" Até onde posso vou deixando o melhor de mim...
Se alguém não viu...
Não me sentiu com o coração."
Clarice Lispector





Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.

















quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Projeto Literomusical: do livro ao palco



JUSTIFICATIVA
           O projeto foi elaborado a partir da necessidade de resgatar o significado do ensino de Literatura brasileira, inserindo de forma significativa conteúdos previstos para o ensino médio, propondo um estudo significativo do Modernismo e da Literatura contemporânea, com obras de grandes nomes, como Vinicius de Moraes, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Ariano Suassuna. As Turmas da 3ª série do ensino médio da escola Amado Joaquim  apresentarão não somente um recorte histórico sobre esses autores, mas um show de musicas, poesias e encenações de obras selecionadas.
            Como afirma Maria Lúcia da Silva Monteiro (2004), trabalhar com textos de tipologia diversa e produzidos por diferentes setores da cultura nacional significa dar aos alunos meios e instrumentos para uma leitura plural do mundo. O trabalho da pesquisadora corrobora com o  objetivo deste trabalho a acerca da ressignificação das aulas de português a partir de letras de música brasileira de forma especial com as músicas de Vinícius de Moraes e obras da Literatura brasileira
            Ao lado de uma perspectiva linguístico-literária, persegue-se toda a gama de informações socioculturais emergentes dos textos, demonstrando assim a importância da leitura e da exploração desse material. Salientamos ainda que utilizar esses gêneros textuais justifica-se ainda, pela oportunidade que o aluno tem Por meio da literatura, de satisfaz suas necessidades, sendo-lhe permitido assumir uma atitude crítica em relação ao mundo, advinda das diferentes mensagens e indagações que a literatura oferece.
OBJETIVO GERAL
            Oferecer ao estudante a possibilidade de um conhecimento que já faz parte do patrimônio cultural da humanidade, diante da perspectiva de que a leitura é fundamental no desenvolvimento do ser humano e que a escola possui um papel importante nesse processo, de forma interacional e socioconstrutiva.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Desenvolver no aluno capacidades leitoras que extrapolem os limites da simples periodização dos estilos de época e da caracterização dos seus principais autores;
·         Privilegiar os momentos de leitura na escola, ressaltando-se a importância de se dar oportunidades ao aluno de conhecer e manter contato direto com diferentes gêneros textuais produzidos, como músicas, poemas, romances e peças teatrais;

·        Reconhecer a produção de Vinícius de Moraes e a importância desse autor no cenário da literatura nacional;
·         Correlacionar as características do Modernismo às letras de música e poesia de Vinicius de Moraes.
·        Entender a música e a poesia como instrumentos para desenvolverem as habilidades e competências cognitivas e emocionais dos educandos.
·          Proporcionar através da encenação sensibilização estética dos participantes envolvidos, proporcionando-lhes o desenvolvimento da sua consciência crítica, pois, ao se deparar com a realidade abordada em drama, o leitor/telespectador aciona dentro de si sua emotividade o que lhe auxilia na construção de sentidos do objeto de leitura, no caso o drama encenado.
METODOLOGIA
Para alcançar os objetivos, o projeto será aplicado da seguinte forma:
·        Apresentação do tema para os alunos;
·        Divisão de conteúdos;
·        Preparação;
·        Encontro das três turmas envolvidas no projeto com declamações de poemas, músicas, coreografias, e peças teatrais.

AVALIAÇÃO
Serão avaliados o domínio de conteúdo e a participação de cada aluno em todas as etapas do projeto, desde o primeiro momento até a culminância.




Nenhum comentário:

Postar um comentário