DISCIPLINA:
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: RONY FAIETH FERREIRA PASSINHO
PROFESSORA: RONY FAIETH FERREIRA PASSINHO
1º
PERÍODO
O QUE SE ESPERA
AO FINAL DA
ETAPA
|
O
QUE DEVERÁ SER APRENDIDO
|
O QUE DEVERÁ
SER ENSINADO
|
COMO DEVERÁ SER
ENSINADO
|
O QUE DEVERÁ
SER AVALIADO
|
Compreender e usar a Língua
Portuguesa como língua materna geradora de significação e integradora da
organização do mundo e da própria identidade;
|
Reconhecer, em diferentes textos, a
função do pronome relativo e das orações subordinadas adjetivas na
construção do texto;
|
LINGUAGEM,
COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO
·
Orações
substantivas
·
Orações
adjetivas
|
Leitura e análise de textos
selecionados;
|
Participação durante o
estudo e análise;
Domínio de conteúdo e postura no produto do
conhecimento construído;
Capacidade de compreender, produzir e
exemplificar com clareza e segurança;
|
Analisar,
interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens relacionando textos
com seus contextos mediante a natureza, função e organização e estrutura das
manifestações de acordo com as condições de produção e recepção;
|
Reconhecer a importância da arte
literária no universo das manifestações artísticas;
Compreender
a importância da literatura como manifestação individual do homem no seu
tempo e espaço;
Identificar
traços dos movimentos da vanguarda europeia em obras do Modernismo brasileiro
|
LITERATURA
· Pré-modernismo no Brasil
·
A linguagem do Modernismo
·
Vanguardas Europeias
·
A primeira fase do Modernismo: Os Andrades, Manuel Bandeira e Alcântara Machado
·
A Literatura portuguesa no século
XX: Fernando Pessoa e heterônimos
|
Análise
de obras literárias dos principais autores do Pré-modernismo e do Modernismo;
Exibição
de obras de arte dos movimentos de Vanguarda e do Modernismo através do
projetor de imagem;
Montagem
de painéis;
Exibição
de filmes;
Seminários
|
|
Compreender
e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de
organização cognitiva da realidade pela constituição de significados,
expressão, comunicação e informação.
|
Reconhecer
no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do
público;
|
PRODUÇÃO
TEXTUAL
O
texto argumentativo:
a seleção de argumentos
|
Leitura
e análise de textos dissertativo-argumentativo;
Produção
textual
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário