ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL – TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
TEMA: “O estigma associado às
doenças mentais na sociedade
brasileira”/ ENEM 2020
Redação
nota 1.000 de Aécio Fernandes, RN
Manoel de Barros, grande
poeta pós-modernista, desenvolveu em suas obras uma “teologia do traste”, cuja
principal característica reside em dar valor às situações frequentemente
esquecidas ou ignoradas. Segundo a lógica barrosiana, faz-se preciso, portanto,
valorizar também a problemática das doenças mentais no Brasil, ainda que elas
sejam estigmatizadas por parte da sociedade. Nesse sentido, a fim de mitigar os
males relativos a essa temática, é importante analisar a negligência estatal e
a educação brasileira.
Primordialmente, é necessário destacar a forma como parte do Estado costuma lidar com a saúde mental no Brasil. Isso porque, como afirmou Gilberto Dimenstein, em sua obra “Cidadão de Papel”, a legislação brasileira é ineficaz, visto que, embora aparente ser completa na teoria, muitas vezes, não se concretiza na prática. Prova disso é a escassez de políticas públicas satisfatórias voltadas para a aplicação do artigo 6 da “Constituição Cidadã”, que garante, entre tantos direitos, a saúde. Isso é perceptível seja pela pequena campanha de conscientização acerca da necessidade a saúde mental, seja pelo pouco espaço destinado ao tratamento das doenças mentais nos hospitais. Assim, infere-se que nem mesmo o princípio jurídico foi capaz de garantir o combate ao estigma relativo a doenças psíquicas.
Outrossim, é igualmente preciso apontar a educação, nos moldes predominantes no Brasil, como outro fator que contribui para a manutenção do preconceito contra as doenças psiquiátricas. Para entender tal apontamento, é justo relembrar a obra "Pedagogia da Autonomia", do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, na medida em que ela destaca a importância das escolas em fomentar não só o conhecimento técnico-científico, mas também habilidades socioemocionais, como respeito e empatia. Sob essa ótica, pode-se afirmar que a maioria das instituições de ensino brasileiras, uma vez que são conteudistas, não contribuem no combate ao estigma relativo às doenças mentais e, portanto, não formam indivíduos da forma como Freire idealiza.
Frente a tal
problemática, faz-se urgente, pois, que o Ministério Público, cujo dever, de
acordo com o artigo 127 da "Constituição Cidadã", é garantir a ordem
jurídica e a defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis, cobre
do Estado ações concretas a fim de combater o preconceito às doenças mentais.
Entre essas ações, deve-se incluir parcerias com as plataformas midiáticas, nas
quais propagandas de apelo emocional, mediante depoimentos de pessoas que
sofrem esse estigma, deverão conscientizar a população acerca da importância do
respeito e da saúde mental. Ademais, é preciso haver mudanças escolares,
baseadas no fomento à empatia, por meio de debates sobre temas socioemocionais.
1.(L.P.Truques e
Táticas) No primeiro parágrafo do texto, o autor, além de apresentar o tema,
apresentou também a tese. Essa ideia defendida nos parágrafos 1 e 2 está
parafraseada em uma das opções abaixo. Destaque-a.
A) Manoel de Barros, em sua literatura, dá prioridade a situações
esquecidas e ignoradas pela sociedade;
B) Segundo Manoel de Barros, é necessário olhar para as classes marginalizadas;
C) As doenças mentais, segundo a literatura de Manoel de Barros, são estigmatizadas
por parte da sociedade;
D) É responsabilidade do Estado buscar soluções para o estigma das doenças
mentais na sociedade;
E) Faz-se necessário analisar tanto a negligencia do Estado, como da
educação brasileira, afim de que os males relativos ao estigma associado às
doenças mentais sejam mitigados.
2.
.(L.P.Truques
e Táticas) Cada um dos parágrafos de desenvolvimento (D1 e D2)
apresentam uma ideia central. Identifique a alternativa em que elas aparecem na
ordem em são apresentados no texto.
A)
(...) é
necessário destacar a forma como parte do Estado costuma lidar com a saúde
mental no Brasil/...é igualmente preciso apontar a educação, nos moldes
predominantes no Brasil, como outro fator que contribui para a manutenção do
preconceito contra as doenças psiquiátricas.
B) como afirmou
Gilberto Dimenstein, em sua obra “Cidadão de Papel”, a legislação brasileira é
ineficaz, visto que, embora aparente ser completa na teoria, muitas vezes, não
se concretiza na prática/ Para entender tal apontamento, é justo relembrar a
obra "Pedagogia da Autonomia”(...)
C) Prova disso é a
escassez de políticas públicas satisfatórias voltadas para a aplicação do
artigo 6 da “Constituição Cidadã”, que garante, entre tantos direitos, a saúde/
(...) na medida em que ela destaca a importância das escolas em fomentar não só
o conhecimento técnico-científico, mas também habilidades socioemocionais, como
respeito e empatia.
D) (...) é perceptível
seja pela pequena campanha de conscientização acerca da necessidade a saúde
mental, seja pelo pouco espaço destinado ao tratamento das doenças mentais nos
hospitais/ ...pode-se afirmar que a maioria das instituições de ensino
brasileiras, uma vez que são conteudistas, não contribuem no combate ao estigma
relativo às doenças mentais...
E) (...) infere-se
que nem mesmo o princípio jurídico foi capaz de garantir o combate ao estigma
relativo a doenças psíquicas/(...) portanto, não formam indivíduos da forma
como Freire idealiza.
3 .(L.P.Truques e
Táticas) Considerando a estrutura considerada correta do texto
dissertativo-argumentativo e observando como exemplo o texto acima de Aécio
Fernandes, é INCORRETO afirmar que
A) Tanto o D1, como o D2 apresentam
tópico frasal, desenvolvimento e conclusão;
B) há, em cada um dos parágrafos
de desenvolvimento, elementos de coesão para fazer a introdução, a retomada de
ideias e a conclusão;
C) o segundo parágrafo de
desenvolvimento (D2), embora tenha apresentado ideias secundárias para
desenvolver o tópico frasal, não apresentou uma conclusão;
D) Cada parágrafo do texto
dissertativo-argumentativo deve apresentar a mesma estrutura do texto:
introdução, desenvolvimento e conclusão;
E) No parágrafo de conclusão o
autor sintetiza as principais ideias apresentadas no desenvolvimento e
apresenta uma proposta de intervenção.
4).(L.P.Truques e Táticas) no segundo parágrafo
de desenvolvimento, no trecho “mas
também habilidades socioemocionais, como respeito e empatia,” o elemento de coesão traz uma
ideia de
A) adição
B) oposição
C) conclusão
D) explicação
E) concessão
5 .(L.P.Truques
e Táticas) A competência 2 da redação do ENEM avalia também o repertório
sociocultural do candidato. No texto em
estudo, além do respeito à estrutura do texto dissertativo-argumentativo, o
autor mostra ainda um amplo conhecimento do tema. Nesse sentido convém afirmar
que
A) o autor usa várias
estratégias argumentativas para sustentar sua tese, no último parágrafo, como é
a conclusão, apenas apresenta a proposta de intervenção sem fazer referência a tese;
B) o amplo repertório
sociocultural do autor fica evidente desde a introdução do texto;
C)
a obra Pedagogia da Autonomia foi usada como
estratégia argumentativa para validar a ideia de negligencia do Estado;
D)
Embora a introdução esteja bem
construída, não faz referência as palavras chaves presentes no tema;
E)
Cita a obra “Cidadão de Papel” de
Gilberto Dimenstein para reafirmar a tese de que a precariedade na educação é o
principal fator responsável pelo preconceito contra pessoas com algum tipo de
doença mental.
6.(L.P.Truques e Táticas)A
proposta de intervenção da redação do
ENEM deve ser detalhada e propor ações concretas e consistentes. Explique como o autor do texto fez o
detalhamento da proposta de intervenção.
muito bom!
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