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sábado, 5 de maio de 2018

                                     PROVA SOBRE O PRÉ-MODERNISMO


1.(ENEM/MEC) Vida obscura

Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro
ó ser humilde entre os humildes seres,
embriagado, tonto de prazeres,
o mundo para ti foi negro e duro.

Atravessaste no silêncio escuro
a vida presa a trágicos deveres
e chegaste ao saber de altos saberes
tornando-te mais simples e mais puro.

Ninguém te viu o sofrimento inquieto,
magoado, oculto e aterrador, secreto,
que o coração te apunhalou no mundo,

Mas eu que sempre te segui os passos
sei que a cruz infernal prendeu-te os braços
e o teu suspiro como foi profundo!

 (SOUSA, C. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1961)

Com uma obra densa e expressiva no Simbolismo brasileiro, Cruz e Souza transpôs para seu lirismo uma sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada. No soneto, essa percepção traduz-se em

(A)  sofrimento tácito diante dos limites impostos pela discriminação.

(B) tendência latente ao vício como resposta ao isolamento social.

(C) extenuação condicionada a uma rotina de tarefas degradantes.

(D) frustração amorosa canalizada para as atividades intelectuais.

(E) vocação religiosa manifesta na aproximação com a fé cristã.

2.(ENEM/MEC) Cárcere das almas

Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,

Soluçando nas trevas, entre as grades

Do calabouço olhando imensidades,

Mares, estrelas, tardes, natureza.



Tudo se veste de uma igual grandeza

Quando a alma entre grilhões as liberdades

Sonha e, sonhando, as imortalidades

Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.



Ó almas presas, mudas e fechadas

Nas prisões colossais e abandonadas,

Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!



Nesses silêncios solitários, graves,

que chaveiro do Céu possui as chaves

para abrir-vos as portas do Mistério?!

(CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura / Fundação Banco do Brasil, 1993.)

Os elementos formais e temáticos relacionados com o contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárcere das almas, de Cruz e Sousa, são:

(A) a opção pela abordagem, em linguagem simples e direta, de temas filosóficos.

(B) a prevalência do lirismo amoroso e intimista em relação à temática nacionalista.

(C) o refinamento estético da forma poética e o tratamento metafísico de temas universais.

(D) a evidente preocupação do eu lírico com a realidade social expressa em imagens poéticas inovadoras.

(E) a liberdade formal da estrutura poética que dispensa a rima e a métrica tradicionais em favor de temas do cotidiano.

3.(PUC-PR) Sobre o Simbolismo, considerando as suas características, identifique a alternativa correta:

(A)“O poeta procura fugir para um mundo imaginá­rio, idealizado a partir dos sonhos e das emoções pessoais.

(B)“Poesia não descritiva, nem narrativa, mas sugestiva, tomada a palavra sobretudo no seu valor musical.”

(C) “Linguagem próxima da realidade, sem rebuscamentos, natural; narrativa lenta; preocupação com minúcias.”

(D) “Imagens crescentemente modeladas em linguagem cotidiana.” “Interesse pelo homem comum.”

(E) “Versos impassíveis, perfeição formal, cuidado com a rima, com o ritmo, com a seleção vocabular.”

4(L.P. Truques e Táticas) A obra Triste Fim de Policarpo Quaresma do autor pré-modernista Lima Barreto exemplifica uma literatura engajada visto que nela o autor

(A)  Concebe a literatura como instrumento de participação política empenhado em registrar a realidade dos oprimidos

(B)  Mostra Policarpo Quaresma como um personagem dividido entre o amor à pátria e a ambição política

(C)  Aborda a loucura como tema central da obra denunciando a forma como são tratados os internos no hospício

 (D)Descreve o fracasso de Policarpo Quaresma e de seus projetos nacionalistas

  (E)Defende a ideia de que as terras brasileiras são as mais férteis do mundo

5. (L.P. Truques e Táticas) Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto é uma das produções mais marcantes do Pré-Modernismo. Nessa obra encontra-se acentuadas críticas à sociedade do início do século XX, pois     

(A) além de fazer uma descrição política do país no início da República, a obra traça um rico painel social e humano dos subúrbios cariocas na virada do século

(B) a primeira parte da obra se desenrola na cidade do Rio de Janeiro, antes da proclamação da república brasileira, e mostra o planejamento de Quaresma que visa a saídas políticas, econômicas e culturais para o Brasil.

(C) as três partes da obra narram as andanças de Policarpo pela Capital Federal durante a revolta da Armada e mostra sua desilusão final. Há aqui uma crítica feroz aos positivistas que apoiavam a Primeira República.

(D) o autor procura retratar, detalhadamente, a xenofobia como tema central da obra

(E) O autor revela ao leitor, através da personagem principal, as belezas de um Brasil ignorado pelo seu próprio povo

6. (L.P. Truques e Táticas) Considere o trecho abaixo do conto Negrinha de Monteiro Lobato

 O 13 de maio tirou-lhe das mãos o azorrague, mas não lhe tirou da alma a gana. casa como remédio para os frenesis. Inocente derivativo:
– Ai! Como alivia a gente uma boa roda de cocres bem fincados!...”


                                                                   (LOBATO, Monteiro. Negrinha. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 4 e 5).

“O 13 de maio tirou-lhe das mãos o azorrague, mas não lhe tirou da alma a gana”. Esse trecho faz referência a personagem Dona Inácia e mostra principalmente

(A)  a persistência de uma mentalidade escravocrata na sociedade brasileira

(B)  a violência contra os membros de uma classe desfavorecida economicamente

(C)  o preconceito contra as classes marginalizadas

(D)  a resistência do negro que luta contra a opressão da sociedade

(E)  a resistência contra o trabalho infantil

7.(L.P. Truques e Táticas) Sobre o conto Negrinha de Monteiro Lobato entende-se que

(A)Negrinha é uma das personagens mais marcantes da literatura infantil de Monteiro Lobato, o autor que inaugurou o gênero no Brasil. 
(B) Há no conto Negrinha uma crítica à forma como os pais tratavam os filhos, muitas vezes abandonados nas casas dos patrões
(C) Era comum a prática de castigos físicos praticados por senhoras como dona Inácia, que era admirada na sociedade por mostrar os seus verdadeiros comportamentos
(D)Há uma exaltação das atitudes de Dona Inácia pelo narrador, como se observa no trecho “ a excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar crianças”.
(E) Negrinha é vítima de um meio social injusto e preconceituoso, cujos padrões se valem da submissão dos mais fracos e da hipocrisia dos opressores

8.(L.P. Truques e Táticas). Publicado em 1918, Urupês é uma coletânea de 14 contos, tendo como ênfase a vida quotidiana do caboclo através de seus costumes, crenças e tradições. Sobre o conto Urupês, destaque dessa obra de Monteiro Lobato é correto afirmar que:

(A) a personagem de Jeca representa a miséria e atraso econômico do país de então, e o descaso do governo em relação ao Brasil rural.
(B) a obra tematiza a disputa por terras entre os grandes proprietários
(C) o pequeno agricultor representado por Jeca Tatu é um tipo bem assistido pelo governo
(D) o espaço rural onde habita Jeca Tatu é idealizado pelo autor, já que a natureza a sua volta é sempre bela e acolhedora
(E) nesse conto, o personagem Jeca Tatu é um pequeno agricultor que assim como os outros que vivem no interior de São Paulo, considera a vida no campo produtiva e aconchegante.

9.(L.P. Truques e Táticas) A ilustração abaixo faz parte do conjunto intitulado Cicatrizes Submersas do artista plástico Descartes Gadelha (Fortaleza, 1993)

 



a imagem acima dialoga com uma das maiores obras da literatura brasileira. Trata-se de 
(A)  Cidades Mortas de Monteiro Lobato
(B)  Canaã de Graça Aranha
(C)  Os Sertões de Euclides da Cunha 
(D)  Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto
(E)  Negrinha de Monteiro Lobato

10.(L.P. Truques e Táticas)  O tema central da obra Canaã de Graça Aranha é
(       A)      A revolta dos operários em são Paulo

(       B)     O cangaço

(       C)      A imigração alemã no Espírito Santo

(        D)      A vida do sertanejo

(        E)    a seca no nordeste

 
     11.(L.P. Truques e Táticas) Observe a imagem a seguir

A imagem representa as manifestações nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, na primeira década do século XX, que integraram a Revolta da Vacina. Considerando o contexto político-social da época, essa revolta revela:

(A) a insatisfação da população com os benefícios de uma modernização urbana autoritária.
(B) a consciência da população pobre sobre a necessidade de vacinação para a erradicação das epidemias.
(C)a garantia do processo democrático instaurado com a República, através da defesa da liberdade de expressão da população.
(D)o planejamento do governo republicano na área de saúde, que abrangia a população em geral.
(E) o apoio ao governo republicano pela atitude de vacinar toda a população em vez de privilegiar a 
elite.

12. Com a obra Os Sertões (1902), Euclides da Cunha foi um escritor pré-modernista pioneiro ao aproximar a literatura e a história quando recriou literariamente o sangrento conflito da Guerra de Canudos (1897). Além de retratar os conflitos ocorridos durante o período, o autor atribuiu maior destaque a três principais aspectos:

(A) A escravidão, o povo e a luta;
(B) A terra, o homem e a luta;
(C) O povo, a raça e a luta;
(D) O homem, a luta, a guerra;
(E) O sertão, o homem, a luta.

14(UEL) Assinale a alternativa INCORRETA sobre o Pré-Modernismo:
(A) Não se caracterizou como uma escola literária com princípios estéticos bem delimitados, mas como um período de prefiguração das inovações temáticas e linguísticas do Modernismo.
(B) Algumas correntes de vanguarda do início do século XX, como o Futurismo e o Cubismo, exerceram grande influência sobre nossos escritores pré-modernistas, sobretudo na poesia.
(C) Tanto Lima Barreto quanto Monteiro Lobato são nomes significativos da literatura pré-modernista produzida nos primeiros anos do século XX, pois problematizam a realidade cultural e social do Brasil.
(D) Euclides da Cunha, com a obra “Os Sertões”, ultrapassa o relato meramente documental da batalha de Canudos para fixar-se em problemas humanos e revelar a face trágica da nação brasileira.
(E) Nos romances de Lima Barreto observa-se, além da crítica social, a crítica ao academicismo e à linguagem empolada e vazia dos parnasianos, traço que revela a postura moderna do escritor.
15(PUC-RS) A literatura do pré-modernismo brasileiro, nas obras de Euclides da Cunha, Lima Barreto e Monteiro Lobato, caracteriza-se pela:
(A) descrição de forma romântica da sociedade rural.
(B) interpretação e polêmica voltadas para a problemática social.
(C) análise e idealização da sociedade urbana.
(D) restauração e mitificação da temática histórica.
(E) reconstrução e fabulação da sociedade indígena.

16. (PUC) Da personagem que dá título ao romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, podemos afirmar que
(A) foi um nacionalista extremado, mas nunca estudou com afinco as coisas brasileiras.
(B) perpetrou seu suicídio, porque se sentia decepcionado com a realidade brasileira.
(C) defendeu os valores nacionais, brigou por eles a vida toda e foi condenado à morte injustamente por valores que defendia.
(D) foi considerado traidor da pátria, porque participou da conspiração contra Floriano Peixoto.
(E) era um louco e, por isso, não foi levado a sério pelas pessoas que o cercavam.

17. (FUVEST) No romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, o nacionalismo exaltado e delirante da personagem principal motiva seu engajamento em três diferentes projetos, que objetivam “reformar” o país. Esses projetos visam, sucessivamente, aos seguintes setores da vida nacional:
(A) escolar, agrícola e militar;
(B) linguístico, industrial, e militar;
(C) cultural, agrícola e político;
(D) linguístico, político e militar;
(E) cultura, industrial e político.

18.A obra de Lima Barreto, escritor pré-modernista, é marcada pela análise e descrição da vida:

(A) no sertão do Brasil, retratando a seca e os conflitos ocasionados pela disputa de terras;
(B) nos grandes centros urbanos, retratando os subúrbios os quais eram, até então, ignorados pela elite cultural brasileira;
(C) dos trabalhadores dos cafezais do interior de São Paulo, mais precisamente da região do Vale do Paranaíba;
(D) da elite carioca, sobretudo dos artistas vanguardistas, como Tarsila do Amaral e Mário de Andrade.
(E) e da cultura do Rio Grande do Sul, na região dos Pampas.



19 .(L.P. Truques e Táticas) Augusto dos Anjos é autor de um único livro, Eu, editado pela  primeira vez em 1912. Outras Poesias acrescentaram-se às edições posteriores. Considerando a produção literária desse poeta, pode-se dizer que:

(A) Foi recebida sem restrições no meio literário de sua época, alcançando destaque na história das formas literárias brasileiras.
(B) Revela um sentimentalismo profundo, o que o aproxima do Romantismo
(C) Foi elogiada poeticamente pela crítica de sua época, entretanto não representou um sucesso de público.
(D) é um poeta que possui características de vários estilos literários, bastante criticado por adotar um vocabulário pouco comum.
(E) Considerado pelo público e pela crítica, habituados à elegância parnasiana, um poeta de mau gosto, visto que em seus poemas não há preocupação com a forma.

20.(L.P. Truques e Táticas) As inovações temáticas e de estilo fizeram de Augusto dos Anjos um importante poeta brasileiro, embora tenha publicado apenas um livro ao longo de sua vida. Entre os temas preferidos do autor destaca-se a morte, como se observa no poema a seguir.

 
A meu Pai morto

Podre meu Pai! A Morte o olhar lhe vidra. 

Em seus lábios que os meus lábios osculam 

Microrganismos fúnebres pululam 

Numa fermentação gorda de cidra. 



Duras leis as que os homens e a hórrida hidra 

A uma só lei biológica vinculam, 

E a marcha das moléculas regulam, 

Com a invariabilidade da clepsidra!...



Podre meu Pai! E a mão que enchi de beijos 

Roída toda de bichos, como os queijos 

Sobre a mesa de orgíacos festins!...



Amo meu Pai na atômica desordem 

Entre as bocas necrófagas que o mordem 

E a terra infecta que lhe cobre os rins! 



ANJOS. Augusto dos. Sonetos. Melhores poemas. 3. ed. São Paulo: Global, 2001. p. 133-134.

Não se nota nesse poema

 
A)     Decomposição do corpo em função das leis biológicas
B)     Fusão entre a linguagem literária e científica
C)     um tema sério associado a termos do cotidiano
D)    uma visão materialista da morte
E)     lamentação diante da morte

21.(L.P. Truques e Táticas) Não faz parte da poética de Augusto dos Anjos

A. Imagens grotescas que aproximam o autor do expressionismo;

B. A temática da morte desprovida de sentimentalismo;

C. O Ceticismo em relação à humanidade;

D.O uso tanto de termos científicos como palavras do cotidiano;

E. Características de vários estilos e ausência de originalidade em seus versos.























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