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segunda-feira, 29 de novembro de 2021

QUESTÕES SOBRE AS OBRAS O QUINZE, ANGÚSTIA E CAPITÃES DA AREIA - ROMANCE DE 30

 

 

MATERIAL DE APOIO PARA AS QUESTÕES 1,2 e 3


1.                (L.P.Truques e Táticas) O trecho a seguir da obra O quinze de Rachel de Queiroz mostra Conceição no “Campo de concentração”

Conceição atravessava muito depressa o “Campo de concentração”. Às vezes, uma voz atalhava:

- Dona, uma esmolinha...

Ela tirava um níquel da bolsa e passava adiante, em passo ligeiro, fugindo da promiscuidade e do mal cheiro do acampamento.

Que custo, atravessar aquele atravancamento de gente imunda, de latas velhas, de trapos sujos!

Nesse fragmento da obra, é possível inferir que a crítica da autora se refere, principalmente

(A)  Às consequências da seca na vida dos retirantes;

(B)   À forma como Conceição, professora, fugia dos retirantes;

(C)  À falta de assistência digna por parte das autoridades aos retirantes;

(D)  À falta de disposição dos retirantes, já que se contentavam em pedir esmolas;

(E)   À dificuldade de Conceição em atravessar o “Campo de concentração”

 

2.No trecho: “...E lembrara-se de ter achado graça ao ver, na procuração que enviara, o seu nome junto ao de Vicente, num papel sério, eclesiástico, em que eles se tratavam mutuamente por nós, bem expresso na fórmula final: “reservando para nós o parentesco espiritual”… Conceição gostara daquele nós de bom agouro, que simbolizava suas mãos juntas, unidas, colocadas protetoramente, pela autoridade da Igreja, sobre a cabeça do neófito”... Essa passagem sugere

(A)  ausência de Conceição no batizado de seu afilhado, pois já estava na cidade.

(B)  um desejo velado de Conceição de ter um relacionamento amoroso com Vicente.

(C) a vontade de Conceição de batizar o filho de Chico Bento com Cordulina.

(D) a lembrança dos tempos em que vivera no sertão.

(E) a saudade que Conceição sentia de Vicente.

 

3(L.P.Truques e Táticas) A obra O quinze de Rachel de Queiroz pertence a fase modernista em que predomina uma literatura de denúncia. Nesse sentido, convém afirmar que nesse romance a crítica da autora se propõe a denunciar

(A)  a situação degradante da vida dos retirantes causada por fatores climáticos, sociais e econômicos;

(B)   somente as consequências da seca na vida da população que vive em situação de pobreza;

(C)  somente os efeitos da seca de 1915, que marcou a infância da autora;

(D)  a crueldade dos proprietários de terra por não acolher seus trabalhadores no período da seca;

(E)   principalmente a precariedade do “Campo de concentração”, local onde os retirantes eram recebidos.

MATERIAL DE APOIO PARA AS QUESTÕES DE 4 a 8



4. (L.P.Truques e Táticas) Leia o trecho da obra Angústia de Graciliano Ramos

“Impossível trabalhar. Dão-me um ofício, um relatório, para datilografar, na repartição. Até dez linhas vou bem. Daí em diante a cara balofa de Julião Tavares aparece em cima do original, e os meus dedos encontram no teclado uma resistência mole de carne gorda. E lá vem o erro. Tento vencer a obsessão, capricho em não usar a borracha. Concluo o trabalho, mas a resma de papel fica muito reduzida.”

No trecho acima a oração mas a resma de papel fica muito reduzida além de mostrar uma contraposição em relação à oração anterior, revela

A)    a preocupação de Luís da Silva com o relatório;

B)     a escassez de material para a realização do seu trabalho;

C)    um personagem em desequilíbrio, atormentado pelos próprios pensamentos ;

D)    a incapacidade de Luís da Silva para exercer o cargo de escritor;

E)     que o erro ao datilografar o relatório é resultado do descontentamento em relação ao trabalho.

5.(L.P.Truques e Táticas) Luís da Silva, narrador personagem da obra Angústia de Graciliano Ramos, mostra-se em todo o enredo um ser atormentado, descontente com a própria vida. Não faz parte dos conflitos psicológicos vividos por esse narrador

A)    as lembranças da infância na companhia do pai;

B)     a sua situação  financeira e o espaço onde vive;

C)    os seus sentimentos por Marina;

D)    Julião Tavares e seu relacionamento com Marina;

E)     O arrependimento por não ter chorado pela morte do pai

6. (L.P.Truques e Táticas) Se pudesse, abandonaria tudo e recomeçaria as minhas viagens. Esta vida monótona, agarrada à banca das nove horas ao meio-dia e das duas às cinco, é estúpida. Vida de sururu. Estúpida. Quando a repartição se fecha, arrasto-me até o relógio oficial, meto-me no primeiro bonde de Ponta-da-Terra.

Considerando o perfil psicológico de Luís da Silva, explique o uso da expressão metafórica “vida de sururu”, usada por ele no trecho acima.

 

 

 

 

 

 

7 . (L.P.Truques e Táticas) Comente sobre os fatores que contribuíram para O desfecho trágico de Julião Tavares, considerando tanto o seu comportamento, como também a personalidade de Luís da Silva.

 

 

 

 

 

 

8. (L.P.Truques e Táticas) Leia o fragmento a seguir.

“O narrador não chorou pela morte do pai, mas caiu em lágrimas quando Rosenda lhe trouxe uma xícara de café. ”

O que se pode inferir a respeito do trecho acima, considerando a trajetória de Luís da Silva, narrador da obra Angústia de Graciliano Ramos?

 

 

 

 

 MATERIAL DE APOIO PARA AS QUESTÕES 9 e 10



9. (L.P.Truques e Táticas) Sobre o narrador da obra Capitães da areia de Jorge Amado é correto afirmar que

(A) ele se mostra imparcial, pois narra a trajetória dos capitães de forma objetiva;

(B) assim como os personagens, usa a linguagem popular. Isso o aproxima dos capitães;

(C) ele se mostra sensível à forma como vivem os capitães, tentando justificar suas ações em vários momentos;

(D) o narrador é também personagem, o que contribui para uma descrição detalhada de todas as ações do grupo;

(E O discurso do narrador durante toda a narrativa se concentra mais na descrição das ruas de Salvador que nas ações dos capitães.

 

10. (L.P.Truques e Táticas) O romance Capitães da areia de Jorge Amado aborda uma crítica social sem perder o tom poético. Dessa forma, observa-se o uso de várias figuras de linguagem em muitos trechos da obra.  Em todos os trechos abaixo há algum tipo desses recursos de expressão, EXCETO:

 

(A) O rosto sombrio de Volta Seca se iluminou. Sua boca apertada se abria num sorriso.

(B) Levava o jornal para cortar o retrato de Lampião. Dentro dele ia uma alegria de primavera.

(C) Pedro Bala se joga n’água. Não pode ficar no trapiche, entre os soluços e as lamentações

(D) Pobre não pode dançar, não pode cantar pra seu deus, não pode pedir uma graça a seu deus – sua voz era amarga, uma voz que não parecia da mãe-de-santo Don'Aninha. 

(E) Primeiro ele ficou parado, depois deitou a correr no areal e ia como se os ventos o açoitassem...

 

 

 

 

 

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