BEM-VINDOS AO BLOG DA PROFESSORA RONY FAIETH.


Caso seja necessário copiar as questões elaboradas pela autora desta página, faça de forma que não haja exclusão do nome do blogger.
Agradeço a compreensão.



Qualquer dúvida relacionada aos conteúdos deste blogger entre em contato pelo endereço
ronyfaieth@hotmail.com.
















terça-feira, 22 de março de 2022

QUESTÕES DISCURSIVAS- POESIA SIMBOLISTA

MATERIAL DE APOIO


1. (L.P.Truques e Táticas) Leia o poema e explique a contraposição entre alma e matéria ( valor da questão 2,0)

 



Livre! Ser livre da matéria escrava,
arrancar os grilhões que nos flagelam                                                            
e livre penetrar nos Dons que selam
a alma e lhe emprestam toda a etérea lava.

Livre da humana, da terrestre bava
dos corações daninhos que regelam,
quando os nossos sentidos se rebelam
contra a Infâmia bifronte que deprava.

Livre! Bem livre para andar mais puro,
mais junto à Natureza e mais seguro
do seu Amor, de todas as justiças.

Livre! Para sentir a Natureza,
para gozar, na universal Grandeza,
Fecundas e arcangélicas preguiças.

2.No poema Livre, o sujeito fala sobre o espaço terreno e aqueles que nele habitam. Qual é a visão que ele tem sobre os homens e a sociedade? ( 2,0)

 

 

 

 

 

3. (L.P.Truques e Táticas) Identifique as características do Simbolismo presentes no poema, considerando a produção literária de Cruz e Sousa.( 1,0)

 

 

 

 MATERIAL DE APOIO



4. (L.P.Truques e Táticas) Leia o poema Ismália de Alphonsus de Guimaraens

Ismália



Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.

 

No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar…
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar…

E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar…
Estava perto do céu,
Estava longe do mar…

E como um anjo pendeu
As asas para voar…
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar…

As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par…
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar…

 

                                   (Alphonsus de Guimaraens)

 

O poema Ismália narra um fato através da sugestão, uma das principais características do Simbolismo. Comente como a temática é sugerida nesse texto. ( 2,0)

 

 

 

 

 MATERIAL DE APOIO 



5(L.P.Truques e Táticas) Leia o poema a seguir.

Hão de chorar por ela os cinamomos, de Alphonsus de Guimaraens



Hão de chorar por ela os cinamomos, (A)
Murchando as flores ao tombar do dia. (B)
Dos laranjais hão de cair os pomos, (A)
Lembrando-se daquela que os colhia. (B)

As estrelas dirão — "Ai! Nada somos, (A)
Pois ela se morreu silente e fria.. . " (B)
E pondo os olhos nela como pomos, (A)
Hão de chorar a irmã que lhes sorria. (B)

A lua, que lhe foi mãe carinhosa, (C)
Que a viu nascer e amar, há de envolvê-la (D)
Entre lírios e pétalas de rosa.        (C)

Os meus sonhos de amor serão defuntos... (E)
E os arcanjos dirão no azul ao vê-la, (D)
Pensando em mim: — "Por que não vieram juntos?" (E)

 

Vocabulário

Cinamomo – tipo de árvore que se extrai substâncias aromatizantes e medicinais, como a canela.

Silente - Silenciosa.

 

 Identifique a figura de linguagem que se destaca nas 3 primeiras estrofes e explique o sentido que ela atribui ao texto. (2,0)

 

 

 

 

 

6. (L.P.Truques e Táticas) De que forma o misticismo, característica do Simbolismo, está presente no poema? (1,0)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger