BEM-VINDOS AO BLOG DA PROFESSORA RONY FAIETH.


Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.
















sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

orações subodinadas adverbiais, orações coordenadas e pontuação


CENTRO DE ENSINO AMADO JOAQUIM
PROFESSORA: RONY FAIETH F. PASSINHO
ALUNO (a): ___________________________________
TESTE DE LÍNGUA PORTUGUESA
O problema ecológico
Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.
Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado).
1) Segundo o Texto, o cientista americano está preocupado com:


(A) a vida neste planeta.
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) os seres de outro planeta.



2)Da maneira como o assunto é tratado no Texto, é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:


(A) a destruição é inevitável.
(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) os recursos para mantê-lo não são suficientes



3) Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente.
a. A oração em destaque mostra a causa dos habitantes da terra não serem considerados inteligentes;
b. Explica por que os terráqueos  não são inteligentes;
c. explicita uma condição “para que os terráqueos sejam considerados “ como civilização não inteligente pelos tripulantes;
d. Mostra a consequência da falta de inteligência dos habitantes da terra.
4)Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência.
Entre as orações que compõem o período acima, há uma relação de :


a.       causa
b.       Concessão
c.       Adição
d.       Consequência


QUESTÃO 05


Enquanto houver razões eu não vou desistir
Se for pra eu chorar, quero chorar por ti,
Porque não te esqueço.
Vou te esperar passe o tempo que for,
Deixe bem guardado esse nosso amor
Sei que eu te mereço..

Eu vou deixar você voar
Bater as suas asas pra longe de mim
Mas só pra ver você voltar,
E toda arrependida me dizer
Amor te quero sim...



Eu vou deixar você voar/ Bater as suas asas pra longe de mim. Entre os dois versos há relação semântica de:


a.       adversidade
b.       explicação
c.       alternância
d.       adição


QUESTÃO 06
Deixe bem guardado esse nosso amor. Sei que eu te mereço. A conjunção que substitui o ponto sem alteração semântica é:


a.       logo
b.       pois
c.       e
d.       mas


07. Considere estes dois períodos:
I. Nas provas, os professores propunham questões tão difíceis que os alunos mais fracos pediam transferência para outras escolas.
II. . Nas provas, os professores propunham questões tão difíceis para que os alunos mais fracos pedissem transferência para outras escolas.
      a. Em qual dos dois períodos fica evidente a intenção do professor de provocar a saída dos alunos mais fracos? Explique.
 
      b. Como se classificam as subordinadas adverbiais nos dois períodos?
Leia a tira para responder as questões a seguir.

08. No último quadrinho,já que pode ser substituído sem prejuízo de correção gramatical nem de sentido, por :


a.    visto que
b.    mesmo que
c.    de modo que
d.    se


09.As vírgulas no 2º quadrinho foram usadas para:                                


a.       Marcar enumeração
b.       Separar expressões explicativas
c.       Separar orações subordinadas
d.       Separar orações coordenadas sindéticas


 10.Observando a pontuação do último quadrinho, conclui-se que:
I.        Há erro de pontuação
II.      O uso da vírgula depois da primeira oração é obrigatório
III.    O uso da vírgula depois da primeira oração é optativo
Está correta a o que se afirma em:


a.       I apenas

b.       I e II

c.       II apenas

d.       III apenas

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger