SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
DO ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE
GESTÃO DA REDE DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
CENTRO DE ENSINO AMADO
JOAQUIM – CEAJ
PROFESSORA
RONY FAIETH FERREIRA PASSINHO
ELETIVA DE BASE |
|
TÍTULO:
CIDADANIA NEGADA PODE SER CANTADA |
|
SÉRIE:
1ª |
|
ÁREAS DE CONHECIMENTO LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS |
|
COMPONENTES
CURRICULARES LÍNGUA
PORTUGUESA E SOCIOLOGIA |
|
ENFOQUE A temática a ser trabalhada nesta
eletiva possibilita aos alunos diversas reflexões no que se refere ao direito
à cidadania e a forma como isso tem sido negado no decorrer dos anos no
Brasil. A partir dessa constatação, convém uma análise de canções nacionais
com essa abordagem temática, a fim de que esses estudantes possam, através
das letras dessas composições musicais, desenvolver aprendizagens
significativas, à medida que se estuda também conteúdos de Língua Portuguesa
e Sociologia, como gêneros textuais, compreensão e interpretação de textos,
linguagem conotativa, intertextualidade, consciência de classe, desigualdade
social, corrupção, racismo e o papel da mulher na sociedade. |
|
JUSTIFICATIVA A análise de letras de canções com
temáticas sociais é um excelente recurso para desenvolver a criticidade dos
discentes. Isso ocorre porque é possível, a partir desses textos, pensar em
problemas persistentes em nosso país e como a sociedade brasileira tem
enfrentado tal situação. Nesse sentido, esta eletiva se propõe a despertar o
interesse dos alunos pela Música popular brasileira, de forma que, além de
destacar a importância do respeito à cidadania como forma de garantir uma
sociedade mais justa e igualitária, é possível também desenvolver
aprendizagens, de forma interdisciplinar, tanto de conteúdos de Língua
Portuguesa como também de Sociologia necessários para a formação do educando.
|
|
OBJETIVO
GERAL Discutir de forma consciente a importância
do respeito à cidadania a partir da leitura de letras de canções brasileiras
que abordam essa temática, a fim de construir saberes essenciais para a
formação integral do aluno. |
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS o
Compreender a importância do respeito à cidadania; o
Aprofundar conhecimentos sobre
temas sociais a partir de análise de letras de músicas brasileiras; o
Desenvolver habilidades de leitura e produção de gêneros
textuais diversos; o
Realizar atividades envolvendo conhecimentos de Língua
Portuguesa e Sociologia
|
|
EIXOS
EXTRUTURANTES o
Processos criativos o
Mediação e Intervenção Sociocultural |
|
COMPETÊNCIAS,
HABILIDADES E OBJETOS DE CONHECIMENTO
ÁREA DE CONHECIMENTO LÍNGUA PORTUGUESA COMPETÊNCIA II Compreender
os processos indenitários, conflitos e relações de poder que permeiam as
práticas sociais de linguagem, respeitar as diversidades, a pluralidade de
ideias e posições e atuar socialmente com base em princípios e valores
assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando a
empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo
preconceitos de qualquer natureza. HABILIDADES (EM13LP01)
Relacionar o texto, tanto na produção como na recepção, com suas condições de
produção e seu contexto sócio histórico de circulação (leitor previsto,
objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época,
gênero do discurso etc.). (EM13LGG201)
Utilizar adequadamente as diversas linguagens (artísticas, corporais e
verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social,
cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
COMPETÊNCIA III Utilizar
diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com
autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva,
de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que
respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global. HABILIDADE (EM13LGG302)
Compreender e posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo
presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus
contextos de produção e de circulação.
COMPETÊNCIA VI Apreciar
esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando
suas características locais, regionais e globais, e mobilizar seus
conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e
(re)construir produções autorais individuais e coletivas, de maneira crítica e
criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. HABILIDADE (EM13LP45) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica. OBJETO DE CONHECIMENTO Planejamento e produção de textos escritos e orais dos gêneros listados abaixo, contemplando temas referentes à temática desta eletiva o
Charge o
Cartum o
Memes Estudo da linguagem conotativa, compreensão e interpretação de textos e intertextualidade ÁREA DE CONHECIMENTO SOCIOLOGIA COMPETÊNCIA COMPETÊNCIA IV Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades. HABILIDADES (EM13CHS401)
Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos e classes sociais
diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas
formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços e contextos. (EM13CHS402) Analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade socioeconômica. COMPETÊNCIA V Identificar
e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando
princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os
Direitos Humanos. HABILIDADES (EM13CHS502)
Analisar situações da vida cotidiana (estilos de vida, valores, condutas
etc.), desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade e
preconceito, e propor ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade
e o respeito às diferenças e às escolhas individuais. (EM13CHS503)
Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica
etc.), suas causas, significados e usos políticos, sociais e culturais,
avaliando e propondo mecanismos para combatê-las, com base em argumentos
éticos COMPETÊNCIA VI Participar do debate público de forma
crítica, respeitando diferentes posições. Além disso, fazendo escolhas
alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade,
autonomia, consciência crítica e responsabilidade. HABILIDADE (EM13CHS605)
Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às
noções de justiça, igualdade e fraternidade, para fundamentar a crítica à
desigualdade entre indivíduos, grupos e sociedades e propor ações concretas
diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços
de vivência dos jovens. OBJETO DE CONHECIMENTO Consciência
de classe; Desigualdade
social; Corrupção; Racismo
e suas manifestações na sociedade atual; O papel
da mulher na sociedade.
|
|
METODOLOGIA Exibição
de músicas; Discussão
a respeito das letras das músicas considerando o contexto de produção; Comparar
textos explicitando relações de intertextualidade; Aulas
dinâmicas sobre temáticas sociais abordadas nas músicas selecionadas; Produção
de cartuns, charges e memes contemplando os conteúdos de Língua Portuguesa e
Sociologia trabalhados nesta eletiva; Exposição
dos textos produzidos. |
|
RECURSOS
DIDÁTICOS Textos
impressos: ·
Construção - Chico Buarque ·
Cidadão - Zé
Ramalho ·
Fábrica - Legião Urbana ·
Xi bom, bom, bom - As meninas ·
Brasil – Cazuza ·
Admirável gado novo – Zé Ramalho ·
Que país é este – Legião Urbana ·
Carne – Elza Soares ·
Triste, louca ou má – Ju Strassacapa
Vídeos Celular Aparelho
de som
|
|
PROPOSTA
PARA CULMINÂNCIA As
músicas trabalhadas serão apresentadas através de comentários, declamações,
cantos e encenações, além de exposição de atividades produzidas e
selecionadas pelos alunos em um painel organizado no pátio da escola.
|
|
|
|
CRONOGRAMA
|
|
DATA |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS.
Cidadão- Zé Ramalho. Disponível em https://www.letras.mus.br/ze-ramalho/75861/.
Acesso em 02/06/2022
Fábrica-Legião Urbana. Disponível em https://www.letras.mus.br/legiao-urbana/22506/.
Acesso em 01/06/2022
A carne- Elza Soares. Disponível em
https://www.letras.mus.br/elza-soares/281242/. Acesso em 01/06/2022
Triste, louca, má. Disponível em https://www.letras.mus.br/francisco-el-hombre/triste-louca-ou-ma/.
Acesso em 01/06/2022
Admirável gado novo. Disponível em https://www.letras.mus.br/ze-ramalho/49361/.
Acesso em 05/06/2022
Brasil – Cazuza. Disponível em
https://www.letras.mus.br/cazuza/7246/ Acesso em 05/06/2022
CONTEXTO SÓCIO-POLÍTICO-CULTURAL E A CANÇÃO DE CHICO
BUARQUE E A DE PAULINHO DA VIOLA. Disponível em file:///C:/Users/idarlan/Downloads/lucan,+Artigo15.pdf.
Acesso em 05/06/2022
HOLLANDA, Chico Buarque. Chico Buarque, letra e
música: incluindo Gol de Letras de Humberto Werneck e Carta ao Chico de Tom
Jobim. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum
Curricular. Brasília, 2018.
BOA TARDE, CIDADÃOS DSTE LUGAR
OUÇAM O QUE QUEREMOS LHES CONTAR
CIDADANIA NEGADA
PODE SER CANTADA
OS DIREITOS GARANTIDOS NA NOSSA CONSTITUIÇÃO
DEVEM SER POSTOS EM PRÁTICA PARA O BEM DA POPULAÇÃO
POVO SOFRIDO, VÍTIMA DA CORRUPÇÃO
ONDE ESTÁ A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE?
QUEM FAZ A SEGURANÇA DE NOSSA SOCIEDADE?
GOVERNANTES DESTE PAÍS, TENHAM MAIS SERIEDADE.
MAIS SEGURANÇA POR FAVOR!
SENHORES GOVERNANTES, OUÇAM O NOSSO CLAMOR!
NOSSOS DIREITOS SOCIAIS SÃO NEGLIGENCIADOS
SEM SAÚDE, MORADIA E TRABALHO, MUITOS VIVEM ABANDONADOS
E O DEVER DO ESTADO DE DAR ASSISTÊNCIA AOS DESAMPARADOS?
QEREMOS UMA POLÍTICA MAIS ACOLHEDORA
QUE MOSTRE AO POVO POBRE UMA PÁTRIA PROTETORA
QUEREMOS CANTAR O PAÍS DA ESPERANÇA
ONDE O POBRE TENHA DIREITO À BONANÇA
ONDE MULHERES, POBRES E NEGROS SEJAM VALORIZADOS
CHEGA DE VIOLÊNCIA, RACISMO E DESIGUALDADE
QUEREMOS UMA SOCIEDADE JUSTA DE VERDADE
QUEREMOS MAIS POLÍTICAS DE INCLUSÃO
VIVA NOSSA LIBERDADE DE EXPRESSÃO!
NÃO QUEREMOS MAIS ESSA POLÍTICA DE EXCLUSÃO
CONHECEMOS NOSSOS DIREITOS E DEVERES, SOMOS CIDADÃOS
CIDADÃOS DISPOSTOS A LUTAR
O MEDO E A DESUGULDADE NÃO VÃO MAIS NOS CALAR
A NOSSA CIDADANIA SEMPRE FOI NEGADA
A NOSSA CIDADIA ALÉM DE CANTADA, DEVE SER RESPEITADA!
Inscreva-se no canal Professora Faieth
Nenhum comentário:
Postar um comentário