BEM-VINDOS AO BLOG DA PROFESSORA RONY FAIETH.


Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.
















domingo, 3 de abril de 2022

ELETIVA DE BASE SOBRE SAÚDE FÍSICA, MENTAL E SOCIAL/TÍTULO: VIVA EM EQUILÍBRIO!

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA ADJUNTA DE GESTÃO DA REDE DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

CENTRO DE ENSINO AMADO JOAQUIM – CEAJ

 

PROFESSORAS

RONY FAIETH FERREIRA PASSINHO

VALDENICE CORREA

INSCREVA-SE NO CANAL PROFESSORA FAIETH

https://www.youtube.com/channel/UCKHXYn4wndnx8KdBSISBm2A

ELETIVA DE BASE

TÍTULO: VIVA EM EQUILÍBRIO!

SÉRIE: 1ª

ÁREAS DE CONHECIMENTO

LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS

CIÊNCIAS EXATAS E SUAS TECNOLOGIAS

COMPONENTES CURRICULARES

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

ENFOQUE

        A temática a ser trabalhada nesta eletiva, além de proporcionar aos alunos uma diversidade de aprendizagens no que se refere à saúde física, mental e social, possibilita também o estudo de conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, como estatística e matemática financeira, conceito estatístico população e amostragem, gráfico,  porcentagem,  compreensão, interpretação e produção de gêneros textuais diversos.

JUSTIFICATIVA

       A saúde física e mental é um dos grandes desafios enfrentado pela sociedade moderna. Nesse sentido, essa temática a ser trabalhada nesta eletiva, visa à orientação dos alunos da primeira série do Ensino Médio sobre a importância de conhecer e lidar com as próprias emoções, descontruir preconceitos sobre doenças mentais e cultivar hábitos de vida saudável. Além disso, é uma forma de fazê-los ter acesso a conteúdo referentes à nutrição, educação física e à psicologia. Outro ponto positivo desta eletiva é a possibilidade de trabalhar, a partir desse tema, conteúdos básicos de Língua Portuguesa e Matemática tão necessários para a formação do educando.

 

OBJETIVO GERAL

  Compreender informações importantes sobre diferentes áreas de conhecimento a partir do tema desta eletiva, a fim de construir saberes essenciais para a formação integral do aluno.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

   o   Compreender a importância da saúde física, mental e social;

   o   Aprofundar conhecimentos sobre áreas como Nutrição, Educação física e Psicologia;

   o   Desenvolver habilidades de leitura, escrita e práticas de oralidade;

   o   Realizar atividades envolvendo conhecimentos básicos de Matemática.

 

EIXOS EXTRUTURANTES

   o   Investigação científica

   o   Processos criativos

   o   Mediação e Intervenção Sociocultural

HABILIDADES, COMPETÊNCIAS E OBJETOS DE CONHECIMENTO

LÍNGUA PORTUGUESA 

COMPETÊNCIAS

COMPETÊNCIA II (EM13LP01)

Compreender os processos indenitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitar as diversidades, a pluralidade de ideias e posições e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIA I (EM13LP06)

Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.

COMPETÊNCIA I e IV (EM13LP14)

IV. Compreender as línguas como fenômeno (geo) político, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-as e vivenciando-as como formas de expressões idenitárias, pessoais e coletivas, bem como respeitando as variedades linguísticas e agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza.

COMPETÊNCIA VII (EM13LP43)

Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.          

HABILIDADES

(EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na recepção, com suas condições de produção e seu contexto sócio histórico de circulação (leitor previsto, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.).

(EM13LP06) M13LP06) Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua.

(EM13LP14) Produzir e analisar textos orais, considerando sua adequação aos contextos de produção, à forma composicional e ao estilo do gênero em questão, à clareza, à progressão temática e à variedade linguística empregada, como também aos elementos relacionados à fala (modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc.) e à cinestesia (postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

(EM13LP43) Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.), explicando os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros, e destacando valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, a fim de desconstruir eventuais estereótipos e proceder a uma avaliação crítica da publicidade e das práticas de consumo.     

OBJETO DE CONHECIMENTO

Planejamento e produção de textos escritos e orais dos gêneros listados abaixo, contemplando temas referentes à saúde física e mental:

   o   Cartaz

   o   Folder

   o   Podcast 

   o   Notícia

Estudo da linguagem verbal, não verbal e mista;

Função referencial e apelativa.

MATEMÁTICA       

COMPETÊNCIA I (EM13MAT101)

Utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para a interpretação situações em diversos contexto, seja nas atividades cotidianas, seja fatos da ciências da natureza e humanas, das questões socioeconômicas ou tecnológicas, divulgados por diferentes meios, de modo a contribuir para uma formação geral.

COMPETÊNCIA II (EM13MAT102)

Propor ou participar de ações para investigar desafios do mundo contemporâneo e tomar decisões ética e socialmente responsáveis, com base na análise de problemas sociais, como os voltados a situações de saúde, sustentabilidade, das implicações   das tecnologias no mundo do trabalho, entre outros, mobilizando e articulando conceito, procedimento s e linguagens próprios da matemática.

(EM13MAT101) Interpretar criticamente situações econômicas, sociais e fatos relativos às Ciências da Natureza que envolvam a variação de grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação, com ou sem apoio de tecnologias digitais.

(EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriada.

OBJETO DE CONHECIMENTO

Estatística e matemática financeira;

Conceito estatístico população e amostragem; gráfico Estatístico porcentagem.

 

METODOLOGIA

Exibição de vídeos;

Aplicação de testes para avaliar a saúde física e mental;

Palestras com nutricionista, educador físico e psicólogo;

Pesquisa de campo;

Aulas dinâmicas sobre alimentação saudável, atividade física e saúde mental;

Produção de textos orais e escritos sobre a temática trabalhada na eletiva;

Resolução de situações problemas envolvendo conteúdos trabalhados.

 

RECURSOS DIDÁTICOS

Textos impressos

Fichas para questionários

Vídeos

Aparelho de som e projetor de imagem

Notebook


PROPOSTA PARA CULMINÂNCIA

Realização de palestras ministradas pelos alunos para a comunidade escolar com abordagens sobre a temática trabalhada, além de exposição de gráficos com resultado de pesquisa de campo e de textos pertencentes aos diversos gêneros textuais produzidos durantes as aulas da eletiva. Haverá também exposição de atividades produzidas e selecionadas pelos alunos em um painel organizado no pátio da escola.

 

CRONOGRAMA

 

DATA

OBJETOS DE CONHECIMENTO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS

PIMENTA, Tatiana. Saúde física: como ela é impactada pelos transtornos mentais e quais os principais sintomas? Disponível em https://www.vittude.com/blog/saude-fisica-impactos-transtornos-mentais/Acesso em 20/02/2022.

Bem Estar. Cuidar da saúde mental é tão essencial quando cuidar da saúde física. Disponível em Cuidar da saúde mental é tão essencial quando cuidar da saúde física - ABM - Sua saúde em primeiro Lugar(revistaabm.com.br)Acesso em 20/02/2022.

BAUMGARTEN, Andrea. Como a saúde mental afeta a saúde física? Disponível em https://clinicaaquavitae.com.br/como-a-saude-mental-afeta-a-saude-fisica/

MARTINS, Carina. Como a saúde física, mental e social se relacionam e impactam no desempenho? Disponível em https://beecorp.com.br/saude-fisica-mental-e-social/

NAHAS, Markus Vinicius. Atividade física, Saúde e qualidade de vida. Disponível em https://sbafs.org.br/admin/files/papers/file_lIduWnhVZnP7.pdf

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger