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domingo, 12 de dezembro de 2021

ATIVIDADE TEXTO DISSERTATIVO -ARGUMENTATIVO

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL – TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

TEMA: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”/ ENEM 2020

Redação nota 1.000 de Aécio Fernandes, RN

        Manoel de Barros, grande poeta pós-modernista, desenvolveu em suas obras uma “teologia do traste”, cuja principal característica reside em dar valor às situações frequentemente esquecidas ou ignoradas. Segundo a lógica barrosiana, faz-se preciso, portanto, valorizar também a problemática das doenças mentais no Brasil, ainda que elas sejam estigmatizadas por parte da sociedade. Nesse sentido, a fim de mitigar os males relativos a essa temática, é importante analisar a negligência estatal e a educação brasileira.

         Primordialmente, é necessário destacar a forma como parte do Estado costuma lidar com a saúde mental no Brasil. Isso porque, como afirmou Gilberto Dimenstein, em sua obra “Cidadão de Papel”, a legislação brasileira é ineficaz, visto que, embora aparente ser completa na teoria, muitas vezes, não se concretiza na prática. Prova disso é a escassez de políticas públicas satisfatórias voltadas para a aplicação do artigo 6 da “Constituição Cidadã”, que garante, entre tantos direitos, a saúde. Isso é perceptível seja pela pequena campanha de conscientização acerca da necessidade a saúde mental, seja pelo pouco espaço destinado ao tratamento das doenças mentais nos hospitais. Assim, infere-se que nem mesmo o princípio jurídico foi capaz de garantir o combate ao estigma relativo a doenças psíquicas.

        Outrossim, é igualmente preciso apontar a educação, nos moldes predominantes no Brasil, como outro fator que contribui para a manutenção do preconceito contra as doenças psiquiátricas. Para entender tal apontamento, é justo relembrar a obra "Pedagogia da Autonomia", do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, na medida em que ela destaca a importância das escolas em fomentar não só o conhecimento técnico-científico, mas também habilidades socioemocionais, como respeito e empatia. Sob essa ótica, pode-se afirmar que a maioria das instituições de ensino brasileiras, uma vez que são conteudistas, não contribuem no combate ao estigma relativo às doenças mentais e, portanto, não formam indivíduos da forma como Freire idealiza.

         Frente a tal problemática, faz-se urgente, pois, que o Ministério Público, cujo dever, de acordo com o artigo 127 da "Constituição Cidadã", é garantir a ordem jurídica e a defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis, cobre do Estado ações concretas a fim de combater o preconceito às doenças mentais. Entre essas ações, deve-se incluir parcerias com as plataformas midiáticas, nas quais propagandas de apelo emocional, mediante depoimentos de pessoas que sofrem esse estigma, deverão conscientizar a população acerca da importância do respeito e da saúde mental. Ademais, é preciso haver mudanças escolares, baseadas no fomento à empatia, por meio de debates sobre temas socioemocionais.

 

1.(L.P.Truques e Táticas) No primeiro parágrafo do texto, o autor, além de apresentar o tema, apresentou também a tese. Essa ideia defendida nos parágrafos 1 e 2 está parafraseada em uma das opções abaixo. Destaque-a.

A)    Manoel de Barros, em sua literatura, dá prioridade a situações esquecidas e ignoradas pela sociedade;

B)    Segundo Manoel de Barros, é necessário olhar para as classes marginalizadas;

C)    As doenças mentais, segundo a literatura de Manoel de Barros, são estigmatizadas por parte da sociedade;

D)   É responsabilidade do Estado buscar soluções para o estigma das doenças mentais na sociedade;

E)    Faz-se necessário analisar tanto a negligencia do Estado, como da educação brasileira, afim de que os males relativos ao estigma associado às doenças mentais sejam mitigados.

2. .(L.P.Truques e Táticas) Cada um dos parágrafos de desenvolvimento (D1 e D2) apresentam uma ideia central. Identifique a alternativa em que elas aparecem na ordem em são apresentados no texto.

A) (...) é necessário destacar a forma como parte do Estado costuma lidar com a saúde mental no Brasil/...é igualmente preciso apontar a educação, nos moldes predominantes no Brasil, como outro fator que contribui para a manutenção do preconceito contra as doenças psiquiátricas.

B) como afirmou Gilberto Dimenstein, em sua obra “Cidadão de Papel”, a legislação brasileira é ineficaz, visto que, embora aparente ser completa na teoria, muitas vezes, não se concretiza na prática/ Para entender tal apontamento, é justo relembrar a obra "Pedagogia da Autonomia”(...)

C) Prova disso é a escassez de políticas públicas satisfatórias voltadas para a aplicação do artigo 6 da “Constituição Cidadã”, que garante, entre tantos direitos, a saúde/ (...) na medida em que ela destaca a importância das escolas em fomentar não só o conhecimento técnico-científico, mas também habilidades socioemocionais, como respeito e empatia.

D) (...) é perceptível seja pela pequena campanha de conscientização acerca da necessidade a saúde mental, seja pelo pouco espaço destinado ao tratamento das doenças mentais nos hospitais/ ...pode-se afirmar que a maioria das instituições de ensino brasileiras, uma vez que são conteudistas, não contribuem no combate ao estigma relativo às doenças mentais...

E) (...) infere-se que nem mesmo o princípio jurídico foi capaz de garantir o combate ao estigma relativo a doenças psíquicas/(...) portanto, não formam indivíduos da forma como Freire idealiza.

 

3 .(L.P.Truques e Táticas) Considerando a estrutura considerada correta do texto dissertativo-argumentativo e observando como exemplo o texto acima de Aécio Fernandes, é INCORRETO afirmar que

A) Tanto o D1, como o D2 apresentam tópico frasal, desenvolvimento e conclusão;

B) há, em cada um dos parágrafos de desenvolvimento, elementos de coesão para fazer a introdução, a retomada de ideias e a conclusão;

C) o segundo parágrafo de desenvolvimento (D2), embora tenha apresentado ideias secundárias para desenvolver o tópico frasal, não apresentou uma conclusão;

D) Cada parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve apresentar a mesma estrutura do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão;

E) No parágrafo de conclusão o autor sintetiza as principais ideias apresentadas no desenvolvimento e apresenta uma proposta de intervenção.

 

4).(L.P.Truques e Táticas) no segundo parágrafo de desenvolvimento, no trecho mas também habilidades socioemocionais, como respeito e empatia,”  o elemento de coesão traz uma ideia de

 

A)  adição

B)  oposição

C)  conclusão

D) explicação

E)  concessão

5 .(L.P.Truques e Táticas) A competência 2 da redação do ENEM avalia também o repertório sociocultural do candidato.  No texto em estudo, além do respeito à estrutura do texto dissertativo-argumentativo, o autor mostra ainda um amplo conhecimento do tema. Nesse sentido convém afirmar que

A)    o autor usa várias estratégias argumentativas para sustentar sua tese, no último parágrafo, como é a conclusão, apenas apresenta a proposta de intervenção  sem fazer referência a tese;

B)    o amplo repertório sociocultural do autor fica evidente desde a introdução do texto;

C)    a obra Pedagogia da Autonomia foi usada como estratégia argumentativa para validar a ideia de negligencia do Estado;

D)   Embora a introdução esteja bem construída, não faz referência as palavras chaves presentes no tema;

E)    Cita a obra “Cidadão de Papel” de Gilberto Dimenstein para reafirmar a tese de que a precariedade na educação é o principal fator responsável pelo preconceito contra pessoas com algum tipo de doença mental.

6.(L.P.Truques e Táticas)A proposta de intervenção  da redação do ENEM deve ser detalhada e propor ações concretas e consistentes.  Explique como o autor do texto fez o detalhamento da proposta de intervenção.

 

 

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