BEM-VINDOS AO BLOG DA PROFESSORA RONY FAIETH.


Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.
















sábado, 2 de abril de 2011

EXERCÍCIO SOBRE FIGURAS DE LINGUAGEM

Luz Dos Olhos
Cássia Eller

Ponho os meus olhos em você se você está
Dona dos meus olhos é você, avião no ar
Um dia pra esses olhos sem te ver é como o chão do mar
Liga o rádio a pilha e a TV só pra você escutar...
A nova música que eu fiz agora
Lá fora a rua vazia chora
Os meus olhos vidram ao te ver, são dois fãs, um par
Pus nos olhos vidros pra poder melhor te enxergar
Luz dos olhos, para anoitecer é só você se afastar
Pinta os lábios para escrever a tua boca em minha...
Que a nossa música eu fiz agora
Lá fora a Lua irradia a glória

1.As figuras de linguagem predominantes no trecho acima são:
a.Métafora,comparação e pleonasmo
b.Antítese, metáfora e aliteração

c.Metáfora,comparação e prosopopeia

d.Metonímia, comparação e aliteração

2. Identifique as figuras de linguagem nos trechoa a seguir:
a. O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada. (Carlos Drummond de Andrade)
R: metonímia

b. Não digas onde acaba o dia.
Onde começa a noite.
Não fales palavras vãs.
As palavras do mundo.
Não digas onde começa a Terra,
Onde termina o céu
Não digas até onde és tu.
Não digas desde onde és Deus. ( Cecília Meireles)
R: antítese( noite e dia,céu e terra)

c. Colar de Carolina
Com seu colar de coral
Carolina
corre por entre as colunas
da colina.
O colar de Carolina
colore o colo de cal
torna corada a menina.
R: aliteração(repetição do fonema consonantal)

d.Meu último amor eterno
acabou ontem
Que sofrimento de cão!
Depois de tanta paquera,
beijo e abraço,
carinho e amasso,
carta e até presente...
polissídeto e metáfora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger