3º PERÍODO
O QUE SE
ESPERA
AO FINAL DA
ETAPA
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O
QUE DEVERÁ SER APRENDIDO
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O QUE DEVERÁ
SER ENSINADO
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COMO DEVERÁ
SER ENSINADO
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O QUE DEVERÁ
SER AVALIADO
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Compreender
e usar a Língua Portuguesa como língua materna geradora de significação e
integradora da organização do mundo e da própria identidade.
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Reconhecer os usos da norma padrão da língua
portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
Avaliar a adequação da norma
padrão ou não padrão de concordância
verbal e nominal em um texto ou sequencia
textual, considerando a
situação comunicativa e o gênero do texto
Elaborar e ampliar estruturas gramaticais, a partir
de construções já exploradas no texto, tendo em vista as diversas
possibilidades comunicativas que a língua oferece.
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LINGUAGEM,
COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO
Concordância
verbal e nominal
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Leitura
e análise de textos selecionados;
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Participação durante o estudo e análise;
Domínio
de conteúdo e postura no produto do conhecimento construído;
Capacidade de compreender, produzir e exemplificar com clareza
e segurança;
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Analisar,
interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens relacionando textos
com seus contextos mediante a natureza, função e organização e estrutura das
manifestações de acordo com as condições de produção e recepção.
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Observar as influências
políticas, econômicas,
sociais e filosóficas na
manifestação literária do
período estudado;
Explicar as principais
características da poesia
De 30.
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LITERATURA
A poesia de 30. Carlos Drummond de
Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes;
Murilo Mendes e Jorge de Lima;
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Exposição
de textos;
Recital;
Projeto:
poesia e música
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Compreender
e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de
organização cognitiva da realidade pela constituição de significados,
expressão, comunicação e informação;
Demonstrar
conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários a construção da
argumentação.
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Identificar e analisar relações
de concordância em textos dissertativos;
Reconhecer os tipos de argumentos utilizados para
a defesa do ponto de vista;
Analisar e aplicar os recursos expressivos da
linguagem, identificando e incorporando as características de um texto
dissertativo.
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O
debate regrado Público: estratégias de contra argumentação;
Tipos
de argumentos
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Realização
de debates na turma para exercitar a argumentação
Selecionar
argumentos para defender um ponto de vista
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