PLANO DE
ATIVIDADE DOCENTE
ESCOLA:
DOCENTE:
COMPONENTE
CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUSA
CARGA
HORÁRIA: 20 horas SÉRIE: 3ª
DATA:
PLANO
MENSAL /2º PERÍODO
DURAÇÃO
DA AULA: 4 aulas semanais
JUSTIFICATIVA
O ensino remoto, neste momento de
pandemia, é uma forma de perseverar não só a saúde daqueles que fazem parte da
comunidade escolar, como também de toda a sociedade. Dessa forma, a escola deve buscar meios de
cuidar do bem-estar e da aprendizagem de cada aluno, a fim de evitar grandes
perdas durante o período de suspensão das aulas presenciais.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
o
Aplicar recursos
expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a
natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as
condições de produção e recepção.
o
Estabelecer relações
entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do
contexto histórico, social e político.
o
Relacionar informações
sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário;
o
Compreender as
relações entre a realidade política e social portuguesa do início do século XX
e as novas expressões artísticas associadas ao Modernismo;
o
Compreender os
principais aspectos da produção literária de Fernando Pessoa; considerando a
poesia ortônima do autor e o estilo de seus principais heterônimos;
o
Identificar uma oração
subordinada substantiva, reconhecendo a sua função sintática.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
o
PRÉ-MODERNISMO-REVISÃO
o
VANGUARDAS EUROPEIAS: FUTURISMO, CUBISMO,
EXPRESSIONISMO, DADAISMO E SURREALISMO
o
MODERNISMO EM PORTUGAL -CONTEXTO
o
PRODUÇÃO LITERÁRIA DE FERNANDO PESSOA ORTÔNIMO
o
HETERÔNIMOS: ALBERTO CAEIRO, RICARDO REIS,
ÁLVARO DE CAMPOS
o PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO: ORAÇÕES
SUBSTANTIVAS
METODOLOGIA
PRIMEIRA
SEMANA 01/06 a 04/06:
Exibição
de vídeos e Slides sobre os conteúdos selecionados para serem exibidos pelo
google Meet, Classroom e WhatsApp, a partir destes meios os alunos têm
oportunidades de fazer perguntas ao professor ou trocar informações com os
colegas de turma;
Informar aos alunos os capítulos do livro
didático onde eles deverão estudar os conteúdos contemplados no planejamento;
SEGUNDA SEMANA 07/06 a 11/06:
Exibição de vídeos e Slides sobre os conteúdos
selecionados para serem exibidos pelo google Meet, Classroom e WhatsApp, a
partir deste meio os alunos têm oportunidades de fazer perguntas ao professor
ou trocar informações com os colegas de turma;
Informar aos alunos os capítulos do livro
didático onde eles deverão estudar os conteúdos contemplados no planejamento;
TERCEIRA SEMANA 14/05 a 18/05:
Resolver
as atividades do livro didático e atividades objetivas através de formulário do
google referente aos conteúdos selecionados; Tira-dúvidas através do WhatsApp
ou pelo Meet.
QUARTA SEMANA 21/06 a 25/06:
Tira-dúvidas através do WhatsApp ou pelo Meet.
Revisão
das aulas.
QUINTA SEMANA 28/06 a 30/06:
Atividade de reposição
Cada
aluno deve receber a atividade referente ao conteúdo, seja pela sala virtual,
WhatsApp ou impressa; responder e entregar ao professor na data determinada.
Feedback
das atividades respondidas pelos alunos.
FORMA DE
ACOMPANHAMENTO
o
Os alunos são acompanhados diariamente através
do google classroom e dos grupos de WhatsApp;
o
Auxiliar os alunos durante ou após a exibição
dos vídeos e participar do debate quando necessário, orientando a discussão;
o
Esclarecer possíveis dúvidas sobre testes e conteúdos,
tanto os apresentados nos vídeos como os disponíveis no livro didático.
o
Devolver as atividades aos alunos adicionando
feedbacks as questões que não foram respondidas corretamente.
MATERIAIS
DIDÁTICOS
o
MATERIAIS EM PDF
o
LIVRO DIDÁTICO
o
VIDEOAULAS
INSTRUMENTOS
AVALIATIVOS
o
ATIVIDADE COM TESTE ATRAVÉS DO GOOGLE CLASSROOM;
o
INTERAÇÃO ATRAVÉS DO GOOGLE CLASSROOM E DO WHATSAPP;
o
ATIVIDADES IMPRESSAS E DO LIVRO DIDÁTICO.
FONTES
E REFERÊNCIAS
Livro didático Ser Protagonista
Links das aulas sobre os conteúdos deste plano:
https://www.youtube.com/watch?v=Y0PrOckjjF8
https://www.youtube.com/watch?v=3Gbi_4fNC1I
https://www.youtube.com/watch?v=8LaI50Y7BpE&t=7s
https://www.youtube.com/watch?v=KXga5t4oC1Y
https://www.youtube.com/watch?v=NzaKa8AuOeQ
https://www.youtube.com/watch?v=L-rmB4bya5E
https://www.youtube.com/watch?v=6VRE6kGv3Zg
https://www.youtube.com/watch?v=H6yZ1Uf7OYU
https://www.youtube.com/watch?v=T2kESrq5sak
https://www.youtube.com/watch?v=80vQ-hzHtTw
Nenhum comentário:
Postar um comentário