BEM-VINDOS AO BLOG DA PROFESSORA RONY FAIETH.


Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.
















sexta-feira, 25 de junho de 2021

PLANO PARA AULA REMOTA SOBRE VANGUARDAS EUROPEIAS E MODERNISMO EM PORTUGAL

 

                                   PLANO DE ATIVIDADE DOCENTE

           

 

ESCOLA:    

DOCENTE:    

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUSA   

CARGA HORÁRIA: 20 horas      SÉRIE: 3ª

DATA:

PLANO MENSAL /2º PERÍODO

DURAÇÃO DA AULA: 4 aulas semanais                                            

JUSTIFICATIVA

        O ensino remoto, neste momento de pandemia, é uma forma de perseverar não só a saúde daqueles que fazem parte da comunidade escolar, como também de toda a sociedade.  Dessa forma, a escola deve buscar meios de cuidar do bem-estar e da aprendizagem de cada aluno, a fim de evitar grandes perdas durante o período de suspensão das aulas presenciais.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

o   Aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.

o   Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.

o   Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário;

o   Compreender as relações entre a realidade política e social portuguesa do início do século XX e as novas expressões artísticas associadas ao Modernismo;

o   Compreender os principais aspectos da produção literária de Fernando Pessoa; considerando a poesia ortônima do autor e o estilo de seus principais heterônimos;

o   Identificar uma oração subordinada substantiva, reconhecendo a sua função sintática.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

o   PRÉ-MODERNISMO-REVISÃO

o   VANGUARDAS EUROPEIAS: FUTURISMO, CUBISMO, EXPRESSIONISMO, DADAISMO E SURREALISMO

o   MODERNISMO EM PORTUGAL -CONTEXTO

o   PRODUÇÃO LITERÁRIA DE FERNANDO PESSOA ORTÔNIMO

o   HETERÔNIMOS: ALBERTO CAEIRO, RICARDO REIS, ÁLVARO DE CAMPOS

o   PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES SUBSTANTIVAS

METODOLOGIA

PRIMEIRA SEMANA 01/06 a 04/06:

Exibição de vídeos e Slides sobre os conteúdos selecionados para serem exibidos pelo google Meet, Classroom e WhatsApp, a partir destes meios os alunos têm oportunidades de fazer perguntas ao professor ou trocar informações com os colegas de turma;

Informar aos alunos os capítulos do livro didático onde eles deverão estudar os conteúdos   contemplados no planejamento;

SEGUNDA SEMANA 07/06 a 11/06:

Exibição de vídeos e Slides sobre os conteúdos selecionados para serem exibidos pelo google Meet, Classroom e WhatsApp, a partir deste meio os alunos têm oportunidades de fazer perguntas ao professor ou trocar informações com os colegas de turma;

Informar aos alunos os capítulos do livro didático onde eles deverão estudar os conteúdos contemplados no planejamento;

TERCEIRA SEMANA 14/05 a 18/05:

Resolver as atividades do livro didático e atividades objetivas através de formulário do google referente aos conteúdos selecionados; Tira-dúvidas através do WhatsApp ou pelo Meet.

QUARTA SEMANA 21/06 a 25/06:

 Tira-dúvidas através do WhatsApp ou pelo Meet.

  Revisão das aulas.

QUINTA SEMANA 28/06 a 30/06:

                    Atividade de reposição

Cada aluno deve receber a atividade referente ao conteúdo, seja pela sala virtual, WhatsApp ou impressa; responder e entregar ao professor na data determinada.

 Feedback das atividades respondidas pelos alunos.

FORMA DE ACOMPANHAMENTO

o   Os alunos são acompanhados diariamente através do google classroom e dos grupos de WhatsApp;

o   Auxiliar os alunos durante ou após a exibição dos vídeos e participar do debate quando necessário, orientando a discussão;

o   Esclarecer possíveis dúvidas sobre testes e conteúdos, tanto os apresentados nos vídeos como os disponíveis no livro didático.

o    Devolver as atividades aos alunos adicionando feedbacks as questões que não foram respondidas corretamente.

MATERIAIS DIDÁTICOS                                                      

o   MATERIAIS EM PDF

o   LIVRO DIDÁTICO

o   VIDEOAULAS     

 

INSTRUMENTOS AVALIATIVOS

 

o   ATIVIDADE COM TESTE ATRAVÉS DO GOOGLE CLASSROOM;

o   INTERAÇÃO ATRAVÉS DO GOOGLE CLASSROOM E DO WHATSAPP;

o   ATIVIDADES IMPRESSAS E DO LIVRO DIDÁTICO.

FONTES E REFERÊNCIAS

Livro didático Ser Protagonista

Links das aulas sobre os conteúdos deste plano:

https://www.youtube.com/watch?v=Y0PrOckjjF8

https://www.youtube.com/watch?v=3Gbi_4fNC1I

https://www.youtube.com/watch?v=8LaI50Y7BpE&t=7s

https://www.youtube.com/watch?v=KXga5t4oC1Y

https://www.youtube.com/watch?v=NzaKa8AuOeQ

https://www.youtube.com/watch?v=L-rmB4bya5E

https://www.youtube.com/watch?v=6VRE6kGv3Zg

https://www.youtube.com/watch?v=H6yZ1Uf7OYU

https://www.youtube.com/watch?v=T2kESrq5sak

https://www.youtube.com/watch?v=80vQ-hzHtTw

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger