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sábado, 23 de novembro de 2019



1.(L.P. Truques e Táticas)Um dos heterônimos de Fernando Pessoa é um poeta clássico , de serenidade epicurista , que aceita de forma racional a fugacidade de todas as coisas, pois sente que é preciso viver em conformidade com as leis do destino. Esse comentário dialoga com o quadrinho acima e nos remete a poética de
a.    Álvaro de Campos
b.    Ricardo Reis
c.     Alberto Caieiro
d.    Mário de Sá Carneiro
e.    Bernardo Soares
2.(L.P. Truques e Táticas) Leia os textos abaixo
TEXTO I

TEXTO II
[...]
Creio no Mundo como num malmequer,
Porque o vejo. Mas não penso nele
Porque pensar é não compreender...
O Mundo não se fez para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo…

Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
[...]
Analisando o texto I  e II, é possivel inferir que os versos contrastam com a ideia principal da tira. Isso mostra  a importãncia do ver sem estar a pensar, temática principal na produção de um dos heteronimos de Fernando Pessoa que recebeu o nome de
a.    Álvaro de Campos
b.    Ricardo Reis
c.     Alberto Caieiro
d.    Mário de Sá Carneiro
e.    Bernardo Soares

3.(L.P. Truques e Táticas)) Leia o texto abaixo
Louco, sim, louco, porque quiz grandeza
Qual a Sorte a não dá.
Não coube em mim minha certeza;:
Porisso onde o areal está
Ficou meu ser que houve, não o que ha.

Minha loucura, outros que me a tomem
Com o que nella ia.
Sem a loucura o que é o homem
Mais que a besta sadia,
Cadaver addiado que
procria?
Fernando Pessoa
Nesse poema é correto afirmar que:

a.  É o louvor a loucura que distingue o homem do animal e o faz ir em frente na busca da realização do sonho, haja o que houver.
b.  É a loucura que arrasta o homem para o fracasso, ideia clara na expressão “Ficou meu ser que houve”
c.  Está subtendido no verso «Ficou meu ser que houve, não o que há», que o sujeito lírico faz referência aos seus sonhos interrompidos no areal.
d.   Está claro que o sujeito lírico se assume como um ser ousado que busca grandezas, mas sugere cautela usando a expressão ” cadáver adiado”
e.   O eu lírico, de forma pessimista, alerta para os perigos que ambição pode trazer ao homem.

4(L.P. Truques e Táticas) Leia a primeira estrofe do poema Isto de Fernando Pessoa.
Isto
Dizem que finjo ou minto
Tudo que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.
[...]
Fernando Pessoa
Na estrofe acima, percebe-se o uso de umas das tendências usadas na lírica de Fernando Pessoa conhecida como:
(A)   Emocionalismo
(B)   Interseccionismo
(C)   Orfismo
(D)   Sensacionismo
(E)    Saudosismo
5(L.P. Truques e Táticas). Os versos a seguir foram escritos pelo poeta latino Horácio

Não indagues, Leucónoe, ímpio é saber,
a duração da vida
que os deuses decidiram conceder-nos,
[...]
Enquanto conversamos,
foge o tempo invejoso.
Desfruta o dia de hoje, acreditando
o mínimo possível no amanhã.
HORÁCIO. Poesia grega e Latina

Os versos acima apresentam uma temática que também é valorizada por um dos heterônimos de Fernando Pessoa. Trata-se:
(A)   Da brevidade da vida abordada por Alberto Caeiro.
(B)   Do Carpe Diem na poética de Ricardo Reis.
(C)   Do bucolismo em Ricardo Reis
(D)   Do Sensacionismo valorizado por Álvaro de Campos
(E)   Do pessimismo em Álvaro de Campos
6( L.P.Truques e Táticas) O poema abaixo mostra características temáticas de um dos heterônimos de Fernando Pessoa
À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica
Tenho febre e escrevo.
Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,
Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos.
[...]
É possível identificar nos versos acima:
(A)   A desilusão de Álvaro de Campos com a modernidade
(B)   A euforia de Alberto Caeiro
(C)  O decadentismo de Ricardo Reis
(D)  O futurismo de Álvaro de campos
(E)   O saudosismo Ricardo Reis

7.Um caracteriza-se pela valorização do inconsciente, do sonho, em sintonia com a psicanálise de Freud, o outro pela destruição total da arte, propondo a antiarte, assim qualquer objeto retirado de seu uso convencional pode ser admirado também como obra de arte. Os movimentos em questão são respectivamente
(A)     Cubismo e Expressionismo
(B)     Expressionismo e Dadaísmo
(C)     Surrealismo e Dadaísmo
(D)     Expressionismo e Futurismo
(E)     Expressionismo e Surrealismo

A exaltação da máquina e da "beleza da velocidade", associada ao elogio da técnica e da ciência, tornam-se emblemática da nova atitude estética e política. Essa temática é defendida na pintura e na literatura pelo seguinte movimento de vanguarda.
(A)       Cubismo
(B)       Futurismo
(C)       Surrealismo
(D)       Dadaísmo
(E)       Expressionismo

Questão 09
Poética
Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e manifestações de apreço ao Sr. diretor
Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo
Abaixo os puristas
...
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
— Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
BANDEIRA, M. In: MORICONI, I. (Org.).
O poema é representativo da estética modernista brasileira, produzido numa época em que os poetas procuravam libertar-se das influências de estéticas anteriores.
Faça uma análise interpretativa daquilo que o sujeito poético
• rejeita em sua poesia;

• considera como “lirismo de libertação”



10(P. Truques e Táticas) A semana de Arte moderna marca didaticamente o início do Modernismo brasileiro. Esse Movimento em sua primeira fase propôs:
(A)  A retomada de elementos dos estilos de época anteriores, como a visão idealizada do cenário brasileiro
(B)  A retomada do indianismo visto no Romantismo, como se observa em Macunaíma
(C)  A valorização do cotidiano e dos elementos da cultura popular
(D) A produção de uma arte brasileira afinada com as tendências vanguardistas europeias, eliminando referências nacionais
( E)  A produção de uma arte brasileira em harmonia como Parnasianismo , eliminando referências nacionais
11(L.P. Truques e Táticas) Entre os autores da primeira fase do Modernismo é correto afirmar que:
     (A). Todos tinham um projeto de reconstrução da arte brasileira
     (B).  Repudiavam a arte europeia por considerá-la conservadora
     (C). Apropriaram- se de temas tradicionais como a idealização do índio
     (D).  O que os unia era o desejo de ruptura, a quebra com o tradicional
     (E). Viam a natureza como um lugar perfeito, longe das agitações dos grandes centros

12. (L.P. Truques e Táticas) A obra Macunaíma de Mário de Andrade exemplifica a primeira fase do   Modernismo visto que:
(A). Apresenta estrutura linear e valoriza elementos da cultura brasileira
(B) Narra de forma realista e verossímil a vida de um personagem que simboliza uma nação.
(C) .Não há nessa obra qualquer influência das vanguardas europeias, já que o autor prioriza a cultura brasileira
(D)  Quebra com a estrutura linear da narrativa tradicional e adota uma linguagem simples, aproximando fala e escrita
(E) Macunaíma é um herói que se assemelha a Peri, herói do Romantismo Brasileiro

13 (L.P. Truques e Táticas) Considere as afirmações abaixo sobre a obra Macunaíma e a seguir destaque a incorreta
(A)  É uma obra que busca sintetizar o caráter brasileiro, segundo as convicções da primeira fase modernista.
(B)  Busca resgatar a imagem do Brasil, sendo, portanto, uma obra com caráter nacionalista.
(C)  No plano formal, há preferência pela linguagem falada no Brasil, ignorando, ou melhor, desafiando o português formal.
(D)  A obra mostra em seu enredo, de forma fantástica, apenas duas raças, o negro e o índio, para exemplificar a formação do povo brasileiro.
(E)  O livro faz parte da primeira fase modernista – a fase heroica e tem como personagem principal um anti-herói
14 (L.P. Truques e Táticas)O poema abaixo faz parte da primeira geração modernista brasileira
           Vício na fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados
Oswald de Andrade

São características dessa fase presente no poema acima
I.    Valorização da linguagem coloquial
II.   Preocupação formal
III.  aproximação entre oralidade e escrita
IV.  preocupações com questões sociais

Está correto o que se afirma em:
(A)  I e III         (B)II e III      (C)II e IV       (D)I, III e IV      (E) I e II


15 (L.P. Truques e Táticas)Leia o poema a seguir:
Pronominais

Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
A partir da leitura do poema pode se inferir que
(A)  Há uma sutil referência ao idealismo romântico
(B)  Há uma supervalorização da nação brasileira
(C) Há uma crítica à questão do formalismo linguístico
(D)  O povo brasileiro é idealizado já que é sempre bom e sabido
(E)  O mulato sabido e o bom negro adotam o mesmo nível de linguagem, segundo o autor
16(L.P. Truques e Táticas) O texto a seguir exemplifica a produção poética dos autores da primeira fase do modernismo.
O capoeira,
Qué apanhá sordado?
— O quê?
— Qué apanhá?
Pernas e cabeças na calçada.
                            Oswald de Andrade
As características desse momento do Modernismo evidentes no texto são:
(A) Poemas curtos, musicais e metrificados
(B) Preocupação com o social, valorização da cultura popular e retomada da literatura clássica
(C) Renovação da linguagem, aproximação entre língua escrita e oral, uso de versos livres e brancos.
(D) Linguagem prosaica, sintética, preocupação com a forma do poema
(E) Liberdade linguística e formal, crítica as classes marginalizadas, versos brancos
 17.Leia o poema abaixo
Quando o enterro passou
Os homens que se achavam no café
Tiraram o chapéu maquinalmente
Saudavam o morto distraídos
Estavam todos voltados para a vida
Absortos na vida
Confiantes na vida.
Um no entanto se descobriu num gesto largo e demorado
Olhando o esquife longamente
Este sabia que a vida é uma agitação feroz e sem finalidade
Que a vida é traição
E saudava a matéria que passava
Liberta para sempre da alma extinta.
                                     (BANDEIRA, Manuel. Estrela da Manhã)
De acordo com o texto
(A) Todos os clientes mostraram-se comovidos diante da ideia da morte
(B) Na segunda estrofe a morte é vista com indiferença por um dos clientes do café
(C) Enquanto uns veem a vida como uma agitação feroz, outro a vê apenas como traição
(D) A morte é algo distante para todos os clientes do café, já que estão confiantes na vida
(E) A palavra longamente da segunda estrofe se opõe a palavra maquinalmente da primeira
.18 Sobre a poesia de Manuel Bandeira, todas estão corretas, exceto:
(A) O poema Os sapos, declamado na Semana de Arte Moderna é considerado uma crítica ao Parnasianismo
(B). Manuel Bandeira aborda também a temática social e o cotidiano
(C) A infância, tema presente na produção literária de Manuel Bandeira, é vista como um tempo feliz.
(D) É comum em sua produção poética a temática da morte, que além de desejada pelo eu lírico, é vista como fuga para os problemas existências
(E) No segundo livro, Carnaval 1919, o autor já faz uso dos versos livres, por isso os modernistas viram em Manuel Bandeira um precursor do Modernismo









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