BEM-VINDOS AO BLOG DA PROFESSORA RONY FAIETH.


Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.
















segunda-feira, 15 de agosto de 2011

TESTE - TRASITIVIDADE VERBAL

Teste de Língua Portuguesa


“Conheci que Madalena era boa em demasia, mas não conheci tudo de uma vez. Ela revelou pouco a pouco, e nunca se revelou inteiramente. A culpa foi minha, ou antes, a culpa foi desta vida agreste, que me deu uma alma agreste. E falando assim, compreendo que perco o tempo. Com efeito, se me escapa o retrato moral de minha mulher, para que serve esta narrativa? Para nada, mas sou forçado a escrever. Quando os grilos cantam, sento-me aqui à mesa da sala de jantar, bebo café, acendo o cachimbo. Às vezes as idéias não vêm, ou vêm muito numerosas- e a folha permanece meio escrita, como estava na véspera. Releio algumas linhas, que me desagradam. Não vale a pena tentar corrigi-las. Afasto o papel. Emoções indefiníveis me agitam – inquietação terrível, desejo doido de voltar, de tagarelar novamente com Madalena, como fazíamos todos os dias, a esta hora. Saudade? Não, não é isto: é desespero, raiva, um peso enorme no coração. Procuro recordar o que dizíamos. Impossível. As minhas palavras eram apenas palavras, reprodução imperfeita de fatos exteriores, e as dela tinham alguma coisa que não consigo exprimir. Para senti-las melhor, eu apagava as luzes, deixava que a sombra nos envolvesse até ficarmos dois vultos indistintos na escuridão.”



1.Segundo o texto, o narrador não pôde conhecer totalmente sua esposa, Madalena, sobretudo:

a)porque ela nunca se revelou inteiramente.

b)Por causa “desta vida agreste”


c)Por ser sempre agitado por indefiníveis emoções.

d)Porque as palavras são reproduções imperfeitas das inquietações.


2. Releio algumas linhas, que me desagradam. O termo em destaque é objeto direto, assim como o que se encontra em:

a. As minhas palavras eram apenas palavras

b. Eu apagava as luzes


c. Quando os grilos cantam

d. “... de tagarelar novamente com Madalena”

3.Não vale a pena tentar corrigi-las. A forma em destaque é:

A. objeto direto

b. objeto indireto

c. sujeito agente

d. agente da passiva


4. “Para senti-las melhor, eu apagava as luzes...” A forma em destaque substitui:

a. reprodução imperfeita

b. as minhas palavras

c. apenas palavras

d. as palavras dela

5. Releio algumas linhas. Reescrevendo a oração na voz passiva a forma correta é:

a. Alguma linhas foram relidas por mim

b. Algumas linhas eram relidas por mim

c. Algumas linhas são relidas por mim.

Algumas linhas serão relidas por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger