CENTRO
DE ENSINO AMADO JOAQUIM
PLANO
DE CURSO  3º ANO ENSINO MÉDIO 
DISCIPLINA:
LÍNGUA PORTUGUESA
1º
PERÍODO                                      
| 
   
O QUE SE ESPERA
   
AO FINAL DA
  ETAPA        
 | 
  
   
O
  QUE DEVERÁ SER APRENDIDO 
 | 
  
   
O QUE DEVERÁ
  SER ENSINADO 
 | 
  
   
COMO DEVERÁ SER
  ENSINADO 
 | 
  
   
O QUE DEVERÁ
  SER AVALIADO 
 | 
 
| 
   
ü 
  Compreender e usar a Língua
  Portuguesa como língua materna geradora de significação e integradora da
  organização do mundo e da própria identidade; 
ü 
    
 | 
  
   
ü 
  Reconhecer, em diferentes textos, a
  função do pronome relativo e das orações subordinadas adjetivas na
  construção do texto; 
 | 
  
   
LINGUAGEM,
  COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO 
·        
  Orações
  substantivas 
·        
  Orações
  adjetivas 
 | 
  
   
Leitura e análise de textos
  selecionados; 
 | 
  
   
PP   Participação durante o
  estudo e análise; 
    Domínio de conteúdo e postura no produto do
  conhecimento construído; 
     Capacidade de compreender, produzir e
  exemplificar com clareza e segurança; 
 | 
 
| 
   
Analisar,
  interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens relacionando textos
  com seus contextos mediante a natureza, função e organização e estrutura das
  manifestações de acordo com as condições de produção e recepção; 
 | 
  
   
Reconhecer a importância da arte
  literária no universo das manifestações artísticas; 
Compreender
  a importância da literatura como manifestação individual do homem no seu
  tempo e espaço; 
Identificar
  traços dos movimentos da vanguarda europeia em obras do Modernismo brasileiro 
 | 
  
   
LITERATURA 
·        
  Pré-Modernismo no Brasil 
·        
  A linguagem do Modernismo 
·        
  Vanguardas Europeias 
·        
  A primeira fase do Modernismo: Os
  Andrades, Manuel Bandeira e Alcântara Machado 
·        
  A Literatura portuguesa no século
  XX: Fernando Pessoa e heterônimos 
 | 
  
   
Análise
  de obras literárias dos principais autores do Pré-Modernismo e do Modernismo; 
Exibição
  de obras de arte dos movimentos de Vanguarda e do Modernismo através do
  projetor de imagem; 
Montagem
  de painéis; 
Exibição
  de filmes; 
Seminários 
 | 
 |
| 
   
Compreender
  e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de
  organização cognitiva da realidade pela constituição de significados,
  expressão, comunicação e informação. 
 | 
  
   
Reconhecer
  no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do
  público; 
 | 
  
   
PRODUÇÃO
  TEXTUAL 
O
  texto argumentativo:
  a seleção de argumentos 
 | 
  
   
Leitura
  e análise de textos dissertativo-argumentativo; 
Produção
  textual 
 | 
 
  
  | 
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário