MATERIAL DE APOIO
1.(L.P.Truques e Táticas) Leia com
atenção:
“… Em primeiro lugar, não há uma só alma,
há duas…– Duas?– Nada menos de duas almas. Cada criatura humana traz duas almas
consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro…
Espantem-se à vontade; podem ficar de boca aberta, dar de ombros, tudo; não
admito réplica. Se me replicarem, acabo o charuto e vou dormir. A alma exterior
pode ser um espírito, um fluido, um homem, muitos homens, um objeto, uma
operação. Há casos, por exemplo, em que um simples botão de camisa é a alma exterior
de uma pessoa; – e assim também a polca, o voltarete, um livro, uma máquina, um
par de botas, uma cavatina, um tambor, etc. Está claro que o ofício dessa
segunda alma é transmitir a vida, como a primeira: as duas completam o homem,
que é, metafisicamente falando, uma
laranja.”
Nesse trecho de O Espelho de Machado de Assis a personagem
principal introduz a teoria da qual fala até o final do conto com a finalidade
de
A) Afirmar
que a alma interior se sobrepõe à exterior;
B) Negar
a fragilidade do ser humano;
C) Confirmar
que o ser humano se deixa seduzir pelas aparências e prestígio social;
D) Discorrer
sobre o prestígio social;
E) Exemplificar
como a alma exterior se alimenta.
2 .(L.P.Truques e Táticas)Leia o trecho abaixo do conto O
espelho de Machado de Assis
- O
alferes eliminou o homem. Durante alguns dias as duas naturezas
equilibraram-se; mas não tardou que a primitiva cedesse à outra; ficou-me uma
parte mínima de humanidade. Aconteceu então que a alma exterior, que era dantes
o sol, o ar, o campo, os olhos das moças, mudou de natureza, e passou a ser a
cortesia e os rapapés da casa, tudo o que me falava do posto, nada do que me
falava do homem.
Nesse
fragmento, Jacobina deixa claro que o alferes eliminou o homem. Isso
ocorreu, principalmente, porque essa personagem
(A) Tornou-se dependente das bajulações;
(B) Esqueceu-se de admirar a natureza;
(C) Viu no alferes uma oportunidade de escolher
entre as duas naturezas;
(D) Viu que o sol, o ar, o campo, o olhar das
moças, não eram importantes para o homem.
(E) Viu no alferes a força e o equilíbrio.
3. (L.P.Truques e Táticas) Leia o trecho abaixo do conto O
espelho de Machado de Assis
Os
escravos punham uma nota de humildade nas suas cortesias, que de certa maneira
compensava a afeição dos parentes e a intimidade doméstica interrompida. Notei
mesmo, naquela noite, que eles redobravam de respeito, de alegria, de
protestos. Nhô alferes, de minuto a minuto; nhô alferes é muito bonito; nhô
alferes há de ser coronel; nhô alferes há de casar com moça bonita, filha de
general; um concerto de louvores e profecias, que me deixou extático. Ah!
Pérfidos! Mal podia eu suspeitar a intenção secreta dos malvados
Nesse
trecho do conto é possível afirmar que os escravos
A) Usavam as bajulações para ocultar
suas verdadeiras intenções;
B) Admiravam a farda de
alferes de Jacobina;
C) Revelavam, assim como
Jacobina, a alma interior;
D) Desejam um futuro
brilhante para jacobina;
E) Queriam exaltar o alferes
e mostrar que eram submissos a ele.
4. (L.P.Truques e Táticas) Analisando o enredo e as
personagens do conto A Carteira de Machado de Assis está CORRETO o que se
afirma em:
A) Apenas no último episódio é revelada a traição
de Gustavo e D. Amélia para o leitor. Porém Honório continua inocente e apenas
se aborrece por acreditar que Gustavo o julgou desonesto;
B) O que perturba Honório ao abrir a carteira pela
primeira vez é somente a descoberta de que o dono era seu amigo;
C) D. Amélia rasgou o bilhetinho em trinta mil
pedaços. Isso mostra o comportamento dessa personagem que sempre fingia alegria
na presença do marido;
D) A desconfiança de Honório a respeito do
relacionamento entre Amélia e Gustavo é sugerida pela expressão como um golpe
de estilete;
E) O leitor tem certeza que Amélia é infiel a
partir do momento que ela aparece na narrativa, pois exige do marido uma vida
luxuosa e sempre na companhia de Gustavo.
5.
(L.P.Truques e Táticas) Considere o conto a carteira e o trecho em destaque no
fragmento abaixo.
Gustavo
pegou dela precipitadamente, e olhou desconfiado para o amigo. Esse olhar foi
para Honório como um golpe de estilete; depois de tanta luta com a necessidade,
era um triste prêmio. Sorriu amargamente; e, como o outro lhe perguntasse onde
a achara, deu-lhe as explicações precisas.
Nesse
trecho
I. O olhar de Gustavo foi mal
interpretado por Honório;
II. O que deixou Honório
magoado foi acreditar que o seu amigo o julgava desonesto;
III. Honório desconfiou do
relacionamento de Gustavo com Amélia;
IV. A expressão golpe de estilete
revela o quando Honório ficou desapontado com a forma como Gustavo o olhou;
V. Gustavo pegou a carteira
precipitadamente porque tinha outras preocupações além do dinheiro.
Está correto o que se afirma em
A) I, II, III e
IV
B) I, II, IV e V
C) I, II, e III
D) IV e V apenas
E) I e V apenas
6. (L.P.Truques e Táticas) D. Amélia
não sabia nada; ele não contava nada à mulher, bons ou maus negócios. Não
contava nada a ninguém. Fingia-se tão alegre como se nadasse em um mar de
prosperidades.
Nesse trecho do conto A carteira, o autor fez
uso da conotação. Esse recurso também foi utilizado no trecho
A) Bebeu a última gota de café,
sem reparar que estava frio
B) Mas as esperanças
voltavam com facilidade.
C) Tirou-a do bolso,
finalmente, mas com medo, quase às escondidas; abriu-a, e ficou trêmulo.
D) Todo o castelo levantado
esboroou-se como se fosse de cartas.
E) Eram cinco horas da
tarde. Tinha-se lembrado de ir a um agiota, mas voltou sem ousar pedir
nada.
7.(L.P.Truques e Táticas)Sobre o personagem Honório do conto A carteira de Machado de Assis é INCORRETO afirmar que
A) Valoriza uma
vida de aparências;
B) Hesita entre
a consciência e a necessidade;
C) Organiza com
responsabilidade sua vida financeira;
D) Não é um
advogado brilhante;
E) Endividado,
tem medo de um futuro de miséria.
8(L.P.Truques e Táticas) No conto Damião, em uma situação de conflito, descumpre com a sua
consciência moral. Isso se dá principalmente no memento em que
(A) Ele deixa de
ajudar Lucrécia para defender seus próprios interesses;
(B) Ele foge do
seminário e desobedece ao pai;
(C) Ele envolve
o padrinho em uma situação embaraçosa com Sinhá Rita;
(D) Ele provocou,
com suas piadas, o castigo de Lucrécia;
(E) Ele ameaçou
cometer suicídio a fim de que Sinhá Rita o livrasse do seminário.
9(L.P.Truques e Táticas) Leia o trecho abaixo.
– Há de ser possível, afianço eu. Se o senhor quiser, continuou
ela com certo tom insinuativo, tudo se há de arranjar. Peça-lhe muito, que ele
cede. Ande, Senhor João Carneiro, seu afilhado não volta para o
seminário; digo-lhe que não volta...
– Mas, minha senhora...
– Vá, vá.
Observando as formas verbais em destaque é possível inferir que
há
(A) um tom de
súplica a João Carneiro por quem ela tinha enorme respeito;
(B) um Pedido
carinhoso a fim de que João Carneiro a atendesse;
(C) uma sugestão
para que ele resolvesse o problema de Damião;
(D) uma ordem a
João Carneiro mostrando domínio sobre ele;
(E) um pedido
sem esperanças, pois não acreditava que podia ajudar Damião.
10(L.P.Truques e Táticas) Leia o trecho abaixo do conto O caso
da vara de Machado de Assis.
–
Meu padrinho? Esse é ainda pior que papai; não me atende, duvido que atenda a
ninguém...
–
Não atende? Interrompeu Sinhá Rita ferida em seus brios. Ora, eu lhe mostro se
atende ou não...
Chamou
um moleque e bradou-lhe que fosse à casa do Sr. João Carneiro chamá-lo, já e
já; e se não estivesse em casa, perguntasse onde podia ser encontrado, e
corresse a dizer-lhe que precisava muito de lhe falar imediatamente.
–
Anda, moleque.
O
trecho acima permite ao leitor inferir que Sinhá Rita age com
(A)
Vaidade, pois queria mostrar que tinha poder
sobre o padrinho de Damião;
(B)
Revolta,
pois não se conformava coma volta de Damião ao seminário;
(C)
Espanto,
pois não entendia como o pai de Damião podia obrigá-lo ao sacerdócio;
(D)
Tristeza,
como se observa na expressão “ferida em seus brios”;
(E)
Dúvida,
pois não sabia se alguém a atenderia no caso de Damião.
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