brasil foram representados em diferentes épocas”

·  Compreender o contexto histórico do Pré-Modernismo e do Modernismo no Brasil

·  Ler e interpretar textos dos principais escritores pré-modernistas e modernistas.

·  Compreender o contexto histórico e artístico da primeira fase do Modernismo

·  Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante as estruturas das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
• Reconhecer em textos diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
• Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu publico alvo.
• Fazer reflexão sobre os textos que lêem, escrevem, falam ou ouvem, intuindo, de forma contextualizada, a gramática da língua, as características de cada gênero e tipo de texto, o efeito das condições de produção do discurso na construção do texto e do seu sentido.
• Usar a língua escrita em situações discursivas e diversificada
RECURSOS
• Jornais
• Internet

·  Filme
• Livro didático
• Músicas
• Vídeo

ATIVIDADES SEQUENCIADAS

Organização da oficina de arte moderna

Exibição do filme “Canudos”

• Produção textual

·  Produção, correção e seleção de crônicas para a montagem do livro

• Leitura e análise de textos
• Exposição de textos produzidos pelos alunos

ATIVIDADES PERMANENTES
• Leitura pelo professor de textos de diversos gêneros
• Seminário de apresentação dos conteúdos estudados.
• Leitura e escrita de textos

PROJETOS DIDÁTICOS
• Oficina de arte moderna

·  Flagrante do cotidiano – produção de um livro de crônicas que será apresentado para a escola.


SUGESTÕES METODOLÓGICAS

Assistir com os alunos ao filme “Canudos” para a compreensão da obra de Euclides da Cunha – Os Sertões
• Produzir objetos de arte, desenhos, pinturas e textos que se assemelhem aos produzidos pelos autores pertencentes às Vanguardas européias.
• Leitura e comparação de textos
• Elencar textos pertencentes a cada gênero literário identificando as características de cada gênero
• Relacionar os assuntos dos textos literários aos problemas enfrentados pelo homem desse período
• Promover apresentações literárias como oficinas, revistas e recital.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
I. Domínio das atitudes e valores
• Espírito crítico
• Participação nos trabalhos
• Responsabilidade
II. Domínio das competências e aptidões
• Executar atividades diversas
• Ler e interpretar textos de gêneros textuais diversos
• Produzir textos coesos e coerentes
III. Aquisição de conhecimentos
• Provas
• Trabalhos em grupo e individual
• Seminário _ síntese ou relatório

INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
• Produção de texto
• Pesquisas
• Seminário
• Testes escritos
• Trabalho em grupo
• Auto-avaliação

2º PERÍODO

OBJETO DE CONHECIMENTO:
• Prática de análise literária

• Gênero e discurso
• Conhecimentos lingüísticos

CONTEUDOS BÁSICOS:

·        A Segunda fase do Modernismo: o romance de 30

·        Rachel de Queiroz: a saga da seca

·        O Nordeste no romance de 30. Graciliano Ramos, José Lins do Rego e Jorge Amado.

·        O Sul no romance de 30: Érico Veríssimo e Dionélio Machado

·        Panoramas das literaturas africanas de língua portuguesa

·        Carta de leitor

·        As cartas argumentativas de reclamação e solicitação

·        O texto de divulgação científica

·        Período composto por subordinação: as orações subordinadas adverbiais na construção do texto

·        Pontuação

COMPETENCIAS E HABILIDADES:

·  Apreender através do romance de 30, como a opressão política e as injustiças sociais foram compreendidas em diferentes épocas.

·  Compreender o contexto histórico e artístico da geração de 30

·   Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante as estruturas das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
• Reconhecer em textos diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
• Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu publico alvo.
• Fazer reflexão sobre os textos que lêem, escrevem, falam ou ouvem, intuindo, de forma contextualizada, a gramática da língua, as características de cada gênero e tipo de texto, o efeito das condições de produção do discurso na construção do texto do seu sentido.

·  Usar as orações adverbiais como recurso expressivo.
• Usar a língua escrita em situações discursivas e diversificada
RECURSOS
• Jornais
• Internet
• Livro didático
• Músicas
• Vídeo

ATIVIDADES SEQUENCIADAS

.Organização de seminário

·  Organização de recital

• Produção textual

·  Produção, correção e exposição de cartas de leitor

• Leitura e análise de textos
• Exposição de textos produzidos pelos alunos

ATIVIDADES PERMANENTES
• Leitura pelo professor de textos de diversos gêneros

·  Aplicação de exercícios
• Seminário de apresentação dos conteúdos estudados.
• Leitura e escrita de textos

PROJETOS DIDÁTICOS

·  Nordeste: palavra, imagem e som – pesquisa e montagem de uma mostra sobre a cultura do nordeste brasileiro

·  Produção de anúncios utilizando a linguagem verbal e não verbal, enfatizando o uso das orações subordinadas adverbiais.

SUGESTÕES METODOLÓGICAS

·  Trabalhar as poesias da primeira fase do Modernismo através de recital

·  Exibir vídeos com poemas selecionados
• produzir anúncios ou outros gêneros para trabalhar os conteúdos gramaticais
• Leitura e comparação de textos
• Elencar características do gênero textual trabalhado

• Relacionar os assuntos dos textos literários aos problemas enfrentados pelo homem desse período
• Promover apresentações literárias

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
I. Domínio das atitudes e valores
• Espírito crítico
• Participação nos trabalhos
• Responsabilidade
II. Domínio das competências e aptidões
• Executar atividades diversas
• Ler e interpretar textos de gêneros textuais diversos
• Produzir textos coesos e coerentes
III. Aquisição de conhecimentos
• Provas
• Trabalhos em grupo e individual
• Seminário _ síntese ou relatório

INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
• Produção de texto
• Pesquisas
• Seminário
• Testes escritos
• Trabalho em grupo
• Auto-avaliação


Um comentário:

  1. Parabéns pelo belíssimo Plano de Curso ao 3.º ano do ensino médio e pretendo esperimentá-lo pela primeira vez. Gostaria de saber se você possui modelos de provas, trabalhos etc, para este 1.º e 2.º bimestre? No mais, agradeço de coração.
    Professor João Batista (Prof. JOHN)

    ResponderExcluir