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domingo, 9 de março de 2014

PLANO DE AULA - LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO, 3º ANO

                                                            3º PERÍODO

O QUE SE ESPERA
AO FINAL DA ETAPA     
O QUE DEVERÁ SER APRENDIDO
O QUE DEVERÁ SER ENSINADO
COMO DEVERÁ SER ENSINADO
O QUE DEVERÁ SER AVALIADO
 Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

Avaliar a adequação da norma padrão ou não padrão de  concordância verbal e nominal em um texto ou sequencia
textual, considerando a situação comunicativa e o gênero do texto
Elaborar e ampliar estruturas gramaticais, a partir de construções já exploradas no texto, tendo em vista as diversas possibilidades comunicativas que a língua oferece.

LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO

Concordância verbal e nominal


Leitura e análise de textos selecionados;



                          
       Participação durante o estudo e análise;
     Domínio de conteúdo e postura no produto do conhecimento construído;
      Capacidade de compreender, produzir e exemplificar com clareza e segurança;

Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens relacionando textos com seus contextos mediante a natureza, função e organização e estrutura das manifestações de acordo com as condições de produção e recepção.
Observar as influências políticas, econômicas,
sociais e filosóficas na manifestação literária do
período estudado;

Explicar as principais características da poesia
De 30.            
LITERATURA
A poesia de 30. Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes;
Murilo Mendes e Jorge de Lima;
Exposição de textos;
Recital;
Projeto: poesia e música
Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação;
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários a construção da argumentação.
Identificar e analisar relações de concordância  em textos dissertativos;

Reconhecer os tipos de argumentos utilizados para a defesa do ponto de vista;

Analisar e aplicar os recursos expressivos da linguagem, identificando e incorporando as características de um texto dissertativo.
O debate regrado Público: estratégias de contra argumentação;
Tipos de argumentos


Realização de debates na turma para exercitar a argumentação
Selecionar argumentos para defender um ponto de vista








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