1.
Leia o texto a seguir
Guerra civil
Renato Casagrande, O Globo, 23/11/2017
O
11º Relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostrando o crescimento
das mortes violentas no Brasil em 2016, mais uma vez assustou a todos. Foram
61.619 pessoas que perderam a vida devido à violência. Outro dado relevante é o
crescimento da violência em alguns estados do Sul e do Sudeste.
Na verdade, todos os anos a imprensa nacional destaca os inaceitáveis
números da violência no país. Todos se assustam, o tempo passa, e pouca ação
ocorre de fato. Tem sido assim com o governo federal e boa parte das demais
unidades da Federação. Agora, com a crise, o argumento é a incapacidade de
investimento, mas, mesmo em períodos de economia mais forte, pouco se viu da
implementação de programas estruturantes com o objetivo de enfrentar o crime.
Contratação de policiais, aquisição de equipamentos, viaturas e novas
tecnologias são medidas essenciais, mas é preciso ir muito além. Definir metas
e alcançá-las, utilizando um bom método de trabalho, deve ser parte de um programa
bem articulado, que permita o acompanhamento das ações e que incentive o
trabalho integrado entre as forças policiais do estado, da União e das guardas
municipais.
O texto acima é
parte de uma coluna de um jornal carioca e pertence ao seguinte gênero:
(A) descritivo,
pois nos dá características e qualifica o estado de violência no Brasil;
(B) narrativo, pois fornece ao leitor uma sequência
progressiva de ideias até a conclusão;
(C) descritivo-narrativo, pois mistura os dois
traços destacados nas opções anteriores;
(D) dissertativo-expositivo, pois registra, de
forma isenta, dados objetivos sobre um de nossos maiores problemas;
(E) dissertativo-argumentativo, pois defende ideias
sobre as providências a serem tomadas no combate à violência.
Questão 2
“(...) Pegue duas medidas de estupidez
Junte trinta e quatro partes de mentira
Coloque tudo numa forma
Untada previamente
Com promessas não cumpridas
Adicione a seguir o ódio e a inveja
As dez colheres cheias de burrice
Mexa tudo e misture bem
E não se esqueça: antes de levar ao forno
Temperar com essência de espírito de porco,
Duas xícaras de indiferença
E um tablete e meio de preguiça (…)”.
Junte trinta e quatro partes de mentira
Coloque tudo numa forma
Untada previamente
Com promessas não cumpridas
Adicione a seguir o ódio e a inveja
As dez colheres cheias de burrice
Mexa tudo e misture bem
E não se esqueça: antes de levar ao forno
Temperar com essência de espírito de porco,
Duas xícaras de indiferença
E um tablete e meio de preguiça (…)”.
(Os
anjos – Legião Urbana)
A letra da música Os anjos, de autoria de Renato Russo, apresenta
elementos que a identificam com o seguinte tipo textual:
a)
Narração.
b)
Descrição.
c)
Injunção.
d)
Dissertação.
E)
argumentação
Questão 3
Tudo é composto por substâncias químicas. O ser humano, por
exemplo, é um amontoado de carbono, oxigênio, hidrogênio e outros 18 elementos.
Assim como nós, todos os objetos são feitos de átomos que interagem entre si e
formam uma infinidade de substâncias com propriedades diferentes.
“É impossível
ignorar a química porque ela está presente em todas as nossas atividades, das
comidas que fazemos até o banho que tomamos”, afirma o químico Joe Schwarcz, da
Universidade McGill, Canadá. Manipulando os diferentes elementos, o homem
consegue – muitas vezes por acaso – formular remédios, melhorar alimentos e
descobrir como a natureza funciona.
A respeito
da tipologia textual, é correto afirmar que o texto apresentado consiste em
(A)
Descrição
(B)
Narração
(C)
Dissertação
(D)
Injunção
(E)
Narrativo com trechos dissertativos
Questão 4
sem registro e vendidos por empresas fantasmas, eleva o risco à saúde de trabalhadores rurais que têm contato com produtos químicos. Com predomínio de minifúndios voltados à produção de uvas e hortigranjeiros, Bento Gonçalves é o município gaúcho com o maior número de registros de intoxicação por agrotóxicos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação do governo federal.
Além do uso intensivo de defensivos na fruticultura, superior às lavouras de soja e milho, o elevado número de notificações é resultado da persistência da vigilância sanitária em confirmar casos suspeitos. De 2007 à metade deste ano, Bento Gonçalves teve 94 — quase um quinto — dos 458 casos do Estado. Mas o tamanho do problema é maior do que indicam os números. Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que, para cada registro de intoxicação por agrotóxicos, outros 50 casos deixaram de ser verificados.
Quanto à tipologia, o texto classifica-se,
predominantemente, como
(A)
dissertativo,
pois estabelece uma relação, com base em uma estimativa, entre o uso de
agrotóxicos e o aumento do risco à saúde de trabalhadores rurais que têm
contato com tais produtos.
(B)
narrativo, pois faz um relato de fatos envolvendo
doenças provocadas pelo uso de agrotóxicos no campo.
(C)
dissertativo, pois apresenta uma sequência de
fatos.
(D)
narrativo, pois relata um fato ocorrido em Bento
Gonçalves.
(E)
descritivo,
pois destaca as características principais dos agrotóxicos.
Texto para as
questões 5 e 6
Evitar pensamentos negativos pode
aumentar, e muito, a sua qualidade de vida
Vocês já pararam para observar o quanto os
pensamentos negativos apenas alimentam seu mau humor, fazendo com que seu dia
se torne mais pesado e cheio de pequenos incidentes desagradáveis? Quantas
vezes ao acordar pela manhã e bater o dedo na beira da cama já não saiu
esbravejando e dizendo que o dia começou ruim?
Isso
porque muitas vezes vivemos rodeados de pessoas e ou situações que nos levam a
ver somente o lado ruim das situações, e acabamos interiorizando esse
comportamento crítico e queixoso em nossa vida.
Outro
exemplo é que algumas pessoas já cresceram ouvindo os pais reclamarem de tudo,
sempre insatisfeitos com o que têm em casa ou no trabalho e, por mais que isso
possa incomodar, nos acostumamos a ver esse mundo ingrato que tanto nos foi
descrito. Quando menos esperamos alguém ao nosso lado nos aponta isso. Ao nos
dar conta desse comportamento, ficamos a pensar o que fazer para mudar esse
jeito de ser mal-humorado.
Porque
é tão complicado entender que viver é um grande aprendizado e que, nesse
contexto, precisamos alongar nosso olhar em busca de outros significados para
não carregarmos o peso de uma vida difícil todos os dias? Isso acontece porque
nos acostumamos a colocar muita tralha em nossas cabeças e, desta forma, vamos
nos alimentando somente de pensamentos ruins que, refletem não somente em nós
mesmos, mas no nosso corpo e na nossa relação com as pessoas ao nosso redor.
Pensamentos
ruins geram doenças como depressão, ansiedade, mau humor crônico, entre outras
doenças do estomago, coração, dores de cabeça, musculares. Isso porque o corpo
não suporta tantas situações incompreendidas e mal digeridas, causando um
mal-estar constante na nossa vida.
É
importante aprendermos a diferenciar a real felicidade das pequenas situações
que nos fazem felizes no nosso dia a dia. Felicidade é um conjunto consciente
de situações que no todo nos trazem contentamento. Uma avaliação objetiva e
afetiva que fazemos de nossa própria vida, incluindo as experiências emocionais
que nos são agradáveis com baixo nível de humores negativos e alta satisfação
em relação à vida.
Esse
processo é muito interessante, pois começamos a dar outro sentido à vida, muito
maior do que aprendemos sobre ser feliz. Incluímos uma série de novos
comportamentos que nos levam a uma satisfação imediata, pois quem não gosta de
um bom dia com um belo sorriso no rosto, ou um momento de atenção quando se
quer ser ouvido, ou mesmo um breve aperto de mão?
Todas
as nossas ações contribuem diretamente para o bem-estar próprio e do outro, desencadeando
uma cadeia de bem-estar constante. A saúde mental está ligada diretamente ao
nosso corpo, nosso cérebro registra todos os nossos pensamentos como reais, e
passa a agir de acordo com eles.
A
neurociência vem estudando os efeitos da positividade e identificou o quanto os
nossos comportamentos são geradores de mudanças cerebrais importantes, como
vemos em alguns casos de pessoas que passaram por situações traumáticas físicas
e mentais se recuperaram.
Se
você se identificou com o texto, é importante avaliar a forma que tem se
relacionado consigo mesmo e com as pessoas ao redor. Procure manter uma atitude
positiva, promovendo o que, segundo a psicologia positiva, é o caminho adequado
para mudar comportamentos.
Fonte: Luciana
Kotaka
O reconhecimento dos
diferentes tipos de textos, seu contexto de uso, sua função social específica,
seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se aos
conhecimentos socioculturalmente construídos. A análise dos elementos
constitutivos desse texto demonstra que sua função é:
(A) anunciar um produto para ser feliz.
(B)
informar
sobre os tipos de pensamentos negativos.
(C)
ensinar
dicas para evitar doenças graves.
(D) expor a opinião do
autor sobre felicidade.
(E)
aconselhar
sobre bem-estar, relacionamento, emoções, felicidade.
O modo como se
organiza um texto está relacionado ao objetivo de seu autor: narrar, descrever,
argumentar, explicar, instruir. No Texto I, reconhece-se uma sequência textual:
(A) explicativa, em que se expõem informações objetivas sobre a felicidade.
(B)
instrucional,
em que se ensina o comportamento adequado ao bem-estar.
(C)
narrativa,
em que se contam fatos que, no decorrer do tempo, envolvem saúde e doença.
(D) descritiva, em que se
constrói uma imagem de felicidade a partir do que os sentidos do autor captam.
(E)
argumentativa, em que se defende a opinião do autor
sobre felicidade, buscando- se a adesão do leitor a partir de dados
científicos.
Muito bom!!
ResponderExcluir