BEM-VINDOS AO BLOG DA PROFESSORA RONY FAIETH.


Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.
















sexta-feira, 8 de janeiro de 2016


CENTRO DE ENSINO AMADO JOAQUIM

PROFESSORA: RONY FAIETH F. PASSINHO

ALUNO:______________________________________

 

RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Mãos Dadas

Não serei o poeta de um mundo caduco.

 Também não cantarei o mundo futuro.

 Estou preso à vida e olho meus companheiros.

 Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.

 Entre eles, considero a enorme realidade.

 O presente é tão grande, não nos afastemos.

 Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

 

 Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,

 não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,

 não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,

 não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.

 O tempo é a minha matéria, do tempo presente, os homens presentes,

 a vida presente.

Carlos Drummond de Andrade

1.Comente sobre o poema acima relacionando-o a segunda fase de Drummond.

                                                                                                                                                                                   

 

2. São características da obra poética de Vinicius de Moraes, exceto:

a) Sua obra é comumente dividida em duas fases: a primeira é transcendental, resultante de sua fé cristã. A segunda é marcada pelos movimentos de aproximação do mundo material.

b) Além de ter demonstrado interesse pela poesia sensual, Vinicius demonstrou também interesse pela poesia social.

c) Na década de 60, afastou-se da Literatura e passou a dedicar-se à música, tornando-se o mais conhecido e amado poeta brasileiro.

d) Sua obra poética foi influenciada pelo Simbolismo. Destaca-se em seus poemas metáforas relacionadas ao mar.

3. Sobre Cecília Meireles a única opção INCORRETA é:

a. Destaca-se na temática social como Rachel de Queiroz e Graciliano Ramos.

b. Sua sensibilidade manifestava-se na valorização da intuição e da emoção como formas de interpretar o mundo

c.Há na produção de Cecília Meireles gosto pela musicalidade e por temas como a solidão e a brevidade da vida.

d.  Há inclinação para a estética neossimbolista perceptível através da utilização de elementos como mar, sonho, ondas, areias, águas, conferindo ao poema um caráter fluido e etéreo

4.Considere os enunciados sobre a obra Vidas Secas de Graciliano Ramos

I.                    A animalização das personagens se manifesta de diversas formas nesse romance: as crianças não chegam a ser nomeadas. (São referidas como menino mais velho e menino mais novo).

II.                  A questão central da obra está entre o indivíduo e a sociedade, atravessada também no espaço dominado pela seca que empurra as pessoas para uma condição de vida desumana.

III.               A obra retrata retirantes nordestinos que lutam para sobreviver em um ambiente seco.

IV.                O único problema enfrentado pelos personagens é a seca, responsável por toda a situação de miséria e opressão em que vive a família de Fabiano.

 Estão corretas:

a.       I , II e IV       b. II ,  III e IV          c. I, II e III            d. III e IV

5.(  ACAFE / SC) Sobre a obra Vidas secas, é correto afirmar que:

 a) a preocupação com o tom épico atenua o sentimento dramático da vida, habitualmente presente nos poemas do autor.

 b) apresenta temática indianista, a exemplo do que fizera Gonçalves Dias em Os timbiras e Canção do tamoio.

 c) as personagens humanas, em razão da seca, da fome, da miséria e das injustiças sociais, animalizam-se; em contrapartida, os bichos humanizam-se.

 d) Fabiano, no desfecho da obra, mostra-se um homem culto, resultado da sua convivência com Seu Tomás da Bolandeira

 

6.Sobre O Quinze de Rachel de Queiroz todas as opções estão corretas, exceto:

a.       Quinze é um romance regionalista de temática social. A história tem dois planos: a saga da família de Chico Bento (recheada de amarguras e desgraças) e a história de amor entre Vicente e Conceição.

b.       A autora situa a história do romance no Ceará de 1915. O fato histórico importante da época era a própria seca de 1915 (o que origina o título do livro).

c.        A obra enfatiza a fragilidade do sertanejo que diante das dificuldades resigna-se em sua condição de miséria.

d.       A obra mostra a tragédia humana desencadeada principalmente pela seca

7.Em relação a obra O Quinze de Rachel de Queiroz é correto afirmar que:

a.     A miséria transforma Chico Bento em um homem duro, incapaz de se sensibilizar com o sofrimento da própria família

b.     Conceição, moça romântica, luta pelo amor de Vicente sem preocupações com as diferencias que há entre eles.

c.     A seca, que é o tema da obra, é a principal causa da partida de Chico Bento e sua família do espaço onde eles viviam.

d.     Apesar das dificuldades que os personagens enfrentam, como a seca e fome, a obra mostra um final que se aproxima aos romances Da primeira metade do século XIX.

 

            Não será bom advogado, sem que estude muito. 
           Quanto mais se tem, mais se deseja. 
           Aproximei-me a fim de que pudesse ouvi-la    
          Cumprirei minhas tarefas mesmo que a oposição critique.
 

 8.  As orações em destaque denotam respectivamente circunstância de:

 a  .Explicação, concessão, proporção, finalidade    c. Condição, concessão, proporção, finalidade

 b.  Condição, proporção, finalidade, concessão       d  Condição, concessão, proporção, causa

 

9. Considere as conjunções em destaque nos períodos:

 I. Somente duas equipes se classificarão como prevê o regulamento.
II.Como havia faltado às aulas, não sabia que a prova fora adiada.
III. O arrogante gerente agia como se fosse o dono da empresa.
IV. Ele não será cobrado judicialmente, uma vez que pague a dívida.
V. Ele não será cobrado judicialmente, uma vez que pagou a dívida.

Elas se classificam, respectivamente, como:

a) causal, conformativa, comparativa, condicional, causal            c) conformativa. Causal, comparativa, condicional, causal

b. comparativa, conformativa, comparativa, condicional, causal   d. conformativa. Causal, comparativa, causal, condicional

 

 


10. No primeiro quadrinho a oração “para que possam ver minha vitória” expressa no período circunstância de:

a. consequência         b. finalidade        c. causa.        d. conformidade

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger