1.(L.P.
Truques e Táticas)Um dos heterônimos de Fernando Pessoa é um poeta
clássico , de serenidade epicurista , que aceita de forma racional a fugacidade
de todas as coisas, pois sente que é preciso viver em conformidade com as leis
do destino. Esse comentário dialoga com o quadrinho acima e nos remete a
poética de
a. Álvaro
de Campos
b. Ricardo
Reis
c. Alberto
Caieiro
d. Mário
de Sá Carneiro
e. Bernardo
Soares
2.(L.P. Truques e
Táticas) Leia os textos abaixo
TEXTO I
[...]
Creio no Mundo como num
malmequer,
Porque o vejo. Mas não penso
nele
Porque pensar é não
compreender...
O Mundo não se fez para
pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos
olhos)
Mas para olharmos para ele e
estarmos de acordo…
[...]
Analisando o texto I e II, é possivel inferir que os versos contrastam com a ideia principal da tira. Isso mostra a importãncia do ver sem estar a pensar, temática principal na produção de um dos heteronimos de Fernando Pessoa que recebeu o nome de
a. Álvaro de Campos
b. Ricardo Reis
c. Alberto Caieiro
d. Mário de Sá Carneiro
e. Bernardo Soares
3.(L.P. Truques e
Táticas)) Leia o texto abaixo
Louco,
sim, louco, porque quiz grandeza
Qual a Sorte a não dá.
Não coube em mim minha certeza;:
Porisso onde o areal está
Ficou meu ser que houve, não o que ha.
Minha loucura, outros que me a tomem
Com o que nella ia.
Qual a Sorte a não dá.
Não coube em mim minha certeza;:
Porisso onde o areal está
Ficou meu ser que houve, não o que ha.
Minha loucura, outros que me a tomem
Com o que nella ia.
Sem a loucura o que é o homem
Mais que a besta sadia,
Cadaver addiado que procria?
Mais que a besta sadia,
Cadaver addiado que procria?
Fernando
Pessoa
Nesse
poema é correto afirmar que:
a. É o louvor a loucura que
distingue o homem do animal e o faz ir em frente na busca da realização do
sonho, haja o que houver.
b. É a loucura que arrasta o
homem para o fracasso, ideia clara na expressão “Ficou
meu ser que houve”
c. Está subtendido no verso
«Ficou meu ser que houve, não o que há», que o sujeito lírico faz referência
aos seus sonhos interrompidos no areal.
d. Está
claro que o sujeito lírico se assume como um ser ousado que busca grandezas,
mas sugere cautela usando a expressão ” cadáver adiado”
e. O eu lírico, de forma pessimista, alerta
para os perigos que ambição pode trazer ao homem.
4(L.P. Truques e
Táticas) Leia a primeira estrofe do poema Isto de Fernando Pessoa.
Isto
Dizem que finjo ou minto
Tudo que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.
Tudo que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.
[...]
Fernando Pessoa
Na estrofe acima,
percebe-se o uso de umas das tendências usadas na lírica de Fernando Pessoa
conhecida como:
(A)
Emocionalismo
(B) Interseccionismo
(C)
Orfismo
(D)
Sensacionismo
(E)
Saudosismo
5(L.P. Truques e Táticas). Os versos a seguir foram escritos pelo poeta
latino Horácio
Não indagues,
Leucónoe, ímpio é saber,
a duração da vida
que os deuses decidiram conceder-nos,
[...]
Enquanto
conversamos,
foge o tempo
invejoso.
Desfruta o dia de
hoje, acreditando
o mínimo possível
no amanhã.
HORÁCIO. Poesia grega e Latina
Os versos acima apresentam uma temática que também é valorizada por um
dos heterônimos de Fernando Pessoa. Trata-se:
(A) Da brevidade da vida abordada por Alberto Caeiro.
(B) Do Carpe Diem na poética de Ricardo Reis.
(C) Do bucolismo em Ricardo Reis
(D) Do Sensacionismo valorizado por Álvaro de Campos
(E) Do
pessimismo em Álvaro de Campos
6( L.P.Truques e
Táticas) O poema abaixo mostra características temáticas de um dos heterônimos
de Fernando Pessoa
À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica
Tenho febre e escrevo.
Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,
Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos.
Tenho febre e escrevo.
Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,
Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos.
[...]
É possível identificar nos versos
acima:
(A) A desilusão de Álvaro de Campos com a modernidade
(B) A euforia de Alberto Caeiro
(C) O decadentismo de Ricardo Reis
(D) O futurismo de Álvaro de campos
(E) O saudosismo
Ricardo Reis
7.Um
caracteriza-se pela valorização do inconsciente, do sonho, em sintonia com a
psicanálise de Freud, o outro pela destruição total da arte, propondo a
antiarte, assim qualquer objeto retirado de seu uso convencional pode ser
admirado também como obra de arte. Os movimentos em questão são respectivamente
(A) Cubismo
e Expressionismo
(B)
Expressionismo e Dadaísmo
(C)
Surrealismo e Dadaísmo
(D)
Expressionismo e Futurismo
(E) Expressionismo e Surrealismo
A exaltação da máquina e da
"beleza da velocidade", associada ao elogio da técnica e da ciência,
tornam-se emblemática da nova atitude estética e política. Essa temática é
defendida na pintura e na literatura pelo seguinte movimento de vanguarda.
(A) Cubismo
(B) Futurismo
(C) Surrealismo
(D) Dadaísmo
(E) Expressionismo
Questão 09
Poética
Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto
expediente protocolo e manifestações de apreço ao Sr. diretor
Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no
dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo
Abaixo os puristas
...
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
— Não quero mais saber do lirismo que não é
libertação.
BANDEIRA, M. In: MORICONI, I. (Org.).
O poema é representativo da estética modernista
brasileira, produzido numa época em que os poetas procuravam libertar-se das
influências de estéticas anteriores.
Faça uma análise interpretativa daquilo que o
sujeito poético
• rejeita em sua poesia;
• considera como “lirismo de
libertação”
10(P. Truques e
Táticas) A semana de Arte moderna marca didaticamente o início do Modernismo
brasileiro. Esse Movimento em sua primeira fase propôs:
(A) A retomada de elementos dos estilos de época
anteriores, como a visão idealizada do cenário brasileiro
(B) A retomada do indianismo visto no Romantismo,
como se observa em Macunaíma
(C) A valorização do cotidiano e dos elementos da
cultura popular
(D) A produção de
uma arte brasileira afinada com as tendências vanguardistas europeias,
eliminando referências nacionais
( E) A produção de uma arte brasileira em harmonia
como Parnasianismo , eliminando referências nacionais
11(L.P. Truques e
Táticas) Entre os autores da primeira fase do Modernismo é correto afirmar que:
(A). Todos tinham um projeto de
reconstrução da arte brasileira
(B).
Repudiavam a arte europeia por considerá-la conservadora
(C). Apropriaram- se de temas tradicionais
como a idealização do índio
(D).
O que os unia era o desejo de ruptura, a quebra com o tradicional
(E). Viam a natureza como um lugar
perfeito, longe das agitações dos grandes centros
12. (L.P. Truques e
Táticas) A obra Macunaíma de Mário de Andrade exemplifica a primeira fase
do Modernismo visto que:
(A). Apresenta
estrutura linear e valoriza elementos da cultura brasileira
(B) Narra de forma
realista e verossímil a vida de um personagem que simboliza uma nação.
(C) .Não há nessa
obra qualquer influência das vanguardas europeias, já que o autor prioriza a
cultura brasileira
(D) Quebra com a estrutura linear da narrativa
tradicional e adota uma linguagem simples, aproximando fala e escrita
(E) Macunaíma é um
herói que se assemelha a Peri, herói do Romantismo Brasileiro
13 (L.P. Truques e
Táticas) Considere as afirmações abaixo sobre a obra Macunaíma e a seguir
destaque a incorreta
(A) É uma obra que busca sintetizar o caráter
brasileiro, segundo as convicções da primeira fase modernista.
(B) Busca resgatar a imagem do Brasil, sendo,
portanto, uma obra com caráter nacionalista.
(C) No plano formal, há preferência pela
linguagem falada no Brasil, ignorando, ou melhor, desafiando o português
formal.
(D) A obra mostra em seu enredo, de forma
fantástica, apenas duas raças, o negro e o índio, para exemplificar a formação
do povo brasileiro.
(E) O livro faz parte da primeira fase modernista
– a fase heroica e tem como personagem principal um anti-herói
14 (L.P. Truques e
Táticas)O poema abaixo faz parte da primeira geração modernista brasileira
Vício na fala
Para dizerem milho
dizem mio
Para melhor dizem
mió
Para pior pió
Para telha dizem
teia
Para telhado dizem
teiado
E vão fazendo
telhados
Oswald de Andrade
São características
dessa fase presente no poema acima
I. Valorização da linguagem coloquial
II. Preocupação formal
III. aproximação entre oralidade e escrita
IV. preocupações com questões sociais
Está correto o que
se afirma em:
(A) I e III (B)II e III (C)II e IV (D)I, III e IV (E) I e II
15 (L.P. Truques e
Táticas)Leia o poema a seguir:
Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do
aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o
bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso
camarada
Me dá um cigarro
A partir da leitura
do poema pode se inferir que
(A) Há uma sutil referência ao idealismo
romântico
(B) Há uma supervalorização da nação brasileira
(C) Há uma crítica
à questão do formalismo linguístico
(D) O povo brasileiro é idealizado já que é
sempre bom e sabido
(E) O mulato sabido e o bom negro adotam o mesmo
nível de linguagem, segundo o autor
16(L.P. Truques e
Táticas) O texto a seguir exemplifica a produção poética dos autores da primeira
fase do modernismo.
O capoeira,
Qué apanhá sordado?
— O quê?
— Qué apanhá?
Pernas e cabeças na
calçada.
Oswald de Andrade
As características
desse momento do Modernismo evidentes no texto são:
(A) Poemas curtos,
musicais e metrificados
(B) Preocupação com
o social, valorização da cultura popular e retomada da literatura clássica
(C) Renovação da
linguagem, aproximação entre língua escrita e oral, uso de versos livres e
brancos.
(D) Linguagem
prosaica, sintética, preocupação com a forma do poema
(E) Liberdade
linguística e formal, crítica as classes marginalizadas, versos brancos
17.Leia o poema abaixo
Quando o enterro
passou
Os homens que se
achavam no café
Tiraram o chapéu
maquinalmente
Saudavam o morto
distraídos
Estavam todos
voltados para a vida
Absortos na vida
Confiantes na vida.
Um no entanto se
descobriu num gesto largo e demorado
Olhando o esquife
longamente
Este sabia que a
vida é uma agitação feroz e sem finalidade
Que a vida é
traição
E saudava a matéria
que passava
Liberta para sempre
da alma extinta.
(BANDEIRA,
Manuel. Estrela da Manhã)
De acordo com o
texto
(A) Todos os
clientes mostraram-se comovidos diante da ideia da morte
(B) Na segunda
estrofe a morte é vista com indiferença por um dos clientes do café
(C) Enquanto uns
veem a vida como uma agitação feroz, outro a vê apenas como traição
(D) A morte é algo
distante para todos os clientes do café, já que estão confiantes na vida
(E) A palavra
longamente da segunda estrofe se opõe a palavra maquinalmente da primeira
.18 Sobre a poesia
de Manuel Bandeira, todas estão corretas, exceto:
(A) O poema Os
sapos, declamado na Semana de Arte Moderna é considerado uma crítica ao
Parnasianismo
(B). Manuel
Bandeira aborda também a temática social e o cotidiano
(C) A infância,
tema presente na produção literária de Manuel Bandeira, é vista como um tempo
feliz.
(D) É comum em sua
produção poética a temática da morte, que além de desejada pelo eu lírico, é
vista como fuga para os problemas existências
(E) No segundo
livro, Carnaval 1919, o autor já faz uso dos versos livres, por isso os
modernistas viram em Manuel Bandeira um precursor do Modernismo
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