BEM-VINDOS AO BLOG DA PROFESSORA RONY FAIETH.


Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.
















domingo, 3 de abril de 2022

PLANO DE AULA/ROMANTISMO NO BRASIL- POESIA

PLANO DE ATIVIDADE DOCENTE 2022

PROFESSORA: RONY FAIETH FERREIRA PASSINHO

SÉRIE: 2ª              COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA          PERÍODO 1º 

            APRENDIZAGENS ESPERADAS                                                                                                                                                                           

                      ü  (EM13LP46) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica;

ü  Compreender as principais características do Romantismo na poesia;

ü  Desenvolver habilidades de compreensão e interpretação textual;

ü  Desenvolver práticas de oralidade a partir da leitura de poemas das três fases do Romantismo no Brasil.

PROBLEMATIZAÇÃO

            1.Entre as características da 1ªfasedo Romantismo, escola literária do século XIX, destaca-se a idealização, seja da pátria, do amor ou da natureza. Esse aspecto ainda se faz presente em nossa sociedade? Quais as consequências desse olhar acrítico nos dias atuais?

           2. A melancolia e o desejo de evasão, através da morte são características da segunda fase do Romantismo, o ultrarromantismo. De que forma essas características têm se manifestado no presente século?         

          3. A sensualidade feminina sempre esteve presente em diversas manifestações artísticas de diferentes épocas. Como essa temática tem sido abordada nos dias atuais?

          4. A arte pode despertar no ser humano o desejo de luta a favor da liberdade daqueles quem vivem em situação de opressão?

CONTEÚDOS

Romantismo brasileiro na poesia:

ü  Contexto de produção

ü  Características

ü  Figuras de linguagem presentes nos poemas

Poemas selecionados da 1ª fase - autor Gonçalves Dias

ü  Canção do exílio

ü  Seus olhos

ü  I-Juca Pirama

Poemas selecionados da 2ª fase – autor Álvares de Azevedo

ü  Meus oito anos

ü  Lembrança de morrer

ü  Se eu morresse amanhã

Poemas selecionados da 2ª fase – autor Castro Alves

ü  Boa noite, Maria!

ü  Navio negreiro

ü  Vozes d’África                   

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Discussão a partir da problematização;

·         Leitura e discussão a respeito dos poemas selecionadas;

·         Poemas em áudios;

·         Comparação entre os poemas da fase ultrarromântica e as músicas flores do grupo Titãs e A Via láctea de Legião Urbana

RECURSOS

·               Textos impressos

·               Celular

·               Caixa de som

·               Vídeos.

·               Projetor de imagem

Notebook    

         AVALIAÇÃO/FORMA

Compreensão e interpretação de poemas selecionados;

Exposição oral;

Análise comparativa 

          AVALIAÇÃO/INSTRUMENTO

Atividades escritas e orais

Recital

           

 

                                                                                                                                    

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger