MATERIAL DE APOIO PARA AS QUESTÕES 1,2 e 3
1.
(L.P.Truques e Táticas) O trecho a seguir da
obra O quinze de Rachel de Queiroz mostra Conceição no “Campo de concentração”
Conceição
atravessava muito depressa o “Campo de concentração”. Às vezes, uma voz
atalhava:
-
Dona, uma esmolinha...
Ela
tirava um níquel da bolsa e passava adiante, em passo ligeiro, fugindo da
promiscuidade e do mal cheiro do acampamento.
Que
custo, atravessar aquele atravancamento de gente imunda, de latas velhas, de
trapos sujos!
Nesse
fragmento da obra, é possível inferir que a crítica da autora se refere,
principalmente
(A)
Às
consequências da seca na vida dos retirantes;
(B)
À
forma como Conceição, professora, fugia dos retirantes;
(C)
À
falta de assistência digna por parte das autoridades aos retirantes;
(D)
À
falta de disposição dos retirantes, já que se contentavam em pedir esmolas;
(E)
À
dificuldade de Conceição em atravessar o “Campo de concentração”
2.No
trecho: “...E lembrara-se de ter achado graça ao ver, na procuração que
enviara, o seu nome junto ao de Vicente, num papel sério, eclesiástico, em que eles se tratavam
mutuamente por nós, bem expresso na fórmula final: “reservando para nós o
parentesco espiritual”… Conceição gostara daquele nós de
bom agouro, que simbolizava suas mãos juntas, unidas, colocadas protetoramente, pela
autoridade da Igreja, sobre a cabeça do
neófito”... Essa passagem sugere
(A) ausência de Conceição no batizado de seu
afilhado, pois já estava na cidade.
(B) um desejo velado de Conceição de ter um
relacionamento amoroso com Vicente.
(C) a
vontade de Conceição de batizar o filho de Chico Bento com Cordulina.
(D) a
lembrança dos tempos em que vivera no sertão.
(E) a
saudade que Conceição sentia de Vicente.
3(L.P.Truques
e Táticas) A obra O quinze de Rachel de Queiroz pertence a fase modernista em
que predomina uma literatura de denúncia. Nesse sentido, convém afirmar que
nesse romance a crítica da autora se propõe a denunciar
(A) a situação degradante da vida dos retirantes
causada por fatores climáticos, sociais e econômicos;
(B)
somente as consequências da seca na vida da
população que vive em situação de pobreza;
(C) somente
os efeitos da seca de 1915, que marcou a infância da autora;
(D) a crueldade dos proprietários de terra por não
acolher seus trabalhadores no período da seca;
(E)
principalmente a
precariedade do “Campo de concentração”, local onde os retirantes eram
recebidos.
MATERIAL DE APOIO PARA AS QUESTÕES DE 4 a 8
4. (L.P.Truques e Táticas) Leia o trecho da obra Angústia
de Graciliano Ramos
“Impossível trabalhar.
Dão-me um ofício, um relatório, para datilografar, na repartição. Até dez
linhas vou bem. Daí em diante a cara balofa de Julião Tavares aparece em cima
do original, e os meus dedos encontram no teclado uma resistência mole de carne
gorda. E lá vem o erro. Tento vencer a obsessão, capricho em não usar a
borracha. Concluo o trabalho, mas a resma de papel fica muito reduzida.”
No trecho acima a oração mas
a resma de papel fica muito reduzida além de mostrar uma contraposição em
relação à oração anterior, revela
A)
a preocupação de Luís da Silva com o
relatório;
B)
a escassez de material para a realização do
seu trabalho;
C)
um personagem em desequilíbrio, atormentado
pelos próprios pensamentos ;
D)
a incapacidade de Luís da Silva para exercer
o cargo de escritor;
E)
que o erro ao datilografar o relatório é
resultado do descontentamento em relação ao trabalho.
5.(L.P.Truques e Táticas) Luís da Silva, narrador
personagem da obra Angústia de Graciliano Ramos, mostra-se em todo o enredo um
ser atormentado, descontente com a própria vida. Não faz parte dos conflitos
psicológicos vividos por esse narrador
A)
as lembranças da infância na companhia do
pai;
B)
a sua situação financeira e o espaço onde vive;
C)
os seus sentimentos por Marina;
D)
Julião Tavares e seu relacionamento com
Marina;
E)
O arrependimento por não ter chorado pela
morte do pai
6. (L.P.Truques
e Táticas) Se pudesse, abandonaria
tudo e recomeçaria as minhas viagens. Esta vida monótona, agarrada à banca das
nove horas ao meio-dia e das duas às cinco, é estúpida. Vida de sururu.
Estúpida. Quando a repartição se fecha, arrasto-me até o relógio oficial,
meto-me no primeiro bonde de Ponta-da-Terra.
Considerando o perfil
psicológico de Luís da Silva, explique o uso da expressão metafórica “vida de
sururu”, usada por ele no trecho acima.
7 . (L.P.Truques
e Táticas) Comente sobre os fatores
que contribuíram para O desfecho trágico de Julião Tavares, considerando tanto
o seu comportamento, como também a personalidade de Luís da Silva.
8. (L.P.Truques e Táticas) Leia o fragmento a seguir.
“O narrador não chorou pela morte do pai, mas caiu em
lágrimas quando Rosenda lhe trouxe uma xícara de café. ”
O que se pode inferir a respeito do trecho acima, considerando
a trajetória de Luís da Silva, narrador da obra Angústia de Graciliano Ramos?
9. (L.P.Truques e Táticas) Sobre o narrador da obra
Capitães da areia de Jorge Amado é correto afirmar que
(A)
ele se mostra imparcial, pois narra a trajetória dos capitães de forma objetiva;
(B)
assim como os personagens, usa a linguagem popular. Isso o aproxima dos
capitães;
(C)
ele se mostra sensível à forma como vivem os capitães, tentando justificar suas
ações em vários momentos;
(D)
o narrador é também personagem, o que contribui para uma descrição detalhada de
todas as ações do grupo;
(E
O discurso do narrador durante toda a narrativa se concentra mais na descrição
das ruas de Salvador que nas ações dos capitães.
10.
(L.P.Truques e Táticas) O romance Capitães da areia de Jorge Amado aborda uma crítica
social sem perder o tom poético. Dessa forma, observa-se o uso de várias
figuras de linguagem em muitos trechos da obra.
Em todos os
trechos abaixo há algum tipo desses recursos de expressão, EXCETO:
(A)
O rosto sombrio de Volta Seca se iluminou. Sua boca apertada se abria num
sorriso.
(B)
Levava o jornal para cortar o retrato de Lampião. Dentro dele ia uma alegria de
primavera.
(C) Pedro Bala se joga n’água. Não pode ficar
no trapiche, entre os soluços e as lamentações
(D) Pobre não pode dançar, não pode cantar pra
seu deus, não pode pedir uma graça a seu deus – sua voz era amarga, uma voz que
não parecia da mãe-de-santo Don'Aninha.
(E) Primeiro ele ficou parado, depois deitou a
correr no areal e ia como
se os ventos o açoitassem...
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