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terça-feira, 28 de dezembro de 2021

QUESTÕES DE PROVA SOBRE FOGO MORTO, INCIDENTE EM ANTARES E POEMAS DE DRUMMOND


 MATERIAL DE APOIO PARA AS QUESTÕES 1 e 2



AVALIAÇÃO DE LITERATURA

1.( L. P. Truques e Táticas) Leia o fragmento abaixo da obra Fogo morto de José Lins do Rego

[...]O bater do martelo do mestre José Amaro recobria os rumores do dia que cantava nos passarinhos, que bulia nas árvores, açoitadas pelo vento. Uma vaca mugia por longe. O martelo do mestre era forte, mais alto que tudo. [...] Ouvia o gemer da filha. Batia com mais força na sola. [...] Tinha aquela filha triste, aquela Sinhá de língua solta. Ele queria mandar em tudo como mandava no couro que trabalhava, queria bater em tudo como batia naquela sola. 

Nesse trecho podemos inferir que o bater do martelo de José Amaro revela

A)     A dedicação ao seu trabalho de celeiro;

B)     O desejo de sufocar sua amargura e revolta;

C)     Que ele seguia sempre o mesmo horário de trabalho;

D)     Que ele não queria ser incomodado durante o trabalho;

E)     Que ele queria chamar atenção das pessoas que passavam na estrada.

2.( L. P. Truques e Táticas) A obra Fogo morto está dividida em três partes. Cada uma traz um personagem importante para a construção do enredo. A respeito desses personagens destaque a alternativa que apresenta informações que NÃO estão de acordo com as apresentadas na obra.

A) Amaro era um homem decadente, mas não abandonava o seu orgulho;

B) Com a decadência do engenho Santa Fé, o coronel Lula perde a postura de proprietário e passa a se comportar com humildade;

C) Amaro sentia-se frustrado em relação à família, ao trabalho e ao meio onde vivia;

D) Vitorino Carneiro é uma espécie de D. Quixote do sertão, luta por justiça social e é contra todo tipo de opressão e arbitrariedade.

E) Lula mostra-se totalmente incapaz de comandar o engenho quando o herda do sogro, o capitão Tomás.

MATERIAL DE APOIO PARA A QUESTÃO 3



3. ( L. P. Truques e Táticas)Considere os enunciados a seguir  sobre a obra Incidente em Antares de Érico Veríssimo.

I. Incidente em Antares é uma obra que mistura elementos fantásticos com elementos políticos.

II. Os mortos compõem a parte cômica do livro, enquanto a crítica se concentra apenas na primeira parte.

III. O incidente tem como elemento principal a revolta de sete defuntos que questionam o direito ao sepultamento, além de desmascarar os vivos.

IV. A obra reúne humor e crítica social. Há no romance uma análise da sociedade de Antares em uma comparação à própria sociedade brasileira.

Está correto o que se afirma em

A)     Apenas I e II

B)     Apenas II e III

C)     Apenas I, II e IV

D)     Apenas I, III e IV

E)     Apenas  II e IV

M

MATERIAL DE APOIO PARA AS QUESTÕES 4,5 e 6



Leia o poema abaixo para responder as questões 4, 5 e 6

Os Ombros Suportam o Mundo

Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.

Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.

Sentimento do Mundo, 1940

4.( L. P. Truques e Táticas)  O  poema  mostra

A) a Indignação do sujeito lírico em relação aos grandes problemas que aterrorizam os homens;

B) a resignação do ser humano em relação aos problemas de seu tempo;

C) Preocupação do eu lírico com grandes problemas como a guerra e a fome;

D) Preocupação com aqueles que não conseguem lidar com suas dores e preferem morrer;

E) Preocupação com o estado de solidão em que vivem seus semelhantes.

5.( L. P. Truques e Táticas) No verso “E o coração está seco, ” temos uma figura de linguagem que expressa a visão do sujeito lírico em relação ao ser humano de seu tempo. Esse recurso de expressão chama-se:

A)     Metáfora

B)     Prosopopeia

C)     Antítese

D)     Paradoxo

E)     Eufemismo

 

6.( L. P. Truques e Táticas) "Teus ombros suportam o mundo / e ele não pesa mais que a mão de uma criança." Esses versos do poema sugerem que o sujeito lírico

A) encoraja os seus semelhantes mostrando-lhes a capacidade de suportar os problemas de seu tempo;

B) desafia os problemas de seu tempo, pois se sente maior que o mundo;

C) mostra-se forte e esperançoso, pois os ombros suportam o mundo;

D) vê o mundo com leveza como a mão de uma criança;

E) Acredita que os problemas que assolam os indivíduos os tornam insensíveis.

MATERIAL DE APOIO PARA AS QUESTÕES 7 e 8



Leia o poema abaixo para responder as questões 7 e 8

CONSOLO NA PRAIA

Vamos, não chores…

A infância está perdida.

A mocidade está perdida.

Mas a vida não se perdeu.

 

O primeiro amor passou.

O segundo amor passou.

O terceiro amor passou.

Mas o coração continua.

 

Perdeste o melhor amigo.

Não tentaste qualquer viagem.

Não possuis casa, navio, terra.

Mas tens um cão.

 

Algumas palavras duras,

em voz mansa, te golpearam.

Nunca, nunca cicatrizam.

Mas, e o humour?

 

A injustiça não se resolve.

À sombra do mundo errado

Murmuraste um protesto tímido.

Mas virão outros.

 

Tudo somado, devias

Precipitar-te — de vez — nas águas.

Estás nu na areia, no vento…

Dorme, meu filho.

A Rosa do Povo, 1945

7.( L. P. Truques e Táticas) Nesse poema nota-se que

A) O sujeito lírico e o interlocutor mostram-se otimistas em relação a vida;

B) A última estrofe revela o pessimismo do sujeito lírico;

C) O poema trata apenas da temática individual sem considerar o social;

D) O eu lírico cita os fracassos do interlocutor, mas mostra que é possível superá-los.

E) O sujeito lírico não acredita no amor já que todos os amores passaram.

 

8.(L. P. Truques e Táticas) Todos os versos abaixo foram retirados do poema Consolo na praia e apresentam metáfora, EXCETO

 

A)     Estás nu na areia, no vento…

B)     Algumas palavras duras

C)     em voz mansa, te golpearam.

D)     Nunca, nunca cicatrizam.

E)     O primeiro amor passou.

 

 

.9(L.P.Truques e Táticas) Leia o texto abaixo                 

              

Quadrilha

 

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,


Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história

                             Carlos Drummond de Andrade

O tema desse poema é

 (A)   o casamento por conveniência

 (B)   o desencontro amoroso

 (C)   a dificuldade que muitos têm de se entregar ao amor

 (B)   a leviandade na relação amorosa

 (E) o suicídio como consequência do amor não correspondido


 

VÍDEO PARA A QUESTÃO 10



Mãos Dadas

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, do tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.

10.( L. P. Truques e Táticas) No poema, o sujeito lírico mostra a necessidade da solidariedade entre os homens para enfrentar os conflitos do tempo presente. Ao sugerir que essa é a função da sua poesia, usa a seguinte função da linguagem:

A) Referencial

B) Metalinguística

C) Fática

D) Conativa

E) Poética

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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