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sábado, 23 de novembro de 2019

ROMANTISMO NA PROSA- PROVA COM GABARITO



1. Os romances que compõem a trilogia indianista de José de Alencar são:

a. O Gaúcho, Ubirajara e Iracema

b.  O Guarani, Ubirajara e Iracema

c. O Sertanejo, Ubirajara e Iracema

d. A moreninha, O Gaúcho e O Guarani

e. Til, Iracema e O Guarani

2.   No romance O Guarani, Ceci decide permanecer na selva com Peri.  A decisão de  Ceci traduz:

a. A capacidade de renúncia da mulher que, por amor, submete-se a intensos sacrifícios.

b. A impossibilidade de Peri habitar a cidade, entre os civilizados.
c. o entrelaçamento da civilização branca  e da cultura natural indígena.
d. o reconhecimento de que o ambiente natural é o espaço perfeito para a realização amorosos

e. Intensa preocupação de Ceci coma cultura indígena

3(USP) O índio, em alguns romances de José de Alencar, como Iracema e Ubirajara, é:

  1. retratado com objetividade, numa perspectiva rigorosa e científica.
  2. idealizado sobre o pano de fundo da natureza, da qual é o grande herói.
  3. pretexto episódico para descrição da natureza.
  4. visto com o desprezo do branco preconceituoso, que o considera inferior.
  5. representado como um primitivo feroz e de maus instintos.
    4. Em uma de suas obras mais importantes, José de Alencar apresenta através do nascimento de uma criança, uma visão lírica da miscigenação no Brasil. Trata-se do romance:
    a.  Ubirajara
    b. Iracema
    c. O Sertanejo
    d. Senhora
    e. Lucíola
    5.(L.P.TRUQUES e Táticas)“Uma mulher como eu não se pertence; é uma coisa pública, um carro de praça, que não pode recusar quem chega”.  Esse trecho é parte da fala de um dos personagens marcantes de José de Alencar. Trata-se de :

  1. Lúcia
  2. Aurelia Camargo
  3. Emília
  4. Cecília
  5. Iracema

6. Sobre o romance Senhora de José de Alencar está incorreta a alternativa

a. O conflito amoroso entre os protagonistas nasce do choque entre os sentimentos e o interesse econômico.

 b. O conflito entre os protagonistas gera momentos de grande emoção e sofrimento. É desse embate entre o desejo de vingança e o desejo de amar em plenitude que nasce o enredo

c. A idealização das personagens reflete o universo romântico presente na obra. O desenlace configura, por si só, a vitória do Romantismo em Alencar sobre a possibilidade realista.

d. Aurélia Camargo é uma mulher de personalidade forte, carregada de sentimentalismo romântico. Porém a incapacidade de perdoar dá a essa obra características realistas

e. Essa obra compõe a trilogia urbana de Alencar na qual o autor destaca perfis de mulher



7. Leia o trecho a seguir

Nunca lhe sucedeu, passeando em nossos campos, admirar algumas das brilhantes parasitas que pendem dos ramos das árvores, abrindo ao sol a rubra corola? (Lucíola, p. 250)



Explique a metáfora brilhantes parasitas, considerando a visão do narrador-personagem sobre a  protagonista.











8.( ITA) O romance Senhora (1875) é uma das obras mais representativas da ficção de José de Alencar. Nesse livro, encontramos a formulação do ideal do amor romântico: o amor verdadeiro e absoluto, quando pode se realizar, leva ao casamento feliz e indissolúvel. Isso se confirma, nessa obra, pelo fato de:

a) o par romântico central — Aurélia e Seixas — se casar no início do romance, pois se apaixonam assim que se conhecem.
b) o amor de Aurélia e Seixas surgir imediatamente no primeiro encontro e permanecer intenso até o fim do livro, quando o casal se une efetivamente.
c) o casal Aurélia e Seixas precisar vencer os preconceitos socioeconômicos para se casar, pois ela é pobre e ele é rico.
d) a união efetiva só se realizar no final da obra, após a recuperação moral de Seixas, que o torna digno do amor de Aurélia.
e) o enriquecimento repentino de Aurélia possibilitar que ela se case com Seixas, fatos que são expostos logo no início do livro.


9. (UFOP) Em relação a Lucíola, de José de Alencar, assinale a alternativa incorreta.

(A) A obra apresenta muito adequadamente o tema da prostituta regenerada, bem ao gosto do Romantismo.
(B) O narrador tem, além dos leitores da obra, explicitamente uma interlocutora como personagem-leitora.
(C) A narrativa se constrói em dois tempos muito bem marcados: o da vivência e o da narração da vivência.
(D) A aparição de Maria da Glória resolve todos os problemas da personagem Lúcia, porque aponta o caminho da expiação da culpa, construindo um final feliz para a narrativa.
(E) A presença de muitos paradoxos românticos (virtude x vício, alma x corpo, amor x prazer, ingenuidade x devassidão, família x prostituição) é possível perceber nesse romance.


10. (UFOP) Assinale a alternativa incorreta a respeito de Lucíola, de José de Alencar.

(A) É Paulo – como protagonista – simultaneamente agente da narração e objeto da narrativa.
(B) É um romance que apresenta uma pluralidade de olhares narrativos, principalmente na caracterização da personagem Lúcia.
(C) É um romance que traz uma visão alienada da sociedade urbana do Rio de Janeiro, por focalizar unicamente o drama individual da protagonista.
(D) É através do distanciamento temporal que a narrativa se torna possível, pois a narração é ativada pela memória.
(E) É a protagonista construída em dualidade, uma vez que, dissociando corpo e alma, ela também tem dois nomes, duas casas, dois estilos de vida.

11. Assinale a opção correta com relação à obra “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida:

a) O livro trata da história de um amor impossível passada no século XIX.

b) A história é contada numa linguagem popular da mesma maneira como foram escritas outras obras da época.

c) O livro trata das peripécias do protagonista, personagem cômico, pobre e sem nobreza de caráter.

d) A história se passa num ambiente rural, tal como a história de O SERTANEJO, de José de Alencar.

e) A história é contada numa linguagem que segue os padrões clássicos da época.

12. Das alternativas abaixo, indique a que CONTRARIA as características mais significativas do romance “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida.

a) Romance de costumes que descreve a vida da coletividade urbana do Rio de Janeiro, na época de D. João VI.

b) Narrativa de malandragem, já que Leonardo, personagem principal, encarna o tipo do malandro amoral que vive o presente, sem qualquer preocupação com o futuro.

c) Livro que se liga aos romances de aventura, marcado por intenção crítica contra a hipocrisia,  a injustiça e a corrupção social.

d) Obra considerada de transição para um novo estilo de época, ou seja, o Realismo/Naturalismo.

e) Romance histórico que pretende narrar fatos de tonalidade heroica da vida brasileira, como os vividos pelo Major Vidigal, ambientados no tempo do rei.

13.Leia o texto abaixo, extraído do romance “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida.

“Desta vez porém Luizinha e Leonardo, não é dizer que vieram de braço, como este último tinha querido quando foram para o Campo, foram mais adiante do que isso, vieram de mãos dadas muito familiar e ingenuamente. E INGENUAMENTE não sabemos se se poderá aplicar com razão ao Leonardo”.

Considere as afirmações abaixo sobre o comentário feito em relação à palavra INGENUAMENTE na última frase do texto.

I – O narrador aponta para a ingenuidade da personagem frente à vida e às experiências desconhecidas do primeiro amor.

II – O narrador, por saber quem é Leonardo, põe em dúvida o caráter da personagem e as suas intenções.

III – O narrador acentua o tom irônico que caracteriza o romance.

Quais estão corretas?

a)Apenas I.          b) Apenas II.       c) Apenas III.       d) Apenas II e III.         e) I, II e III.

14 .(PUC-SP) No romance “Memórias de um sargento de milícias”, considerado como um todo, há uma forte caracterização dos tipos populares entre os quais destaca-se a figura de Leonardo filho. Indique a alternativa que contém dados que caracterizam essa personagem.

a) Narrador das peripécias relatadas em forma de memórias, conforme vem sugerido no título do livro, torna-se exemplo de ascensão das camadas sociais menos privilegiadas.

b) Anti-herói, malandro e oportunista, espécie de pícaro pela bastardia e ausência de uma linha ética de conduta.

c) Herói de um romance sem culpa representa as camadas populares privilegiadas dentro do mundo da ordem.

d) Representante típico da fina flor da malandragem, ajeita-se na vida, porque protegido do Vidigal, permanece imune às sanções sociais e em momento algum é recolhido à cadeia.

e) Herói às avessas que incorpora a exclusão social, porque, não tendo recebido amparo de nenhuma espécie, não alcança a patente das milícias e se priva de qualquer tipo de herança.

15. O amor verdadeiro redime a mulher de seu orgulho e o homem de seu interesse. Esse comentário faz referência  aos personagens:

 a. Cecília e Peri   

 b. Aurélia e Fernando Seixas   

 c. Iracema e Martim   

 d. Lúcia e Paulo  

 e. Adelaide e Fernando Seixas




















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