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domingo, 1 de setembro de 2019

PROVA COM GABARITO (SUBSTANTIVO,PARÔNIMOS, HOMÔNIMOS,HIPÔNIMOS E HIPERÔNIMOS)

1 (L.P.Truques e Táticas)Leia a tira a seguir
              O sentido da tira é criado por certo tipo de correspondência entre o desenho e o substantivo que é núcleo de cada título. Essa correspondência traz uma crítica sobre a forma como
  1. Objetos produzidos por tecnologias recentes são capazes de causar dependência nas crianças;
  2. Produtos artificiais estão substituindo alguns elementos, como os citados nos títulos;
  3. Os pais criam os filhos atualmente;
  4. Os celulares estão afastando as pessoas dentro do núcleo familiar;
  5. Os produtos substituem as pessoas dentro do lar
           
2(L.P.Truques e Táticas) Considerando a tira da questão 1 e os eixos e níveis da língua é Incorreto afirmar que
  1. As palavras banana, laranja e amigo estão no eixo das escolhas assim como neto, esposa e filho
  2. De acordo com o nível morfológico, as palavras banana, laranja e amigo são substantivos assim como neto, esposa e filho
  3. No último quadrinho, a palavra filho poderia ser substituída por neto, essa alteração seria possível no eixo das combinações
  4. A banana, a laranja, o amigo, são exemplos de que o artigo antecede o nome. Essa relação se dá no eixo das combinações

  5. A alteração da ordem das palavras nos títulos como por exemplo banana a seu do neto* mostra a importância do eixo das combinações.
    3(L.P.Truques e Táticas) Observe a tira a seguir
         Percebe-se o humor da tira principalmente no uso do nível

    (A)   Fonológico
    (B)   Morfológico
    (C)    Semântico
    (D)   Sintático
    (E)    Pragmático
    .4(l.P.Truques e Táticas) Leia o texto abaixo

    (L.P.Truques e Táticas) Sabendo que não apenas a ordem, mas também as escolhas das palavras devem ser adequadas para a produção de sentidos, identifique o enunciado INCORRETO sobre os eixos de escolha e combinação da língua.
    (A)   A combinação está associada a um eixo horizontal. A escolha está associada a um eixo vertical. 
    (B)   As palavras proprietário, dono e chefe poderiam estar no eixo das combinações, já que na tira,  ambas substituiriam  patrão sem alteração de sentido.
    (C)    A combinação no sintagma obedece a um padrão definido pelo sistema. Assim, por exemplo, podem-se combinar “o patrão anunciou cortes radicais nos gastos, Dona Neide.” mas não “ patrão o anunciou gastos cortes radicais no...”
    (D)   Os processos de escolha e combinação podem ser representados por eixos vertical e horizontal, dessa forma nos textos orais e escritos, faz-se a escolha das palavras e as ornganiza.
    (E)    Um dos aspectos que tornam um enunciado interpretável é a combinação das palavras em uma sequência adequada, dispostas em ordem. Dessa forma a fala do personagem no segundo quadrinho poderia ser as seguintes combinações:” Já estou sabendo”. Ou “ Estou sabendo já”.
    5.(l.P.Truques e Táticas) No último quadrinho a palavra torneiral, formada pelo radical torneir +al caracteriza o tipo de água servida por Dona Neide. Logo a palavra água é substantivo e torneiral adjetivo. O nível da língua que estuda a classificação e formação das palavras é
    1. Morfológico
    2. Sintático
    3. Semântico
    4. Fonológico
    5. Pragmático
    6. .(l.P.Truques e Táticas) Leia o texto abaixo
    Sabão, um pedacinho assim
    A água, um pinguinho assim
    O tanque, um tanquinho assim
    A roupa, um montão assim

    Para lavar a roupa da minha sinhá
    Para lavar a roupa da minha sinhá

    Quintal, um quintalzinho assim
    A corda, uma cordinha assim
    O sol, um solzinho assim
    A roupa, um montão assim
    Para secar a roupa da minha sinhá
    Para secar a roupa da minha sinhá

    A sala, uma salinha assim
    A mesa, uma mesinha assim
    O ferro, um ferrinho assim
    A roupa, um montão assim

    Para passar a roupa da minha sinhá
    Para passar a roupa da minha sinhá

    Trabalho, um tantão assim
    Cansaço, é bastante sim
    A roupa, um montão assim
    Dinheiro, um tiquinho assim

    Para lavar a roupa da minha sinhá
    Para lavar a roupa da minha sinhá
    Os substantivos abstratos que enfatizam as condições de trabalho da lavadeira encontram-se nos versos
    1. A sala, uma salinha assim
      A mesa, uma mesinha assim
    2. Trabalho, um tantão assim
      Cansaço, é bastante sim
    3. A roupa, um montão assim
      Dinheiro, um tiquinho assim
    4. O sol, um solzinho assim
      A roupa, um montão assim
    5. Sabão, um pedacinho assim
      A água, um pinguinho assim
      7. .(l.P.Truques e Táticas) A flexão de grau dos substantivos(diminutivo/aumentativo) utilizados na letra da canção mostram que a lavadeira
    1.  não consegue realizar todas as etapas do seu trabalho
    2.  recebe pouco pelo trabalho que realiza
    3. Além de trabalhar em condições adversas, recebe pouco pelo trabalho difícil
    4. Lamenta-se por não trabalhar em um local confortável
    5. Lamenta-se pela quantidade de roupas que lava todos os dias.
    8.(L.P.Truques e Táticas)Sabendo que a hiponímia e a hiperonímia são vocábulos relacionados ao estudo da semântica, identifique a análise semanticamente correta.

     (A)   Lagartixas e coisas são hipônimos;                                    (D) Coisas e porcarias  são hiperônimos
           (B)   Comida é um hiperônimo assim como hambúrguer            (E)Sanduíche e hambúrguer são hipônimos
          (C)    Sanduíche e hambúrguer são hiperônimos
    Concerto para o conserto
    54 artistas fazem show no Teatro Oficina para levantar dinheiro para reforma da cultuada Casa de Francisca
     9.(l.P.Truques e Táticas) Sobre as palavras concerto e conserto usadas no título é correto afirmar que
    1. Ambas tem o mesmo significado
    2. A primeira poderia ser substituída por reforma
    3. As palavras concerto e conserto não poderiam ser trocadas de posição no título
    4. são iguais na grafia e na pronúncia, mas com significados diferentes
    5. Concerto e reparo são palavras sinônimas
    6. 10.(l.P.Truques e Táticas) As palavras concerto e conserto são homônimas homófonas assim como
    1. Cumprimento e comprimento
    2. Senso e censo
    3. Pulo(substantivo) pulo(verbo)
    4. Descrição e discrição
    5. Descriminar e discriminar
    11. Constituem parônimos os vocábulos grifados nas frases apresentadas em:
    a.) Constava do relatório a descrição pormenorizada da destruição do centro de treinamento decorrente da invasão de torcedores.
    Com
    discrição e muita simpatia, o novo jogador logo conquistou a confiança da torcida.
    b. Torcedores descontentes invadiram a sede do clube e a depredaram.
    Com sede de vitória, os torcedores estimulavam o time ao ataque.

    c. O almoço está pronto
    almoço ao meio dia.

    d. Cuidado! O assento está quebrado.
    A palavra caju não deve ser recebe acento.

    e. O reitor da faculdade solicitou que todos os funcionários participassem do censo anual para verificar quem realmente está na ativa.
    Aquele aluno não demonstrou senso crítico em suas resposta.

     O guarda infligiu a multa ao motorista que infringiu o código de trânsito

    12,.Considerando-se o par de palavras infligir / infringir é correto afirmar que se trata de exemplo de:

    a.       antônimos    b. sinônimos.  c. parônimos d. homônimos e. hiperônimos





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