BEM-VINDOS AO BLOG DA PROFESSORA RONY FAIETH.


Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.
















quarta-feira, 20 de abril de 2022

PLANO DE AULA/ PARNASIANISMO E SIMBOLISMO

 

PLANO DE ATIVIDADE DOCENTE 2022

PROFESSORA: RONY FAIETH FERREIRA PASSINHO

SÉRIE: 3ª              COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA         PERÍODO 1º

 

            APRENDIZAGENS ESPERADAS                                                                                                                                                                          

                                                   

o   (EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/ escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.

o   (EM13LP06) Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua.

o   Compreender as características da poesia parnasiana

o   Refletir sobre o distanciamento da poesia parnasiana em relação as questões sociais de seu tempo

o   Conhecer os principais traços de estilo e compreender a importância da obra do autor parnasiano Olavo Bilac

o   Compreender as características da poesia simbolista

o   Refletir sobre a influência da poesia simbolista na música popular brasileira

o   Identificar o uso de figuras de linguagem como recurso de construção da poesia simbolista

Conhecer os principais traços de estilo e compreender a importância da obra do autor simbolista Cruz e Sousa

PROBLEMATIZAÇÃO

1.    Sentimentalismo ou objetividade? O que o leitor atual busca no poema?

2.    Na sociedade atual, se valoriza mais a essência ou a aparência? Por que é tão difícil falar sobre os conflitos existenciais?

3.    O que escondemos atrás da constante necessidade de perfeição e aceitação?

4.     No poema O assinalado, o poeta enxerga o mundo dominado pelo materialismo e, em oposição a essa visão materialista, o poeta sente a obrigação de povoar o mundo com belezas da alma, das quais o mundo estaria despovoado. O que você pensa sobre isso?

5.    É possível ser livre na sociedade em que vivemos?

6.    A loucura e a morte ainda são vistas como tabus?

 

CONTEÚDOS

 Poesia parnasiana e simbolista: contexto, características, figuras de linguagem e

Análise de poemas

Poemas de Olavo Bilac:

1.A um poeta

 

Soneto XIII, Via láctea

Raimundo Correia – Mal secreto

Poesia simbolista

Poemas de Cruz e Sousa:

o    O acrobata da dor

o    O assinalado

o    Cárcere das almas

o    Livre

o    Tristeza do infinito

Poemas de Alphonsus de Guimaraens:

o    Ismália

o    Hão de chorar por ela os cinamomos

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

o    Diálogos a partir da problematização;

o    Exposição das principais características do Parnasianismo e do Simbolismo;

o    Análise comparativa entre o poema A um poeta de Olavo Bilac e Soneto XIII, Via láctea do mesmo autor

o    Análise de poemas de Olavo Bilac

Impressos e em áudio;

o    Análise comparativa entre o poema Acrobata da dor de Cruz e Sousa e o poema Mal secreto de Raimundo Correia

o    Uso da Música Flores do grupo Titãs para analisar a importância dos símbolos na construção da poesia simbolista e a influência desse movimento artístico e literário nas letras de muitas músicas contemporâneas;

o    Análise de poemas de Cruz e Sousa impressos e em áudio;

o    Momentos de discussão a partir da leitura dos poemas selecionados para este período;

o    Estudo das figuras de linguagem presentes nos textos selecionados.

RECURSOS

·               Textos impressos

·               Áudios

·               Celular

·               Caixa de som

·               Vídeos.

           

         AVALIAÇÃO/FORMA

Compreensão e interpretação das crônicas selecionadas;

Exposição oral;

Produção de crônicas, considerando as principais características desse gênero  

          AVALIAÇÃO/INSTRUMENTO

           Atividades escritas e orais

 

                                                                                                                                    

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger