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terça-feira, 27 de novembro de 2018

ROMANCE DE 30


CENTRO DE ENSINO AMADO JOAQUIM-CEAJ

PROFESSORA: RONY FAIETH

ALUNOS: ___________________________ __________________________

TESTE DE LITERATURA

1..Considere as assertivas sobre o romance de 30.



I.      A literatura estava voltada para a realidade brasileira como forma de manifestar as então recentes crises sociais e inquietações da implantação do Estado Novo do governo Vargas

II.    Os romancistas observavam com olhos críticos a realidade brasileira, as relações entre o homem e a sociedade.

III.  Entre os temas mais abordados se destacam o regionalismo do nordeste, a miséria e a seca

IV. O romance de 30, embora trate de problemas sociais, muitas vezes retrata os personagens de forma idealizada, tratando-os como verdadeiros heróis,  como se pode observar no personagem Fabiano de Vidas Secas.


Estão corretas:

a.    I e II apenas

b.    I, II e III

    c.       II, III e IV

    d.      I e IV apenas

    e.    III e IV apenas



Texto para as questões 2 e 3



O mulungu do bebedouro cobria-se de arribações. Mau sinal, provavelmente o sertão ia pegar fogo. Vinham em bandos, arranchavam-se nas árvores da beira do rio, descansavam, bebiam e, como em redor não havia comida, seguiam viagem para o Sul. O casal agoniado sonhava desgraças. O sol chupava os poços, e aquelas excomungadas levavam o resto da água, queriam matar o gado. (…) Alguns dias antes estava sossegado, preparando látegos, consertando cercas. De repente, um risco no céu, outros riscos, milhares de riscos juntos, nuvens, o medonho rumor de asas a anunciar destruição. Ele já andava meio desconfiado vendo as fontes minguarem. E olhava com desgosto a brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes. (…)

2. (L.P.T e Táticas) Nesse momento da narrativa

A) Fabiano e sua família enfrentam pela primeira vez a seca e precisam retirar-se

B) As arribações fazem parte apenas do passado de Fabiano apenas como um mal sinal que o faz lembrar da miséria e da seca

C) O ambiente estava seco porque havia arribações

D) O casal já sofria com os sinais que prenunciavam um longo período de seca

E) A família de Fabiano tinha esperanças de continuar na fazenda por tempo indeterminado.



3. (L.P.T e Táticas) A metáfora que sugere a seca encontra-se no seguinte trecho

A )O casal agoniado sonhava desgraças

B) Mau sinal, provavelmente o sertão ia pegar fogo.

C) Ele já andava meio desconfiado vendo as fontes minguarem

D) O mulungu do bebedouro cobria-se de arribações

E) Vinham em bandos, arranchavam-se nas árvores da beira do rio, descansavam, bebiam e, como em redor não havia comida, seguiam viagem para o Sul.



4.(UFLA) Sobre a obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

a) O romance focaliza uma família de retirantes, que vive numa espécie de mudez introspectiva, em precárias condições físicas e num degradante estado de condição humana.
b) O relato dos fatos e a análise psicológica dos personagens articulam-se com grande coesão ao longo da obra, colocando o narrador como decifrador dos comportamentos animalescos dos personagens.
c) O ambiente seco e retorcido da caatinga é como um personagem presente em todos os momentos, agindo de forma contínua sobre os seres vivos.
d) A narrativa faz-se em capítulos curtos, quase totalmente independentes e sem ligação cronológica e o narrador é incisivo, direto, coerente com a realidade que fixou.
e) O narrador preocupa-se exclusivamente com a tragédia natural (a seca) e a descrição do espaço não é minuciosa; pelo contrário, revela o espírito de síntese do autor.

5(UFMG) Com base na leitura de Vidas secas, de Graciliano Ramos, é INCORRETO afirmar que essa obra

Parte superior do formulário

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a)     tem uma dimensão psicológica importante, embora retrate, com vigor, a realidade exterior

b)     tem uma linguagem rude e seca, refletindo, assim, o universo das personagens retratadas.

c)      representa um mundo em que as forças sociais são secundárias, não determinando o destino das personagens.

d)      retrata a sujeição das personagens às condições impostas pelo meio natural em que vivem.

6.(UNICAMP 1998) Em Vidas Secas, após ter vencido as dificuldades, postas no início da narrativa, Fabiano afirma: “Fabiano, você é um homem...”. Corrige-se logo depois: “Você é um bicho, Fabiano”. Em seguida, encontrando-se com a cadelinha, diz: “Você é um bicho, Baleia”. Ao chamar a si mesmo e a Baleia de “bicho”, Fabiano estabelece uma identificação com ela. Na leitura de Vidas Secas, podem-se perceber vários motivos para essa identificação. Cite dois desses motivos.











7(UNICAMP 2008) Leia o seguinte trecho do capítulo “Contas”, de Vidas Secas.



Tinha a obrigação de trabalhar para os outros, naturalmente, conhecia do seu lugar. Bem. Nascera com esse destino, ninguém tinha culpa de ele haver nascido com um destino ruim. Que fazer? Podia mudar a sorte? Se lhe dissessem que era possível melhorar de situação, espantar-se-ia. (...) Era a sina. O pai vivera assim, o avô também. E para trás não existia família. Cortar

mandacaru, ensebar látegos – aquilo estava no sangue. Conformava-se, não pretendia mais nada. Se lhe dessem o que era dele, estava certo. Não davam. Era um desgraçado, era como um cachorro, só recebia ossos. Por que seria que os homens ricos ainda lhe tomavam uma parte dos ossos? Fazia até nojo pessoas importantes se ocuparem com semelhantes porcarias.

(Graciliano Ramos, Vidas Secas. 103ª. ed., Rio de Janeiro: Editora Record, 2007, p.97.)



a) Que visão Fabiano tem de sua própria condição? Justifique.





b) Explique a referência que ele faz aos “homens ricos” com base no enredo do livro.





8. Sobre O Quinze de Rachel de Queiroz todas as opções estão corretas, exceto:


a.       Quinze é um romance regionalista de temática social. A história tem dois planos: a saga da família de Chico Bento (recheada de amarguras e desgraças) e a história de amor entre Vicente e Conceição.

b.       A autora situa a história do romance no Ceará de 1915. O fato histórico importante da época era a própria seca de 1915 (o que origina o título do livro).

c.        A obra enfatiza a fragilidade do sertanejo que diante das dificuldades resigna-se em sua condição de miséria.

d.       A obra mostra a tragédia humana desencadeada principalmente pela seca

e.  A seca, que é o tema da obra, é a principal causa da partida de Chico Bento e sua família do espaço onde eles viviam.

9. Em relação a obra O Quinze de Rachel de Queiroz é CORRETO afirmar que:

a.     A miséria transforma Chico Bento em um homem duro, incapaz de se sensibilizar com o sofrimento da própria família

b.     Conceição, moça romântica, luta pelo amor de Vicente sem preocupações com as diferencias que há entre eles.

c.     A seca é a principal causa da partida de Chico Bento e sua família do espaço onde eles viviam.

d.     Apesar das dificuldades que os personagens enfrentam, como a seca e fome, a obra mostra um final que se aproxima aos romances realistas da primeira metade do século XIX.

e. A família de Chico Bento vence os obstáculos que encontram em sua jornada e todos conseguem viver de forma mais confortável.



10.(U.E. Londrina) Entre as personagens do romance O Quinze de Raquel de Queiroz, está uma sertaneja corajosa, resistente e sofredora que acompanha o marido na viagem entre Quixadá e Fortaleza. A retirante vê um dos seus filhos morrer envenenado, outro fugir e se perder e é obrigada a entregar o mais novo para ser criado em Fortaleza. Esta personagem em muito se assemelha à mulher sertaneja criada, anos depois por Graciliano Ramos em Vidas Secas. As retirantes de Raquel de Queiroz e Graciliano Ramos são, respectivamente:

a.      Madalena e Sinhá Vitória

b.      Conceição e Madalena

c.      Cordulina e Sinhá Vitória

d.     Cordulina e madalena

e.      Conceição e Sinhá Vitória.



11. Comente a relação entre a temática de Vidas Secas e o Quinze.



 









12.Sobre a o romance Capitães da Areia de Jorge Amado, pode-se concluir que essa obra é de denúncia social? Justifique.











13. Os menores, personagens de Capitães de Areia de Jorge Amado, são vistos pelo narrador como vilões ou vítimas? Explique.  Você concorda com o narrador? Justifique seu ponto de vista.





  













14.Embora a obra tenha sido publicada em 1937, a questão do menor infrator ainda persiste.  Por que essa situação continua presente na sociedade atual? A que pessoas ou instituições caberia a responsabilidade?















Um comentário:

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