2º PERÍODO
O QUE SE
ESPERA
AO FINAL DA
ETAPA
|
O
QUE DEVERÁ SER APRENDIDO
|
O QUE DEVERÁ
SER ENSINADO
|
COMO DEVERÁ
SER ENSINADO
|
O QUE DEVERÁ
SER AVALIADO
|
Compreender
e usar a Língua Portuguesa como língua materna geradora de significação e
integradora da organização do mundo e da própria identidade;
|
Reconhecer os usos da norma padrão da
língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
Identificar os diferentes termos de uma oração e
reconhecer a função sintática que desempenham no contexto em que estão
inseridos
|
LINGUAGEM,
COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO
Período
composto por subordinação: orações adverbiais;
Período
composto por coordenação
Orações
coordenadas;
Pontuação
|
Leitura
e análise de textos selecionados;
|
Participação durante o estudo
e análise;
Domínio de conteúdo e postura no produto do
conhecimento construído;
Capacidade
de compreender,
produzir e exemplificar com clareza e segurança;
|
Analisar,
interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens relacionando textos
com seus contextos mediante a natureza, função e organização e estrutura das
manifestações de acordo com as condições de produção e recepção;
|
Estabelecer relações entre o texto
literário e o momento de sua produção, situando
aspectos do contexto histórico, social e político;
Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis
e permanentes no patrimônio literário nacional
|
LITERATURA
O
Nordeste no Romance de Trinta: Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, José Lins
do Rego, Jorge Amado;
O
sul no romance de 30: Érico Veríssimo e Dionélio Machado;
|
Exibição
de filmes baseados nas obras literárias da geração de 30;
Trabalhar o
Romance de 30 através do projeto
Nordeste: palavra, imagem e som;
Pesquisa e montagem de uma mostra sobre a
cultura do nordeste brasileiro
|
|
Compreender
e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de
organização cognitiva da realidade pela constituição de significados,
expressão, comunicação e informação.
|
Inferir em um texto quais são os
objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos
argumentativos utilizados.
Reconhecer no texto estratégias
argumentativas empregadas para o convencimento do público.
|
PRODUÇÃO
TEXTUAL
O
texto argumentativo: a seleção de argumentos
|
Leitura
e análise de textos dissertativo-argumentativo;
Produção
textual
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário