PLANO DE ATIVIDADE DOCENTE 2022
PROFESSORA: RONY FAIETH FERREIRA PASSINHO
SÉRIE: 2ª COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA PERÍODO 1º
APRENDIZAGENS ESPERADAS
ü (EM13LP46) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica;
ü Compreender
as principais características do Romantismo na poesia;
ü Desenvolver
habilidades de compreensão e interpretação textual;
ü Desenvolver
práticas de oralidade a partir da leitura de poemas das três fases do
Romantismo no Brasil.
PROBLEMATIZAÇÃO
1.Entre
as características da 1ªfasedo Romantismo, escola literária do século XIX,
destaca-se a idealização, seja da pátria, do amor ou da natureza. Esse aspecto
ainda se faz presente em nossa sociedade? Quais as consequências desse olhar
acrítico nos dias atuais?
2.
A melancolia e o desejo de evasão, através da morte são características da
segunda fase do Romantismo, o ultrarromantismo. De que forma essas
características têm se manifestado no presente século?
3. A sensualidade feminina sempre esteve presente em diversas manifestações artísticas de diferentes épocas. Como essa temática tem sido abordada nos dias atuais?
4. A
arte pode despertar no ser humano o desejo de luta a favor da liberdade
daqueles quem vivem em situação de opressão?
CONTEÚDOS
Romantismo brasileiro na poesia:
ü Contexto
de produção
ü Características
ü Figuras
de linguagem presentes nos poemas
Poemas selecionados da 1ª fase - autor Gonçalves
Dias
ü Canção
do exílio
ü Seus
olhos
ü I-Juca
Pirama
Poemas selecionados da 2ª fase – autor Álvares de
Azevedo
ü Meus
oito anos
ü Lembrança
de morrer
ü Se
eu morresse amanhã
Poemas selecionados da 2ª fase – autor Castro Alves
ü Boa
noite, Maria!
ü Navio
negreiro
ü Vozes
d’África
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Discussão a partir da problematização;
·
Leitura e discussão a respeito dos poemas
selecionadas;
·
Poemas em áudios;
· Comparação entre os poemas da fase ultrarromântica e as músicas flores do grupo Titãs e A Via láctea de Legião Urbana
RECURSOS
·
Textos impressos
·
Celular
·
Caixa de som
·
Vídeos.
·
Projetor de imagem
Notebook
AVALIAÇÃO/FORMA
Compreensão e interpretação de poemas selecionados;
Exposição oral;
Análise comparativa
AVALIAÇÃO/INSTRUMENTO
Atividades escritas e orais
Recital
Nenhum comentário:
Postar um comentário