Obras literárias: A bagaceira, Vidas Secas e São Bernardo
VÍDEOS DE APOIO
1.(L.P.T e Táticas)Observe
a obra de arte Retirantes de Portinari e considerando o que você estudou sobre
a obra A Bagaceira de José Américo de Almeida, destaque a alternativa correta
sobre esse estudo comparativo.
Cândido Portinari
,Retirantes ,1944
A) Ambas retratam a tragédia humana causada por
fatores climáticos, sociais e econômicos;
B) Enquanto
a obra Retirantes retrata somente a seca, A Bagaceira mostra a situação de opressão
dos brejeiros;
C) Tanto
a obra Retirantes como A Bagaceira retratam a situação de miséria e exclusão
causada exclusivamente pela seca;
D) Tanto
a obra Retirantes como A Bagaceira retratam apenas os sertanejos que vivem em
situação de opressão nos antigos engenhos;
E) Enquanto
a obra Retirantes mostra a retirada dos sertanejos durante o período de seca, A Bagaceira mostra os privilégios dos brejeiros em relação aos sertanejos.
2.(L.P.Truques e Táticas) A Bagaceira, romance que inaugura
a Segunda fase do Modernismo brasileirona prosa, está em sintonia com outras
obras do mesmo período já que
A. Denuncia
as principais causas da situação de miséria, opressão e exclusão de grande
parte da população;
B. Mostra
as condições do sertanejo que foge da seca sem lutar pela própria
sobrevivência;
C. Mostra
o espaço natural afetado não só pelo período de seca como também pelas
queimadas;
D. Faz
retomada do Romantismo ao mostrar o sertanejo e o seu local de sobrevivência;
E. Prioriza
a linguagem, o comportamento e o meio de sobrevivência do homem do sertão.
3.(L.P.Truques e Táticas) Na obra A Bagaceira de José
Américo de Almeida, a principal causa da insensibilidade dos brejeiros em
relação aos retirantes era
A. A
relação de dependência e exploração em que eles, os brejeiros, viviam;
B. A disputa pelo apoio do senhor de
engenho, o senhor Dagoberto;
C. As condições físicas precárias dos
sertanejos nos períodos de retiradas;
D. A disputa pelo espaço do engenho na
região brejeira;
E. O comportamento violento e desleal desses
retirantes.
4.(L.P.Truques
e Táticas) Leia o trecho abaixo.
Era
o êxodo da seca de 1898. Uma ressurreição de cemitérios antigos – esqueletos
redivivos, com o aspecto terroso e o fedor das covas podres.
Os
fantasmas estropiados como que iam dançando, de tão trôpegos e trêmulos, num
passo arrastado de quem leva as pernas, em vez de ser levado por elas.
Nesse trecho, as metáforas contribuem para a descrição das condições
físicas dos sertanejos. Destaque a alternativa que também apresenta essa figura
de linguagem.
A. Essa diversidade criava grupos sociais que
acarretavam os conflitos de sentimentos.
B. Limitavam-se a fitar os olhos terríveis nos seus
ofensores. […]
C. Não tinham pressa em chegar, porque não sabiam
aonde iam.
D. Expulsos do seu paraíso por espada de fogo
E. A seca representava a valorização da safra.
5.(L.P.Truques e Táticas) [...]”Ninguém pergunta a um retirante donde
vem nem para onde vai, porque sabe que ele é um homem que foge do seu destino. Foge
do fogo pra lama. ”Esse é um trecho da fala da personagem Valentim Pedreira
sobre a vida dos sertanejos. Nesse momento ele faz referência à
A.
A saída da fazenda do Bondó para o brejo;
B.
A vida de miséria a que o sertanejo é submetido;
C.
As retiradas no período de seca;
D.
A falta de acolhimento no engenho;
E.
A situação de opressão dos retirantes no sertão.
Trecho da obra Vidas Secas para as questões 6 e 7
O mulungu do bebedouro cobria-se de
arribações. Mau sinal, provavelmente o sertão ia pegar fogo. Vinham em bandos,
arranchavam-se nas árvores da beira do rio, descansavam, bebiam e, como em
redor não havia comida, seguiam viagem para o Sul. O casal agoniado sonhava
desgraças. O sol chupava os poços, e aquelas excomungadas levavam o resto da
água, queriam matar o gado. (…) Alguns dias antes estava sossegado, preparando
látegos, consertando cercas. De repente, um risco no céu, outros riscos,
milhares de riscos juntos, nuvens, o medonho rumor de asas a anunciar
destruição. Ele já andava meio desconfiado vendo as fontes minguarem. E olhava
com desgosto a brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes.
(…)
6. (L.P.T e Táticas) Nesse momento da narrativa
A) Fabiano e sua família enfrentam pela primeira vez a seca e precisam
retirar-se
B) As arribações fazem parte apenas do passado de Fabiano apenas como um
mal sinal que o faz lembrar da miséria e da seca
C) O ambiente estava seco porque havia arribações
D) O casal já sofria com os sinais que prenunciavam um longo período de
seca
E) A família de Fabiano tinha esperanças de continuar na fazenda por
tempo indeterminado.
7. (L.P.T e Táticas) A metáfora que sugere a seca encontra-se no
seguinte trecho
A
)O casal agoniado sonhava desgraças
B)
Mau sinal, provavelmente o sertão ia pegar fogo.
C)
Ele já andava meio desconfiado vendo as fontes minguarem
D)
O mulungu do bebedouro cobria-se de arribações
E)Vinham em bandos, arranchavam-se nas árvores da beira do rio,
descansavam, bebiam e, como em redor não havia comida, seguiam viagem para o
Sul.
8.(L.P.T
e Táticas) Leia o trecho abaixo.
"Agora
Fabiano conseguia arranjar as ideias. O que o segurava era a família. Vivia
preso como um novilho amarrado ao mourão, suportando ferro quente. Se não fosse
isso, um soldado amarelo não lhe pisava o pé não. (...) Tinha aqueles cambões
pendurados ao pescoço. Deveria continuar a arrastá-los?."
(Graciliano
Ramos. Vidas Secas. São Paulo: Martins, 23.ª ed., 1969, p. 75.)
O trecho
acima revela que Fabiano
A) Considera
a família um fardo que o faz prisioneiro;
B) Pensa
na sua vida de miséria e tem consciência que é explorado. Isso o faz sentir-se
preso;
C) O
ferro quente a que Fabiano faz referência é a seca;
D) O soldado Amarelo é o único responsável pela situação de opressão em que vive Fabiano;
E) Relembra o momento em que foi preso e usa a expressão isso o “como um novilho no mourão”
9.(L.P.T
e Táticas) A zoomorfização e a antropomorfizarão
estão presentes em vários trechos da obra Vidas Secas. No capítulo que tem como
título Fabiano, em um momento da narrativa, ao pensar nas dificuldades que já
havia vencido, esse personagem sente, ainda que por alguns segundos, orgulho de
sua condição animalesca. O trecho que revela essa ideia é:
A) Montado,
confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele.
B) Estava
escondido no mato como tatu.
C) Vivia
preso como um novilho amarrado ao mourão, suportando ferro quente.
D) Você
é um bicho, Fabiano.
E) Ele,
a mulher e os filhos tinham se habituado a à camarinha escura, pareciam ratos.
“A culpa foi minha, ou antes, a culpa foi
desta vida agreste, que me deu uma alma agreste. ”
Nesse trecho o adjetivo agreste qualifica não só a vida,
mas também a alma de Paulo Honório. Considerando essa afirmação, faça
comentários sobre como esse adjetivo revela não só as reflexões desse
personagem sobre Madalena, mas seus próprios dramas psicológicos e toda a sua
trajetória no enredo da obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário