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quinta-feira, 21 de outubro de 2021

QUESTÕES SOBRE MADAME BOVARY E O PRIMO BASÍLIO

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1.(L.P.Truques e Táticas) São características do Realismo, exceto:

(A)  Personagens semelhantes ao homem comum: insere-se na literatura a importância da análise psicológica das personagens, refletindo melhor a verdade.

(B)  Interpretação da vida através da análise do concreto: é a ciência norteando o conhecimento; só conhecemos aquilo que observamos e experimentamos.

(C)  Objetivismo: aparece como negação do subjetivismo romântico e nos mostra o homem voltado para aquilo que está diante e fora dele.

(D)  Retratação do passado distante, preferência por paisagens noturnas e melancólicas

(E)    O Realismo apresenta os seguintes aspectos: combate ao Romantismo, o resgate do objetivismo na literatura e contemporaneidade.

 

2(L.P.Truques e Táticas) Leia o trecho abaixo da obra Madame Bovary, do francês Gustave Flaubert.

 

Mas Charles não tinha nenhuma ambição! Um médico de Yvetot, com quem tivera ultimamente uma conferência, chegara mesmo a humilhá-lo, à própria cabeceira do doente, diante da família reunida. Quando Charles lhe contou, à noite, o sucedido, Emma levantou a voz, furiosa contra o colega do marido. Charles enterneceu-se. Beijou-a na testa, com uma lágrima. Mas ela estava exasperada de vergonha e tinha ganas de Lhe bater; foi abrir a janela do corredor e respirar o ar fresco para se acalmar.

 

- Que pobre homem! Que pobre homem! - dizia ela em voz baixa, mordendo os lábios.

 

Sentia-se, além disso, mais irritada com ele. Com a idade, Charles ia adquirindo certos hábitos grosseiros; à sobremesa entretinha-se a cortar as rolhas das garrafas vazias; depois de comer passava a língua sobre os dentes; quando comia a sopa, fazia barulho de cada vez que engolia e, como tivesse começado a engordar, os olhos, já de si pequenos, pareciam subir-lhe para a testa, empurrados pelas bochechas.

FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary. São Paulo: Abril Cultural, 1970. 

 

No trecho em destaque, o uso do adjetivo pobre revela que Emma sente em relação  a  Charles

 

(A)  compaixão pela forma como Charles foi tratado pelo médico de Yvetot

(B)  frustação  por ele não ter revidado à humilhação, além disso, ela o achava medíocre e sem ambição

(C)  revolta por ele ter sido humilhado injustamente

(D)  encantamento pela forma como ele reagiu à humilhação, calmo, sem revolta.

(E)   Indiferença, pois o episódio contado por Charles apenas confirmou a ideia de que ele era um homem vencido pelo comodismo

 

3.(L.P.Truques e Táticas) Ainda no mesmo trecho é possível notar que

 (A)    A vida conjugal de Charles e Emma é apresentada sem idealizações, como evidencia o olhar desencantado da esposa em relação ao marido.

(B)  Emma parece aos poucos conformar-se com a vida ao lado de Charles, embora ele se mostre fraco e sem ambição.

 

 

(C)  Emma vê a falta de ambição de Charles como algo positivo, capaz de torna-lo bem diferente do médico de Yvetot

(D)  O tema do casamento recebe um tratamento semelhante ao que recebera nos romances românticos, isso fica claro na forma como Emma defende o marido depois dele ter sido humilhado.

(E)   Embora Charles apresentasse alguns comportamentos que não agradavam a Emma, seu caráter elevado suavizava seus os hábitos grosseiros.

 

4..(L.P.Truques e Táticas) Os fragmentos a seguir pertencem as obras Madame Bovary de Gustave Flaubert e o Primo Basílio de Eça de Queirós.

 

Era a primeira vez que Emma ouvia tais coisas; e seu orgulho, como quem repousasse numa estufa, se espreguiçava molemente e todo inteiro ao calor daquela linguagem.

FLAUBERT. Gustave. Madame Bovary.

 

          E Luísa tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; [...]

QUEIRÓS, Eça de . O primo Basílio

Nos trechos é possível compreender traços da personalidade de Emma e Luísa. Assim podemos concluir que

A.   Ambas são apresentadas como mulheres que se encantam por palavras de amor dita ou escrita;

B.   Emma mostra-se orgulhosa e não se deixa levar por palavras de amor; Luísa mostra toda a sua sensibilidade de mulher romântica;

C.   Ambas, embora tenham predileção pelos livros, não se deixam influenciar pelas narrativas que leem.

D.   Embora as duas personagens pertençam ao Realismo, ambas têm comportamentos que não se enquadram nesse estilo de época;

E.    Ambas são apresentadas como verdadeiras heroínas românticas, entregue a amores de acordo com as convenções da época.

.( L.P.Truques e Táticas)No decorrer do enredo da obra Madame Bovary é possível perceber que a trajetória da personagem Emma é marcada, principalmente,  por uma sequência de

A. Idealização, ação e frustração;

B. Tédio, frustação e revolta;

C. Desencanto, resignação e tédio;

D. Encantamento, desencanto e revolta;

E. Frustração, desejo e melancolia

6.( L.P.Truques e Táticas) Leia o trecho a seguir da obra O primo Basílio de Eça de Queirós
“– Eu, Conselheiro? De modo nenhum. Sou pela morte. Sou inteiramente pela morte. E exijo que a mates, Ernestinho! D. Felicidade acudiu, toda bondosa:
 – Deixe falar, Sr. Ledesma. Está a brincar. E ele então que é um coração de anjo!
– Está enganada, D. Felicidade – disse Jorge, de pé diante dela. – Falo sério e sou uma fera! Se enganou o marido, sou pela morte. No abismo, na sala, na rua, mas que a mate. Posso lá consentir que, num caso desses, um primo meu, uma pessoa da minha família, do meu sangue, ponha a perdoar como um lamecha! Não! Mata-a! É um princípio de família. Mata-a quanto antes.”
O trecho acima

 

(A)  Aponta para o final trágico de Luísa, pois sua vida teria um desfecho semelhante ao da peça escrita por Ernestinho.

(B)  Mostra que Jorge tem uma opinião formada sobre o destino da mulher adúltera e no desfecho do enredo ele se mantém fiel ao que acredit’a, pois valoriza a fidelidade como um princípio de família.

(C)   “E ele então que é um coração de anjo! ” Nesse momento D. Felicidade usa uma metáfora com a intenção de fazer uma ironia a Jorge, pois sabe que ele é um homem traído.

(D)  As ideias defendidas por Jorge nesse trecho são coerentes com a forma como o casamento foi apresentado no enredo da obra e a postura defendida por ele no desfecho, pois é nítida a crítica ao moralismo e a hipocrisia das relações, sobretudo em torno de instituições como o casamento.

(E)   Nesse momento da narrativa, Jorge foi hipócrita, pois o que ele fala em relação a fidelidade no casamento não é o que ele verdadeiramente defende.

 

7.( L.P.Truques e Táticas) Leia o trecho a seguir da obra O Primo Basílio de Eça de Queirós.

             A carruagem parou ao pé de uma casa amarelada, com uma portinha pequena. Logo à entrada um cheiro mole e salobre enojou-a. A escada, de degraus gastos, subia ingrememente, apertada entre paredes onde a cal caía, e a umidade fizera nódoas. No patamar da sobreloja, uma janela com um gradeadozinho de arame, parda do pó acumulado, coberta de teias de aranha, coava a luz suja do saguão.  E por trás de uma portinha, ao lado, sentia-se o ranger de um berço, o chorar doloroso de uma criança.

            Mas Basílio desceu logo, com o charuto na boca, dizendo baixo.

            - Tão tarde! Sobe! Pensei que não vinhas. O que foi?

            A escada era tão esguia, que não podiam subir juntos. E Basílio, caminhando adiante, de esguelha:

          Estou aqui desde a uma hora, filha! Imaginei que te tinhas esquecido da rua...

Empurrou uma cancela, fê-la entrar num quarto pequeno, forrado de papel às listras azuis e brancas.

         Luísa viu logo, ao fundo, uma cama de ferro com uma colcha amarelada, feita de remendos juntos de chitas diferentes; e os lençóis grossos, de um branco encardido e mal lavado, estavam impudicamente entreabertos... 

O fragmento faz parte do primeiro encontro amoroso entre Luísa e Basílio em um quarto alugado. Que elementos desse trecho se contrapõem aos ideais românticos dessa personagem?

 

 

 

 

 

8. .( L.P.Truques e Táticas) Explique, observando o espaço e a quebra das expectativas de Luísa, por que esse trecho se enquadra no Realismo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia o trecho abaixo para responder às questões 9 e 10

– A senhora bem sabe que se eu guardei as cartas, para alguma coisa era! Queria pedir ao primo da senhora que me ajudasse! Estou cansada de trabalhar, e quero meu descanso. Não

 

 

ia fazer escândalo; o que desejava é que ele me ajudasse… Mandei ao hotel esta tarde… O primo da senhora tinha desarvorado! Tinha ido para o lado dos Olivais, para o inferno! E o criado ia à noite com as malas. Mas a senhora pensa que me logram? – E retomada pela sua cólera, batendo com o punho furiosamente na mesa:
 – Raios me partam, se não houver uma desgraça nesta casa, que há de ser falada em Portugal!
– Quanto quer você pelas cartas, sua ladra? – disse Luísa, erguendo-se direita, diante dela. Juliana ficou um momento interdita.

– A senhora me dá seiscentos mil-réis, ou eu não largo os papéis! – respondeu, empertigando-se.

– Seiscentos mil-réis! Onde quer você que eu vá buscar seiscentos mil-réis?
 – Ao inferno! – gritou Juliana. – Ou me dá seiscentos mil réis, ou tão certo como eu estar aqui, seu marido há de ler as cartas.
[…]
 Juliana ia se exaltando com a mesma violência de sua voz. E as lembranças das fadigas, das humilhações, vinham atear-lhe a raiva, como achas numa fogueira.
                           QUEIRÓS, Eça de. O primo Basílio. São Paulo: Ática, 2015. p. 219-220

O trecho apresenta uma fala de Juliana, personagem que:

 

a) se diferencia de todos os outros personagens, pois é a única pessoa que tem boas intenções.
b) desafia o padrão maniqueísta em que se apresentam os demais personagens, já que, apesar de roubar Luísa, é muito generosa.
c) representa o ponto de vista das classes exploradas que procuram soluções individuais, e não coletivas, para se livrarem da opressão.
d) apresenta o ódio e a inveja como molas propulsoras da revolução social, já que ela defende os interesses de outras empregadas domésticas.
e) personifica a crítica às empregadas domésticas, vistas como seres inferiores e pérfidos, que se aproveitam da intimidade doméstica para destruir a vida dos patrões.


10. Sobre o conflito apresentado no diálogo transcrito, assinale a alternativa correta:

a) Juliana é forte propulsora do enredo do romance, já que é a partir do roubo das cartas que se estabelece o conflito principal da narrativa.
b) A partir deste diálogo, o conflito aumenta em uma tensão crescente que culmina no crime em que Luísa matará Juliana ao final do romance.
c) O diálogo revela a existência de um conflito doméstico que não apresenta qualquer relação com o contexto social da época.
d) O trecho apresenta o momento em que o conflito entre Luísa e Juliana começa, uma vez que, antes do roubo das cartas, elas eram amigas.
e) As reações de Luísa e Juliana revelam a empatia do autor com a primeira, representando-a como vítima das crueldades da empregada

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