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sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

CENTRO DE ENSINO AMADO JOAQUIM- CEAJ
PROFESSORA: RONY FAIETH F. PASSINHO
ALUNOS: __________________ ________________________
                                  TESTE DE LITERATURA
NOTA

1.  A senhora tem um papel de superioridade diante daquele que a ama, o que impossibilita a realização amorosa. Essa característica pertence a:
a. (   ) cantigas de amor             b. (   ) cantigas de amigo
c. (   ) cantigas de escárnio        d. (   ) cantigas de maldizer
e. (   )novela de cavalaria

2. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do Trovadorismo em Portugal:
a. (   ) Durante o Trovadorismo, ocorreu a separação entre a poesia e a música.
b. (   ) Nas cantigas de amor há o reflexo do relacionamento entre senhor e vassalo na sociedade feudal: distância e extrema submissão.
c. (   ) Nas cantigas de amigo, o trovador (sempre um homem) escreve o poema assumindo o papel feminino.
d. (    ) Pertencem ao gênero satírico as cantigas de escárnio e de maldizer

e. (    ) Enquanto a cantiga de escárnio traz uma crítica mais sutil, a de maldizer apresenta palavras mais grosseiras

3.Sobre as cantigas trovadorescas todas estão corretas, exceto:
a.       Nas cantigas de amor o trovador canta esse sentimento como não correspondido pela mulher amada;
b.      As cantigas de escárnio ridicularizavam, de maneira sutil ou indireta, pessoas que faziam parte das cortes e das comunidades rurais;
c.       As cantigas de amigo a mulher se queixa da ausência de seu amado;
d.      Na cantiga de maldizer o homem canta com delicadeza a beleza feminina.

e.    A cantiga de amigo apresenta uma

4.  Todos são gêneros cultivados durante o Trovadorismo, exceto:
a. cantigas líricas 
b. novelas de cavalaria
c. sonetos
d. hagiografias
e. cantigas satíricas
                                  
5. (L.P.Truques e Táticas)Sobre o Humanismo, destaque a alternativa INCORRETA:
(A). As cidades passam gradativamente a substituir os feudos
(B) Surge uma nova classe social ligada ao comércio,  a burguesia.
(C) O princípio fundamental da existência de Deus como explicação para todas as coisas se fortalece
( D)A dependência da revelação divina divulgada e ensinada pela igreja dá lugar à racionalidade humana.

( E) O Humanismo é um período de transição entre a Idade Média e o Renascimento
6. (L.P.Truques e Táticas)Sobre Fernão Lopes está incorreta a opção:
a. foi o mais importante cronista(historiador) da época, tendo sido considerado o “Pai da História de Portugal”.
b. Foi também o 1º cronista que atribuiu ao povo um papel importante nas mudanças da história, essa importância era, anteriormente atribuída somente à nobreza.
c.. Buscava uma visão de conjunto da sociedade portuguesa, valorizando as massas populares, concebendo o povo como coagente das mudanças históricas.
d. Suas obras dão prioridade aos reis, exaltando-os, sendo considerada puramente regiocêntrica


e. Substitui a narração da fantasia historiográfica por um compromisso maior com a realidade


7. (L.P.Truques e Táticas)A Literatura Portuguesa durante o Humanismo pode ser percebida em três gêneros:
a. novela de cavalaria, crônicas e teatro
b. lírico, historiográfico e dramático
c. crônicas de viagem, cantigas e hagiografia
d. novelas de cavalaria, cantigas e teatro


e. poesia palaciana, cantigas e novelas de cavalaria
8. Sobre o teatro de Gil Vicente, todas estão corretas, excetos:
a. Mostra o ser humano  e seu comportamento em uma sociedade corrompida
b. revela a transição entre o pensamento medieval e o renascentista
c. Os autos de Gil Vicente são peças breves. A moral cristã como um instrumento para a crítica social.
d. Mostra os seres humanos e suas perfeições, já que são obras que valorizam a religiosidade, como O Auto da Barca do Inferno

e. Gil Vicente, de forma bem-humorada, faz crítica social tanto nos autos como nas farsas

9.(L.P.Truques e Táticas)Sobre a poesia do período humanista está correta a opção:
a.       Chama-se poesia palaciana e perde o acompanhamento musical
b.      Declamada para a classe menos favorecida da sociedade em uma linguagem simples e paralelística
c.       A poesia palaciana são todas escritas em redondilha menor
d.     A poesia palaciana foi substituída pelas cantigas trovadorescas

e.  A poesia desse período apresentava uma linguagem simples e popular

10. (L.P.Truques e Táticas)Em relação ao contexto histórico do Classicismo está INCORRETA a opção:
a. Predomina um sistema econômico,  político e social chamado Feudalismo
b. Houve crescimento dos fluxos comerciais e da burguesia
c. Além das três classes sociais clero, nobreza e povo, surge também a burguesia
d. Predomina a visão antropocêntrica de mundo

e. Houve o fortalecimento do Humanismo

11. (L.P.Truques e Táticas)Sobre o contexto cultural do Classicismo está correto o que se afirma em todas as opções, exceto:
a. O classicismo fez parte de um movimento cultural chamado Renascimento
b. A valorização do ser humano como agente do conhecimento  substitui a concepção teocêntrica.
C. Observa-se na prática artística a adoção da divisão social do trabalho.
d. A elaboração da arte era presidida pela Igreja Católica em uma perspectiva teocêntrica

e. O impulso dado à ciência refletiu-se no campo artístico em inovação técnica como a perspectiva, que possibilita a representação de objetos em três dimensões


12.(L.P.Truques e Táticas)Analise os enunciados abaixo a respeito da pintura renascentista:

I. Quase todos os pintores renascentistas produziam quadros que retratavam a Virgem Maria e o menino Jesus;
II. Os filósofos e deuses da mitologia grega também eram temas da pintura renascentista
III. Do ponto de vista da forma destaca-se o grande cuidado com o espaço de composição e com a perspectiva
IV. Além de servirem como adornos domésticos, as telas eram uma forma de lisonjear personalidades poderosas da época.

Estão corretas:

a.        I apenas 
b.        I e II apenas
c.      II e III apenas
d.       I, II e III apenas
e.      Todas estão correta

14. Leia o poema a seguir

       Amor é fogo que arde sem se ver;
é ferida que dói e não se sente;
é um contentamento descontente;
é dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
é solitário andar por entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Luís de Camões



(L.P.Truques e Táticas)Os versos do poema acima que apresentam metáfora e paradoxo, respectivamente, são:

a.      é nunca contentar-se de contente;
é cuidar que se ganha em se perder;

b.      Amor é fogo que arde sem se ver;
é ferida que dói e não se sente;

c.      É um não querer mais que bem querer;
é solitário andar por entre a gente

d.     É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor

e.      Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade

15.(L.P.Truques e Táticas)Quanto a análise do poema acima não é correto afirmar que

a.    Quanto à métrica do poema “Amor é fogo que arde sem se ver”, este é decassílabo, ou seja, possui dez sílabas métricas

b.   A estrutura de rimas também é clássica, seguindo a norma ABBA, ABBA, CDC, DCD.

c.    O poeta faz um questionamento universal e não fecha a discussão, mostrando a impossibilidade de definir o amor sob um único ponto de vista.

d.   O poema foi escrito em redondilha maior, considerada durante o classicismo como medida velha

e.    As contradições do amor  são apresentadas no poema através de paradoxos

16.(L.P.Truques e Táticas)Leia o poema a seguir

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.


Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E enfim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.

                                Luís Vaz de Camões


De acordo com o texto acima, as mudanças ocorrem sempre, porém nem sempre como o eu lírico gostaria, causando assim um certo pessimismo. Essa ideia pode ser exemplificada pelo versos

a.      O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
b.     
      Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;

c.      Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades

d.     Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.


e.      Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;



17(L.P.Truques e Táticas) No poema, o eu lírico tem consciência da mutabilidade do mundo, um dos temas que se destaca na poética camoniana.  Na terceira estrofe, o responsável pela mudança  é

a. o verde manto

b.  o tempo

c.  a neve fria

d.   o chão

e. o choro

18(UNISA) A obra épica de Camões, Os Lusíadas, é composta de cinco partes, na seguinte ordem:

a) Narração, Invocação, Proposição, Epílogo e Dedicatória.
b) Invocação, Narração, Proposição, Dedicatória e Epílogo.
c) Proposição, Invocação, Dedicatória, Narração e Epílogo.
d) Proposição, Dedicatória, Invocação, Epílogo e Narração.
e) Proposição, Dedicatória, Invocação Narração e Epílogo.




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