BEM-VINDOS AO BLOG DA PROFESSORA RONY FAIETH.


Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.
















quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Questões com descritores



D1 -  localizar informações explícitas em um texto.

1.(L.P.Truques e Táticas) Leia o texto abaixo:

De tudo, ao meu amor serei atento antes
E com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa lhe dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure

No texto, considera-se que o eu lírico
(A)       Acredita que o amor é eterno 
(B)      Dedica-se inteiramente à pessoa amada.
(C)     Incomoda-se com a indiferença da pessoa amada.
(D)     Lamenta-se pela impossibilidade da concretização do amor 
(E)     Vive angustiado pela finitude do amor


D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

2.(L.P.Truques e Táticas).No verso “ quero vive-lo em cada vão momento”, segunda estrofe, o pronome destacado faz referência ao
(A)   amor
(B)   encanto
(C)   momento
(D)   Pensamento
(E)   zelo
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
3. .(L.P.Truques e Táticas) A expressão “que seja eterno enquanto dure”, no último verso do poema, foi usada no sentido de
(A) afirmar que o amor deve ser vivido intensamente.
(B) esclarecer a eternidade do amor
(C) mostrar a brevidade do amor
(D) mostrar a finitude do amor
(E) ressaltar a fragilidade dos relacionamentos amorosos


D4- Inferir uma informação implícita em um texto.
D5 - Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)

4. .(L.P.Truques e Táticas) Leia a tira a seguir
 

   
A fala de Mafalda do último quadrinho sugere que
(A)   a causa dos problemas da humanidade é o stress das pessoas
(B)   A conversa em grupo pode gerar conflitos
(C)   A falta de consenso entre as pessoas compromete o futuro da humanidade
(D)   Os humanos não têm projetos para o futuro da humanidade
(E)   Os humanos são seres violentos e gananciosos


D6 - Identificar o tema de um texto
  
 5.(L.P.Truques e Táticas) Leia o texto abaixo                 
              
Quadrilha

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história
                                                Carlos Drummond de Andrade
O tema desse texto é
 (A)   o casamento por conveniência
 (B)   o desencontro amoroso
 (C)   a dificuldade que muitos têm de se entregar ao amor
         (B) a leviandade na relação amorosa
         (E) o suicídio como consequência do amor não correspondido
 

 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger