2º PERÍODO     
O QUE SE
  ESPERA  
AO FINAL DA
  ETAPA       
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O
  QUE DEVERÁ SER APRENDIDO 
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O QUE DEVERÁ
  SER ENSINADO 
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COMO DEVERÁ
  SER ENSINADO 
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O QUE DEVERÁ
  SER AVALIADO 
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  Compreender
  e usar a Língua Portuguesa como língua materna geradora de significação e
  integradora da organização do mundo e da própria identidade; 
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Reconhecer os usos da norma padrão da
  língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação. 
Identificar os diferentes termos de uma oração e
  reconhecer a função sintática que desempenham no contexto em que estão
  inseridos 
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LINGUAGEM,
  COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO 
Período
  composto por subordinação: orações adverbiais; 
Período
  composto por coordenação 
Orações
  coordenadas; 
Pontuação 
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Leitura
  e análise de textos selecionados; 
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      Participação durante o estudo
  e análise; 
     Domínio de conteúdo e postura no produto do
  conhecimento construído; 
       Capacidade
  de compreender,
  produzir e exemplificar com clareza e segurança; 
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Analisar,
  interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens relacionando textos
  com seus contextos mediante a natureza, função e organização e estrutura das
  manifestações de acordo com as condições de produção e recepção; 
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Estabelecer relações entre o texto
  literário e o momento de sua produção, situando 
aspectos do contexto histórico, social e político; 
Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis
  e permanentes no patrimônio literário nacional 
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LITERATURA 
O
  Nordeste no Romance de Trinta: Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, José Lins
  do Rego, Jorge Amado; 
O
  sul no romance de 30: Érico Veríssimo e Dionélio Machado; 
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Exibição
  de filmes baseados nas obras literárias da geração de 30; 
Trabalhar o 
Romance de 30 através do projeto
  Nordeste: palavra, imagem e som; 
  Pesquisa e montagem de uma mostra sobre a
  cultura do nordeste brasileiro 
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Compreender
  e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de
  organização cognitiva da realidade pela constituição de significados,
  expressão, comunicação e informação. 
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Inferir em um texto quais são os
  objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos
  argumentativos utilizados. 
Reconhecer no texto estratégias
  argumentativas empregadas para o convencimento do público. 
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PRODUÇÃO
  TEXTUAL 
O
  texto argumentativo: a seleção de argumentos 
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Leitura
  e análise de textos dissertativo-argumentativo; 
Produção
  textual 
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