PLANO DE ATIVIDADE DOCENTE 2022
PROFESSORA: RONY FAIETH FERREIRA PASSINHO
SÉRIE: 2ª COMPONENTE CURRICULAR: PRODUÇÃO TEXTUAL PERÍODO 1º
APRENDIZAGENS ESPERADAS
ü (EM13LP01) Relacionar o texto,
tanto na produção como na leitura/ escuta, com suas condições de produção e seu
contexto sócio histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos,
pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do
discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos
e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
ü Compreender
as principais características do gênero crônica;
ü Desenvolver
habilidades de compreensão e interpretação textual;
ü Produzir
crônicas considerando as características do gênero;
ü Desenvolver
práticas de oralidade a partir da leitura de crônicas selecionadas neste
período.
PROBLEMATIZAÇÃO
1. “Bandido
bom é bandido morto” é uma frase que
expressa forte adesão a uma lógica autoritária e justiceira. Por que essa frase
se tornou tão comum na sociedade atual?
2. A Abundância
material pode proporcionar a felicidade
do ser humano?
3. Ser
ou parecer, eis a questão.
4. Os
fins justificam os meios é uma frase do poeta romano Ovídio usada em vários
contextos. Você concorda com essa ideia? É válido mentir, por exemplo, para
fugir de uma situação embaraçosa?
5. Na sociedade em que vivemos somos livres para agir de acordo com a nossa subjetividade ou nos sentimos presos às convenções sociais?
CONTEÚDOS
Crônica-
características do gênero
Crônicas selecionadas:
1.Mineirinho de Clarice Lispector
2. A última crônica de Fernando Sabino
3. O padeiro de Rubem Braga
4.
O homem nu de Fernando Sabino
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
·
As crônicas serão apresentadas aos alunos através
de textos impressos e em áudios;
·
Discussão a partir da problematização;
· Leitura e discussão a respeito das crônicas selecionadas
RECURSOS
·
Textos impressos
·
Celular
·
Caixa de som
·
Vídeos.
·
Projetor de imagem
Notebook
AVALIAÇÃO/FORMA
Compreensão e interpretação das crônicas selecionadas;
Exposição oral;
Produção de crônicas, considerando as principais características desse
gênero
AVALIAÇÃO/INSTRUMENTO
Atividades escritas e orais
Nenhum comentário:
Postar um comentário