SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
DO ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE
GESTÃO DA REDE DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
CENTRO DE ENSINO AMADO
JOAQUIM – CEAJ
PROFESSORAS
RONY FAIETH FERREIRA
PASSINHO
VALDENICE CORREA
INSCREVA-SE NO CANAL PROFESSORA FAIETH
https://www.youtube.com/channel/UCKHXYn4wndnx8KdBSISBm2A
ELETIVA DE BASE |
|
TÍTULO:
VIVA EM EQUILÍBRIO! |
|
SÉRIE:
1ª |
|
ÁREAS DE CONHECIMENTO LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS EXATAS E SUAS TECNOLOGIAS |
|
COMPONENTES
CURRICULARES LÍNGUA
PORTUGUESA E MATEMÁTICA |
|
ENFOQUE A temática a ser trabalhada nesta
eletiva, além de proporcionar aos alunos uma diversidade de aprendizagens no
que se refere à saúde física, mental e social, possibilita também o estudo de
conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, como estatística e matemática financeira,
conceito estatístico população e amostragem, gráfico, porcentagem, compreensão, interpretação e produção de
gêneros textuais diversos. |
|
JUSTIFICATIVA A saúde física e mental é um dos
grandes desafios enfrentado pela sociedade moderna. Nesse sentido, essa
temática a ser trabalhada nesta eletiva, visa à orientação dos alunos da
primeira série do Ensino Médio sobre a importância de conhecer e lidar com as
próprias emoções, descontruir preconceitos sobre doenças mentais e cultivar
hábitos de vida saudável. Além disso, é uma forma de fazê-los ter acesso a
conteúdo referentes à nutrição, educação física e à psicologia. Outro ponto
positivo desta eletiva é a possibilidade de trabalhar, a partir desse tema,
conteúdos básicos de Língua Portuguesa e Matemática tão necessários para a
formação do educando. |
|
OBJETIVO
GERAL Compreender informações importantes sobre
diferentes áreas de conhecimento a partir do tema desta eletiva, a fim de construir
saberes essenciais para a formação integral do aluno. |
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS o
Compreender a importância da saúde física, mental e
social; o
Aprofundar conhecimentos sobre
áreas como Nutrição, Educação física e Psicologia; o
Desenvolver habilidades de leitura, escrita e práticas de
oralidade; o
Realizar atividades envolvendo conhecimentos básicos de
Matemática. |
|
EIXOS
EXTRUTURANTES o
Investigação científica o
Processos criativos o
Mediação e Intervenção Sociocultural |
|
HABILIDADES, COMPETÊNCIAS E OBJETOS
DE CONHECIMENTO LÍNGUA PORTUGUESA COMPETÊNCIAS COMPETÊNCIA II (EM13LP01) Compreender
os processos indenitários, conflitos e relações de poder que permeiam as
práticas sociais de linguagem, respeitar as diversidades, a pluralidade de
ideias e posições e atuar socialmente com base em princípios e valores
assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando a
empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo
preconceitos de qualquer natureza. COMPETÊNCIA I (EM13LP06) Compreender
o funcionamento das diferentes linguagens e práticas (artísticas, corporais e
verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos
nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar
as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de
explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo. COMPETÊNCIA I e IV (EM13LP14) IV. Compreender as línguas como fenômeno (geo) político, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-as e vivenciando-as como formas de expressões idenitárias, pessoais e coletivas, bem como respeitando as variedades linguísticas e agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza. COMPETÊNCIA VII (EM13LP43) Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva. HABILIDADES (EM13LP01)
Relacionar o texto, tanto na produção como na recepção, com suas condições de
produção e seu contexto sócio histórico de circulação (leitor previsto,
objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época,
gênero do discurso etc.). (EM13LP06) M13LP06) Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua. (EM13LP14) Produzir e analisar textos orais, considerando sua adequação aos contextos de produção, à forma composicional e ao estilo do gênero em questão, à clareza, à progressão temática e à variedade linguística empregada, como também aos elementos relacionados à fala (modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc.) e à cinestesia (postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc. (EM13LP43)
Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital e peças de
campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas
em diferentes mídias, spots, jingles etc.), explicando os mecanismos de
persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas
em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos,
sonoros, gestuais e espaciais, entre outros, e destacando valores e
representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, a fim
de desconstruir eventuais estereótipos e proceder a uma avaliação crítica da
publicidade e das práticas de consumo. OBJETO DE CONHECIMENTO Planejamento
e produção de textos escritos e orais dos gêneros listados abaixo,
contemplando temas referentes à saúde física e mental: o
Cartaz o
Folder o
Podcast o
Notícia Estudo
da linguagem verbal, não verbal e mista; Função referencial e apelativa. MATEMÁTICA COMPETÊNCIA I (EM13MAT101) Utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para a interpretação situações em diversos contexto, seja nas atividades cotidianas, seja fatos da ciências da natureza e humanas, das questões socioeconômicas ou tecnológicas, divulgados por diferentes meios, de modo a contribuir para uma formação geral. COMPETÊNCIA II (EM13MAT102) Propor ou participar de ações para investigar desafios do mundo contemporâneo e tomar decisões ética e socialmente responsáveis, com base na análise de problemas sociais, como os voltados a situações de saúde, sustentabilidade, das implicações das tecnologias no mundo do trabalho, entre outros, mobilizando e articulando conceito, procedimento s e linguagens próprios da matemática. (EM13MAT101)
Interpretar criticamente situações econômicas, sociais e fatos relativos às
Ciências da Natureza que envolvam a variação de grandezas, pela análise dos
gráficos das funções representadas e das taxas de variação, com ou sem apoio
de tecnologias digitais. (EM13MAT102) Analisar tabelas, gráficos e amostras de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriada. OBJETO DE CONHECIMENTO Estatística
e matemática financeira; Conceito estatístico população e amostragem;
gráfico Estatístico porcentagem. |
|
METODOLOGIA Exibição
de vídeos; Aplicação
de testes para avaliar a saúde física e mental; Palestras
com nutricionista, educador físico e psicólogo; Pesquisa
de campo; Aulas
dinâmicas sobre alimentação saudável, atividade física e saúde mental; Produção
de textos orais e escritos sobre a temática trabalhada na eletiva; Resolução
de situações problemas envolvendo conteúdos trabalhados. |
|
RECURSOS DIDÁTICOS Textos
impressos Fichas
para questionários Vídeos Aparelho
de som e projetor de imagem Notebook |
|
PROPOSTA
PARA CULMINÂNCIA Realização
de palestras ministradas pelos alunos para a comunidade escolar com
abordagens sobre a temática trabalhada, além de exposição de gráficos com
resultado de pesquisa de campo e de textos pertencentes aos diversos gêneros
textuais produzidos durantes as aulas da eletiva. Haverá também exposição de
atividades produzidas e selecionadas pelos alunos em um painel organizado no
pátio da escola. |
|
CRONOGRAMA |
|
DATA |
OBJETOS DE
CONHECIMENTO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
PIMENTA, Tatiana. Saúde física: como ela é impactada pelos transtornos
mentais e quais os principais sintomas? Disponível em https://www.vittude.com/blog/saude-fisica-impactos-transtornos-mentais/Acesso
em 20/02/2022.
Bem
Estar. Cuidar da saúde mental é tão essencial quando
cuidar da saúde física. Disponível em Cuidar
da saúde mental é tão essencial quando cuidar da saúde física - ABM - Sua saúde
em primeiro Lugar(revistaabm.com.br)Acesso em 20/02/2022.
BAUMGARTEN, Andrea. Como a saúde mental afeta a saúde física? Disponível em https://clinicaaquavitae.com.br/como-a-saude-mental-afeta-a-saude-fisica/
MARTINS, Carina. Como a saúde física,
mental e social se relacionam e impactam no desempenho? Disponível em https://beecorp.com.br/saude-fisica-mental-e-social/
NAHAS, Markus Vinicius. Atividade física, Saúde e qualidade de vida. Disponível em https://sbafs.org.br/admin/files/papers/file_lIduWnhVZnP7.pdf
BRASIL.
Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário