MATERIAL DE APOIO PARA AS QUESTÕES DE 1 a 4
1. Os romances que compõem a trilogia indianista de José de
Alencar são:
A).
O Gaúcho, Ubirajara e Iracema
B). O Guarani, Ubirajara e Iracema
C). O Sertanejo, Ubirajara e Iracema
D).
A moreninha, O Gaúcho e O Guarani
E).
Til, Iracema e O Guarani
2. (L. P. Truques e Táticas) Analise um trecho do poema de
Gonçalves Dias.
Amor
é vida; é ter constantemente
Alma, sentidos, coração – abertos
Ao grande, ao belo, é ser capaz d’extremos,
D’altas virtudes, té capaz de crimes!
Sentir, sem que se veja, a quem se adora,
Compreender, sem lhe ouvir, seus pensamentos,
Segui-la, sem poder fitar seus olhos,
Amá-la, sem ousar dizer que amamos,
E, temendo roçar os seus vestidos,
Arder por afogá-la em mil abraços:
Isso é amor, e desse amor se morre!
Gonçalves
Dias
Esse poema caracteriza-se como um poema romântico, pois
apresenta:
A) O conflito
entre o amor e a razão
B) A
desilusão amorosa
C) A
exaltação do amor
D) A
exaltação da beleza feminina
E) A
morte como liberdade
3. (L P. Truques e Táticas) Gonçalves Dias se destaca na
primeira fase do Romantismo no Brasil. Nos poemas desse autor é comum encontrar
(A)
Visão crítica de sua terra natal.
(B) erotização da mulher.
(C) visão ufanista da pátria
(D)
melancolia extrema.
(E)
denúncia social.
4. (L P. Truques e Táticas) A antropofagia presente na obra
I-Juca Pirama de Gonçalves Dias sugere:
A)
costume indígena;
B)
brutalidade dos índios;
C)
ideia de vingança;
D)
rivalidade entre tribos;
E)
crueldade do povo indígena
VÍDEO DE APOIO PARA AS QUESTÕES 5,6 e 7
5.(L.P.Truques e Táticas)Leia as estrofes abaixo do poema
Navio negreiro de Castro Alves. Sobre essas estrofes é possível inferir que:
Era um sonho dantesco... O tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho,
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar do açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...
Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras, moças... mas nuas, espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs.
A) Trata-se
dos horrores a que os negros eram submetidos nos porões dos navios;
B) Dançar está no sentido literal e mostra o
memento de diversão dos negros;
C) Em “tinir de ferros e estalar de açoites”
percebe-se que se trata apenas de sonhos ou delírios vividos pelos negros;
D) Os
homens dançam enquanto as mulheres alimentam seus filhos;
E) O
sofrimento vivido pelos negros é perceptível apenas em alguns versos dessas
estrofes.
6. (L.P.T e Táticas) Há uso de hipérbole no verso:
A) Negras mulheres, suspendendo às tetas
B) Magras crianças, cujas bocas pretas
C) Em
sangue a se banhar
D) Outras moças, mas nuas e espantadas
E) Em ânsia e mágoa vãs!
7. .(L.P.Truques e Táticas)Castro Alves é considerado o maior nome da poesia social romântica.
Analise os enunciados abaixo sobre esse autor.
I. Além da poesia de caráter social, este grande
escritor também escreveu versos lírico-amorosos, seguindo o estilo de Vítor
Hugo.
II. Manifestou toda sua sensibilidade escrevendo
versos de protesto contra a situação a qual os negros eram submetidos.
III. Tratou das questões nacionais com uma
postura crítica, distante do nacionalismo de exaltação da primeira fase do
Romantismo.
IV. Em seus poemas, a mulher é descrita como um
ser distante, puro e angelical, capaz de despertar no eu lírico sentimentos de
amor e culpa
Está correto o que se afirma em:
(A) I, II e III
(B) I, II e IV
(C) II, III e IV
(D) III e IV
(E) II e IV
VÍDEO DE APOIO PARA AS QUESTÕES 8,9 e 10
8(L. P. Truques e Táticas) Leia
um fragmento de Tereza, poema de Álvares de Azevedo
Não acordes tão cedo! Enquanto
dormes
Eu posso dar-te beijos em segredo...
Mas, quando nos teus olhos raia a vida,
Não ouso te fitar...eu tenho medo!
Enquanto dormes, eu te sonho amante,
Irmã de serafins, doce donzela;
Sou teu noivo... respiro em teus cabelos
E teus seios venturas me revela.
De acordo com o poema o eu lírico
(A) Prefere contemplar a amada
enquanto dorme
(B) Descreve momentos de
envolvimento físico com a amada
(C) Revela momentos de
correspondência das delicadezas da paixão
(D) Sugere que o medo não interfere
na concretização do amor
(E) Mostra que o amor existe apenas
nos sonhos da amada
9.(L.P.Truques e Táticas) Lira dos Vinte Anos é uma obra que marcou o ultrarromantismo, segunda fase do Romantismo no Brasil. Na primeira parte dessa obra se encontram as características predominantes dessa geração. Não caracteriza a geração do mal do século
(A) a angustia
profunda e atração pela morte
(B) o pessimismo
e auto destruição
(C) o exagero
sentimental e escapismo
(D) a mulher perde sua
característica de ser puro e angelical e passa a ser vista de forma mais
realista.
(E) o desejo reprimido associado à ideia de pecado
10 (L.P.Truques
e Táticas) Movido pela imaginação exacerbada, a obra Noite na Taverna
apresenta os desvarios do poeta envolvido por uma conturbação febril, na qual
se deixa influenciar por quase todas as grandes características das novelas
mórbidas do século XIX. Não se pode afirmar sobre essa obra
que
(A) cada narrador expõe temas como a
corrupção, incesto, adultério, necrofilia, traição, antropofagia e assassinatos
(B) o autor filia-se à escola de Byron, escritor
que exerceu grande influência sobre os jovens escritores do século XIX
(C) Bertram, na tentativa de diminuir o clima de
horror, conta no capítulo que recebe o seu nome, uma história mais leve e
bem-humorada.
(D) é composta por sete capítulos, o cenário é
uma taverna e os personagens são jovens embriagados que contam histórias
sanguinolentas.
(E) do segundo ao quinto capítulo, cada um dos
jovens narra episódios de suas vidas aventureiras, com conteúdo macabros e
vários tipos de transgressões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário