BEM-VINDOS AO BLOG DA PROFESSORA RONY FAIETH.


Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.
















domingo, 9 de março de 2014

Plano de aula-Língua Portuguesa para o Ensino Médio



CENTRO DE ENSINO AMADO JOAQUIM
PLANO DE CURSO  3º ANO ENSINO MÉDIO
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
1º PERÍODO                                     
O QUE SE ESPERA
AO FINAL DA ETAPA      
O QUE DEVERÁ SER APRENDIDO
O QUE DEVERÁ SER ENSINADO
COMO DEVERÁ SER ENSINADO
O QUE DEVERÁ SER AVALIADO
ü  Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade;
ü   

ü  Reconhecer, em diferentes textos, a função do pronome relativo e das orações subordinadas adjetivas na construção do texto;
LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO
·         Orações substantivas
·         Orações adjetivas

Leitura e análise de textos selecionados;

PP   Participação durante o estudo e análise;
    Domínio de conteúdo e postura no produto do conhecimento construído;
     Capacidade de compreender, produzir e exemplificar com clareza e segurança;

Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens relacionando textos com seus contextos mediante a natureza, função e organização e estrutura das manifestações de acordo com as condições de produção e recepção;

Reconhecer a importância da arte literária no universo das manifestações artísticas;
Compreender a importância da literatura como manifestação individual do homem no seu tempo e espaço;
Identificar traços dos movimentos da vanguarda europeia em obras do Modernismo brasileiro

LITERATURA
·         Pré-Modernismo no Brasil
·         A linguagem do Modernismo
·         Vanguardas Europeias
·         A primeira fase do Modernismo: Os Andrades, Manuel Bandeira e Alcântara Machado
·         A Literatura portuguesa no século XX: Fernando Pessoa e heterônimos

Análise de obras literárias dos principais autores do Pré-Modernismo e do Modernismo;
Exibição de obras de arte dos movimentos de Vanguarda e do Modernismo através do projetor de imagem;
Montagem de painéis;
Exibição de filmes;
Seminários
Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público;

PRODUÇÃO TEXTUAL
O texto argumentativo: a seleção de argumentos

Leitura e análise de textos dissertativo-argumentativo;
Produção textual
TEMA: Direitos sociais, políticos e  fiscal  - IPTU e IPVA

 


           


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger