" Até onde posso vou deixando o melhor de mim...
Se alguém não viu...
Não me sentiu com o coração."
Clarice Lispector





Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.

















domingo, 9 de março de 2014

PLANO DE AULA - LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO, 3º ANO



                                                                              2º PERÍODO    
O QUE SE ESPERA
AO FINAL DA ETAPA     
O QUE DEVERÁ SER APRENDIDO
O QUE DEVERÁ SER ENSINADO
COMO DEVERÁ SER ENSINADO
O QUE DEVERÁ SER AVALIADO
  Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade;
  

 


Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

Identificar os diferentes termos de uma oração e reconhecer a função sintática que desempenham no contexto em que estão inseridos

LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO

Período composto por subordinação: orações adverbiais;
Período composto por coordenação
Orações coordenadas;
Pontuação

Leitura e análise de textos selecionados;



                          
      Participação durante o estudo e análise;
     Domínio de conteúdo e postura no produto do conhecimento construído;
       Capacidade de compreender, produzir e exemplificar com clareza e segurança;

Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens relacionando textos com seus contextos mediante a natureza, função e organização e estrutura das manifestações de acordo com as condições de produção e recepção;





Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando
aspectos do contexto histórico, social e político;

Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional


LITERATURA
O Nordeste no Romance de Trinta: Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Jorge Amado;
O sul no romance de 30: Érico Veríssimo e Dionélio Machado;


Exibição de filmes baseados nas obras literárias da geração de 30;
Trabalhar o

Romance de 30 através do projeto

  Nordeste: palavra, imagem e som;
  Pesquisa e montagem de uma mostra sobre a cultura do nordeste brasileiro

Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público.


PRODUÇÃO TEXTUAL
O texto argumentativo: a seleção de argumentos

Leitura e análise de textos dissertativo-argumentativo;
Produção textual

 



                                             


Nenhum comentário:

Postar um comentário