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quinta-feira, 7 de outubro de 2021

QUESTÕES ROMANCE DE 30

 Obras literárias: A  bagaceira, Vidas Secas e São Bernardo

VÍDEOS DE APOIO






1.(L.P.T e Táticas)Observe a obra de arte Retirantes de Portinari e considerando o que você estudou sobre a obra A Bagaceira de José Américo de Almeida, destaque a alternativa correta sobre esse estudo comparativo.

    Cândido   Portinari   ,Retirantes ,1944

 

A)     Ambas retratam a tragédia humana causada por fatores climáticos, sociais e econômicos;

B)    Enquanto a obra Retirantes retrata somente a seca, A Bagaceira mostra a situação de opressão dos brejeiros;

C)    Tanto a obra Retirantes como A Bagaceira retratam a situação de miséria e exclusão causada exclusivamente pela seca;

D)    Tanto a obra Retirantes como A Bagaceira retratam apenas os sertanejos que vivem em situação de opressão nos antigos engenhos;

E)    Enquanto a obra Retirantes mostra a retirada dos sertanejos durante o período de seca, A Bagaceira mostra os privilégios dos brejeiros em relação aos sertanejos.


2.(L.P.Truques e Táticas) A Bagaceira, romance que inaugura a Segunda fase do Modernismo brasileirona prosa, está em sintonia com outras obras do mesmo período já que

A.     Denuncia as principais causas da situação de miséria, opressão e exclusão de grande parte da população;

B.     Mostra as condições do sertanejo que foge da seca sem lutar pela própria sobrevivência;

C.    Mostra o espaço natural afetado não só pelo período de seca como também pelas queimadas;

D.    Faz retomada do Romantismo ao mostrar o sertanejo e o seu local de sobrevivência;

E.     Prioriza a linguagem, o comportamento e o meio de sobrevivência do homem do sertão.

3.(L.P.Truques e Táticas) Na obra A Bagaceira de José Américo de Almeida, a principal causa da insensibilidade dos brejeiros em relação aos retirantes era

    A.  A relação de dependência e exploração em que eles, os brejeiros, viviam;

    B. A disputa pelo apoio do senhor de engenho, o senhor Dagoberto;

    C. As condições físicas precárias dos sertanejos nos períodos de retiradas;

    D. A disputa pelo espaço do engenho na região brejeira;

    E. O comportamento violento e desleal desses retirantes.

4.(L.P.Truques e Táticas) Leia o trecho abaixo.

         Era o êxodo da seca de 1898. Uma ressurreição de cemitérios antigos – esqueletos redivivos, com o aspecto terroso e o fedor das covas podres.

        Os fantasmas estropiados como que iam dançando, de tão trôpegos e trêmulos, num passo arrastado de quem leva as pernas, em vez de ser levado por elas.

          Nesse trecho, as metáforas contribuem para a descrição das condições físicas dos sertanejos. Destaque a alternativa que também apresenta essa figura de linguagem.

A.      Essa diversidade criava grupos sociais que acarretavam os conflitos de sentimentos.

B.     Limitavam-se a fitar os olhos terríveis nos seus ofensores. […]

C.    Não tinham pressa em chegar, porque não sabiam aonde iam.

D.    Expulsos do seu paraíso por espada de fogo

E.     A seca representava a valorização da safra.

5.(L.P.Truques e Táticas)  [...]”Ninguém pergunta a um retirante donde vem nem para onde vai, porque sabe que ele é um homem que foge do seu destino. Foge do fogo pra lama. ”Esse é um trecho da fala da personagem Valentim Pedreira sobre a vida dos sertanejos. Nesse momento ele faz referência à

A. A saída da fazenda do Bondó para o brejo;

B. A vida de miséria a que o sertanejo é submetido;

C. As retiradas no período de seca;

D. A falta de acolhimento no engenho;

E. A situação de opressão dos retirantes no sertão.

 

Trecho da obra Vidas Secas para as questões 6 e 7

O mulungu do bebedouro cobria-se de arribações. Mau sinal, provavelmente o sertão ia pegar fogo. Vinham em bandos, arranchavam-se nas árvores da beira do rio, descansavam, bebiam e, como em redor não havia comida, seguiam viagem para o Sul. O casal agoniado sonhava desgraças. O sol chupava os poços, e aquelas excomungadas levavam o resto da água, queriam matar o gado. (…) Alguns dias antes estava sossegado, preparando látegos, consertando cercas. De repente, um risco no céu, outros riscos, milhares de riscos juntos, nuvens, o medonho rumor de asas a anunciar destruição. Ele já andava meio desconfiado vendo as fontes minguarem. E olhava com desgosto a brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes. (…)

6. (L.P.T e Táticas) Nesse momento da narrativa

A) Fabiano e sua família enfrentam pela primeira vez a seca e precisam retirar-se

B) As arribações fazem parte apenas do passado de Fabiano apenas como um mal sinal que o faz lembrar da miséria e da seca

C) O ambiente estava seco porque havia arribações

D) O casal já sofria com os sinais que prenunciavam um longo período de seca

E) A família de Fabiano tinha esperanças de continuar na fazenda por tempo indeterminado.

 

7. (L.P.T e Táticas) A metáfora que sugere a seca encontra-se no seguinte trecho

A )O casal agoniado sonhava desgraças

B) Mau sinal, provavelmente o sertão ia pegar fogo.

C) Ele já andava meio desconfiado vendo as fontes minguarem

D) O mulungu do bebedouro cobria-se de arribações

E)Vinham em bandos, arranchavam-se nas árvores da beira do rio, descansavam, bebiam e, como em redor não havia comida, seguiam viagem para o Sul.


8.(L.P.T e Táticas) Leia o trecho abaixo.

 

 "Agora Fabiano conseguia arranjar as ideias. O que o segurava era a família. Vivia preso como um novilho amarrado ao mourão, suportando ferro quente. Se não fosse isso, um soldado amarelo não lhe pisava o pé não. (...) Tinha aqueles cambões pendurados ao pescoço. Deveria continuar a arrastá-los?."

(Graciliano Ramos. Vidas Secas. São Paulo: Martins, 23.ª ed., 1969, p. 75.)

O trecho acima revela que Fabiano

A)    Considera a família um fardo que o faz prisioneiro;

B)    Pensa na sua vida de miséria e tem consciência que é explorado. Isso o faz sentir-se preso;

C)    O ferro quente a que Fabiano faz referência é a seca;

D)    O soldado Amarelo é o único responsável pela situação de opressão em que vive Fabiano;

E)     Relembra o momento em que foi preso e usa a expressão isso o “como um novilho no mourão”


9.(L.P.T e Táticas) A zoomorfização e a antropomorfizarão estão presentes em vários trechos da obra Vidas Secas. No capítulo que tem como título Fabiano, em um momento da narrativa, ao pensar nas dificuldades que já havia vencido, esse personagem sente, ainda que por alguns segundos, orgulho de sua condição animalesca. O trecho que revela essa ideia é:


 A)    Montado, confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele.

B)    Estava escondido no mato como tatu.

C)    Vivia preso como um novilho amarrado ao mourão, suportando ferro quente.

D)    Você é um bicho, Fabiano.

E)     Ele, a mulher e os filhos tinham se habituado a à camarinha escura, pareciam ratos.


 10.(L.P.T e Táticas)Leia o trecho abaixo da obra São Bernardo de Graciliano Ramos.

  “A culpa foi minha, ou antes, a culpa foi desta vida agreste, que me deu uma alma agreste. ”

Nesse trecho o adjetivo agreste qualifica não só a vida, mas também a alma de Paulo Honório. Considerando essa afirmação, faça comentários sobre como esse adjetivo revela não só as reflexões desse personagem sobre Madalena, mas seus próprios dramas psicológicos e toda a sua trajetória no enredo da obra.

 

 

 

 

 


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