BEM-VINDOS AO BLOG DA PROFESSORA RONY FAIETH.


Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.
















quarta-feira, 18 de maio de 2011

ROMANTISMO-EXERÍCIO


Canção do exílioOswald de Andrade


Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar –sozinho, à noite–

Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu'inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá.






Canto de regresso à pátria

Minha terra tem palmares

Onde gorjeia o mar

Os passarinhos daqui

Não cantam como os de lá



Minha terra tem mais rosas

E quase que mais amores

Minha terra tem mais ouro

Minha terra tem mais terra



Ouro terra amor e rosas

Eu quero tudo de lá

Não permita Deus que eu morra

Sem que volte para lá



Não permita Deus que eu morra

Sem que volte pra São Paulo

Sem que veja a Rua 15

E o progresso de São Paulo

1.( ENEM) Os textos I e II, escritos em contextos diferentes, enfocam o mesmo motivo poético: a paisagem brasileira. Analisando-os, conclui-se que:

a. O ufanismo, a atitude de quem se orgulha excessivamente do país em que nasceu é o tom de que se revestem os dois textos.

b. A exaltação da natureza é a principal característica do texto II.

c. O texto II aborda o tema da nação, como o texto I, mas sem perder a visão crítica da realidade brasileira.

d. Ambos os textos apresentam ironicamente a realidade brasileira.

2. (FEI-SP) Em O Guarani, o autor procura valorizar as origens do povo brasileiro e transformar certos personagens em heróis, com traços do caráter do “bom selvagem”: pureza, valentia e brio. Essa tendência é típica do:

a)romance urbano                 d) poemas épicos

b)romance regionalista          e) poemas históricos

c)romance indianista

3.Qual a alternativa que apresenta grupos de classificação dos romances alencarianos?

a.Urbanos, indianistas, históricos e regionalistas

b. urbanos, indianistas, históricos e psicológicos

c.urbanos, indianistas, psicológicos e satíricos

d. urbanos, históricos, psicológicos e trágicos

4. Leia trecho de Senhora, de José de Alencar.

Convencida de que todos os seus inúmeros apaixonados, sem exceção de um, a pretendiam unicamente pela riqueza, Aurélia reagia contra essa afronta, aplicando a esses indivíduos o mesmo estalão.

Assim, costumava ela indicar o merecimento relativo de cada um dos pretendentes, dando-lhes certo valor monetário. Em linguagem

financeira, Aurélia contava os seus adoradores pelo preço que razoavelmente poderiam obter no mercado matrimonial.

O texto, que tem como tema o casamento como _______, é exemplo de romance _______, da literatura _______ brasileira.

Os espaços da frase devem ser preenchidos, respectivamente, com:

a) instituição inabalável ... psicológico ... moderna

b) realização amorosa plena ... folhetinesco ... pré-moderna

c) instituição social em decadência ... regional ... realista

d) jogo de interesses ... intimista ... naturalista

e) forma de ascensão social ... urbano ... romântica



2 comentários:

  1. Olá! Estava fazendo os exercícios que vc postou e gostaria de saber pq na 1ª questão a resposta é a letra c, pois não consegui ver visão crítica da realidade brasileira no texto 2.Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita.

    No texto 2, o autor é modernista, pois não tem uma visão idealizadora como os autores do Romantismo. Enquanto o primeiro mostra um cenário perfeito, o segundo faz referência a um problema social, a escravidão no Brasil, como se observa no verso" minha terra tem palmares"( referência a quilombo dos palmares)

    ResponderExcluir

Powered By Blogger