BEM-VINDOS AO BLOG DA PROFESSORA RONY FAIETH.


Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.
















segunda-feira, 11 de julho de 2011

Teste de Língua Portuguesa


Professora: Rony Faieth





Alunos:

Paraíso

Se esta rua fosse minha

eu mandava ladrilhar,

não para automóveis matar gente,

mas para criança brincar.

Se esta mata fosse minha,

eu não deixava derrubar.

Se cortarem todas as árvores,

onde é que os pássaros vão morar?

Se este rio fosse meu,

eu não deixava poluir.

Joguem esgotos noutra parte,

que os peixes moram aqui

Se este mundo fosse meu,

Eu fazia tantas mudanças

Que ele seria um paraíso

De bichos, plantas e crianças



1. A voz lírica expressa:

a. Preocupação com o meio ambiente

b. Desejo de vingança contra os que destroem a natureza

c. Preocupação apenas com os pássaros

d. Saudade

2. As formas verbais, mandava, deixava e fazia estão:

a. No presente

b. No pretérito imperfeito

c. No futuro do pretérito

d. No pretérito mais que perfeito

3. Leia o trecho

“Que ele seria um paraíso

De bichos, plantas e crianças”

A forma verbal destacada está em qual tempo verbal?

4. Observe este trecho do poema reescrito em outro tempo verbal.

Este mundo será meu,

Eu farei tantas mudanças

Que ele será um paraíso

De bichos, plantas e crianças

Esse tempo é:

a. Futuro do presente

b. Futuro do pretérito

c. Pretérito imperfeito

d. Pretérito perfeito

5. Substitua a locução verbal do trecho abaixo pela forma verbal correspondente.

“Se cortarem todas as árvores,

onde é que os pássaros vão morar?”

6. Sabendo que o modo indicativo exprime certeza, o subjuntivo uma hipótese e o imperativo ordem ou conselho, indique o modo verbal mais utilizado no poema “Paraíso.”

Um comentário:

  1. Professora Maravilhosa essa Rony Faieth, Muito inteligente, e verdadeiramente uma amante da língua portuguesa...Eu agora virei seguidor Oficial...Ela merece.

    ResponderExcluir

Powered By Blogger