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1.(L.P.Truques e Táticas) São características do Realismo, exceto:
(A) Personagens semelhantes ao homem
comum: insere-se na literatura a importância da análise psicológica das
personagens, refletindo melhor a verdade.
(B) Interpretação da vida através da
análise do concreto: é a ciência norteando o conhecimento;
só conhecemos aquilo que observamos e experimentamos.
(C) Objetivismo: aparece como negação do
subjetivismo romântico e nos mostra o homem voltado para aquilo que
está diante e fora dele.
(D) Retratação do passado distante,
preferência por paisagens noturnas e melancólicas
(E) O Realismo apresenta os
seguintes aspectos: combate ao Romantismo, o resgate do objetivismo na
literatura e contemporaneidade.
2(L.P.Truques e Táticas) Leia
o trecho abaixo da obra Madame Bovary, do
francês Gustave Flaubert.
Mas Charles não tinha nenhuma ambição! Um médico de
Yvetot, com quem tivera ultimamente uma conferência, chegara mesmo a
humilhá-lo, à própria cabeceira do doente, diante da família reunida.
Quando Charles lhe contou, à noite, o sucedido, Emma levantou a voz, furiosa
contra o colega do marido. Charles enterneceu-se. Beijou-a na testa, com uma
lágrima. Mas ela estava exasperada de vergonha e tinha ganas de Lhe bater; foi
abrir a janela do corredor e respirar o ar fresco para se acalmar.
- Que pobre homem! Que pobre homem! - dizia ela em
voz baixa, mordendo os lábios.
Sentia-se, além disso, mais irritada com ele. Com a
idade, Charles ia adquirindo certos hábitos grosseiros; à sobremesa
entretinha-se a cortar as rolhas das garrafas vazias; depois de comer passava a
língua sobre os dentes; quando comia a sopa, fazia barulho de cada vez que
engolia e, como tivesse começado a engordar, os olhos, já de si pequenos,
pareciam subir-lhe para a testa, empurrados pelas bochechas.
FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary. São
Paulo: Abril Cultural, 1970.
No trecho em destaque, o uso do adjetivo pobre revela
que Emma sente em relação a Charles
(A) compaixão pela
forma como Charles foi tratado pelo médico de Yvetot
(B) frustação
por ele não ter revidado à humilhação, além disso, ela o achava
medíocre e sem ambição
(C) revolta por ele ter
sido humilhado injustamente
(D) encantamento pela
forma como ele reagiu à humilhação, calmo, sem revolta.
(E) Indiferença,
pois o episódio contado por Charles apenas confirmou a ideia de que ele era um
homem vencido pelo comodismo
3.(L.P.Truques e Táticas) Ainda no mesmo
trecho é possível notar que
(A) A vida conjugal de
Charles e Emma é apresentada sem idealizações, como evidencia o olhar
desencantado da esposa em relação ao marido.
(B) Emma parece aos poucos conformar-se
com a vida ao lado de Charles, embora ele se mostre fraco e sem ambição.
(C) Emma vê a falta de ambição de
Charles como algo positivo, capaz de torna-lo bem diferente do médico de Yvetot
(D) O tema do casamento recebe um
tratamento semelhante ao que recebera nos romances românticos, isso fica claro
na forma como Emma defende o marido depois dele ter sido humilhado.
(E) Embora Charles apresentasse
alguns comportamentos que não agradavam a Emma, seu caráter elevado suavizava
seus os hábitos grosseiros.
4..(L.P.Truques e
Táticas) Os fragmentos a seguir pertencem as obras Madame Bovary de
Gustave Flaubert e o Primo Basílio de Eça de Queirós.
Era
a primeira vez que Emma ouvia tais coisas; e seu orgulho, como quem repousasse
numa estufa, se espreguiçava molemente e todo inteiro ao calor daquela
linguagem.
FLAUBERT. Gustave.
Madame Bovary.
E Luísa
tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe
escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor
amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho
tépido; [...]
QUEIRÓS, Eça de .
O primo Basílio
Nos trechos é possível compreender traços da
personalidade de Emma e Luísa. Assim podemos concluir que
A. Ambas
são apresentadas como mulheres que se encantam por palavras de amor dita ou
escrita;
B. Emma
mostra-se orgulhosa e não se deixa levar por palavras de amor; Luísa mostra
toda a sua sensibilidade de mulher romântica;
C. Ambas,
embora tenham predileção pelos livros, não se deixam influenciar pelas
narrativas que leem.
D. Embora
as duas personagens pertençam ao Realismo, ambas têm comportamentos que não se
enquadram nesse estilo de época;
E. Ambas
são apresentadas como verdadeiras heroínas românticas, entregue a amores de
acordo com as convenções da época.
5 .( L.P.Truques e Táticas)No decorrer do enredo da obra Madame Bovary é possível perceber que a trajetória da personagem Emma é marcada, principalmente, por uma sequência de
A.
Idealização, ação e frustração;
B.
Tédio, frustação e revolta;
C.
Desencanto, resignação e tédio;
D.
Encantamento, desencanto e revolta;
E.
Frustração, desejo e melancolia
6.( L.P.Truques e Táticas) Leia o trecho a seguir da obra O primo
Basílio de Eça de Queirós
“– Eu, Conselheiro? De modo nenhum. Sou
pela morte. Sou inteiramente pela morte. E exijo que a mates, Ernestinho! D.
Felicidade acudiu, toda bondosa:
– Deixe falar, Sr. Ledesma.
Está a brincar. E ele então que é um coração de anjo!
– Está enganada, D.
Felicidade – disse Jorge, de pé diante dela. – Falo
sério e sou uma fera! Se enganou o marido, sou pela morte. No abismo, na sala,
na rua, mas que a mate. Posso lá consentir que, num caso desses, um primo
meu, uma pessoa da minha família, do meu sangue, ponha a perdoar como um
lamecha! Não! Mata-a! É um princípio de família. Mata-a quanto
antes.”
O trecho acima
(A) Aponta para o final trágico de
Luísa, pois sua vida teria um desfecho semelhante ao da peça escrita por
Ernestinho.
(B) Mostra que Jorge tem uma opinião
formada sobre o destino da mulher adúltera e no desfecho do enredo ele se
mantém fiel ao que acredit’a, pois valoriza a fidelidade como um princípio de
família.
(C) “E ele então
que é um coração de anjo! ” Nesse momento D. Felicidade usa
uma metáfora com a intenção de fazer uma ironia a Jorge, pois sabe que
ele é um homem traído.
(D) As ideias defendidas por Jorge nesse
trecho são coerentes com a forma como o casamento foi apresentado no
enredo da obra e a postura defendida por ele no desfecho,
pois é nítida a crítica ao moralismo e a hipocrisia das relações,
sobretudo em torno de instituições como o casamento.
(E) Nesse momento da narrativa,
Jorge foi hipócrita, pois o que ele fala em relação a fidelidade no casamento
não é o que ele verdadeiramente defende.
7.( L.P.Truques e Táticas) Leia
o trecho a seguir da obra O Primo Basílio de Eça de Queirós.
A carruagem parou ao pé de uma casa
amarelada, com uma portinha pequena. Logo à entrada um cheiro mole e salobre
enojou-a. A escada, de degraus gastos, subia ingrememente, apertada entre
paredes onde a cal caía, e a umidade fizera nódoas. No patamar da sobreloja,
uma janela com um
gradeadozinho de arame, parda do pó acumulado, coberta
de teias de aranha, coava a luz suja do saguão.
E por trás de uma portinha, ao lado, sentia-se o ranger de um berço, o
chorar doloroso de uma criança.
Mas Basílio desceu logo, com o charuto na boca, dizendo baixo.
- Tão tarde! Sobe! Pensei que
não vinhas. O que foi?
A escada era tão esguia, que não podiam
subir juntos. E Basílio, caminhando adiante, de esguelha:
- Estou aqui
desde a uma hora, filha! Imaginei que te tinhas
esquecido da rua...
Empurrou uma cancela, fê-la
entrar num quarto pequeno, forrado de papel às listras azuis e brancas.
Luísa viu logo, ao fundo, uma cama de ferro com uma colcha amarelada,
feita de remendos juntos de chitas diferentes; e os lençóis
grossos, de um branco encardido e mal lavado, estavam impudicamente
entreabertos...
O fragmento faz
parte do primeiro encontro amoroso entre Luísa e Basílio em um quarto alugado.
Que elementos desse trecho se contrapõem aos ideais românticos dessa
personagem?
8. .( L.P.Truques e Táticas) Explique, observando o espaço e a
quebra das expectativas de Luísa, por que esse trecho se enquadra no Realismo.
Leia o trecho abaixo para responder às questões 9 e 10
– A
senhora bem sabe que se eu guardei as cartas, para alguma coisa era! Queria
pedir ao primo da senhora que me ajudasse! Estou cansada de trabalhar, e quero
meu descanso. Não
ia fazer
escândalo; o que desejava é que ele me ajudasse… Mandei ao hotel
esta tarde… O primo da senhora tinha desarvorado! Tinha ido para o lado
dos Olivais, para o inferno! E o criado ia à noite com as malas. Mas
a senhora pensa que me logram? – E retomada pela sua cólera, batendo
com o punho furiosamente na mesa:
– Raios me partam, se não houver uma
desgraça nesta casa, que há de ser falada em Portugal!
– Quanto quer você pelas cartas, sua
ladra? – disse Luísa, erguendo-se direita, diante dela. Juliana ficou
um momento interdita.
– A senhora me dá seiscentos mil-réis, ou eu não largo os
papéis! – respondeu, empertigando-se.
– Seiscentos
mil-réis! Onde quer você que eu vá buscar seiscentos mil-réis?
– Ao inferno! – gritou
Juliana. – Ou me dá seiscentos mil réis, ou tão certo como eu
estar aqui, seu marido há de ler as cartas.
[…]
Juliana ia se exaltando com a mesma
violência de sua voz. E as lembranças das fadigas, das humilhações, vinham
atear-lhe a raiva, como achas numa fogueira.
QUEIRÓS, Eça de. O
primo Basílio. São Paulo: Ática, 2015. p. 219-220
O trecho apresenta uma fala de Juliana, personagem
que:
a) se
diferencia de todos os outros personagens, pois é a única pessoa
que tem boas intenções.
b) desafia o padrão maniqueísta em que se
apresentam os demais personagens, já que, apesar de roubar Luísa, é muito
generosa.
c) representa o ponto de vista das classes
exploradas que procuram soluções individuais, e não coletivas, para se livrarem
da opressão.
d) apresenta o ódio e a inveja como molas
propulsoras da revolução social, já que ela defende os interesses de
outras empregadas domésticas.
e) personifica a crítica às empregadas
domésticas, vistas como seres inferiores e pérfidos, que se aproveitam da
intimidade doméstica para destruir a vida dos patrões.
10. Sobre o conflito apresentado no diálogo
transcrito, assinale a alternativa correta:
a) Juliana é forte propulsora do
enredo do romance, já que é a partir do roubo das cartas que se
estabelece o conflito principal da narrativa.
b) A partir deste diálogo, o conflito aumenta em
uma tensão crescente que culmina no crime em que Luísa matará Juliana ao
final do romance.
c) O diálogo revela a existência de um conflito
doméstico que não apresenta qualquer relação com o contexto social
da época.
d) O trecho apresenta o momento em que o
conflito entre Luísa e Juliana começa, uma vez que, antes do roubo das cartas,
elas eram amigas.
e) As reações de Luísa e Juliana revelam a
empatia do autor com a primeira, representando-a como vítima das crueldades da
empregada
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