PROVA SOBRE O PRÉ-MODERNISMO
17. (FUVEST) No romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, o nacionalismo exaltado e delirante da personagem principal motiva seu engajamento em três diferentes projetos, que objetivam “reformar” o país. Esses projetos visam, sucessivamente, aos seguintes setores da vida nacional:
(A) Foi recebida sem restrições no meio literário de sua época, alcançando destaque na história das formas literárias brasileiras.
(B) Revela um sentimentalismo profundo, o que o aproxima do Romantismo
1.(ENEM/MEC)
Vida obscura
Ninguém sentiu o teu espasmo
obscuro
ó ser humilde entre os humildes seres,
embriagado, tonto de prazeres,
o mundo para ti foi negro e duro.
ó ser humilde entre os humildes seres,
embriagado, tonto de prazeres,
o mundo para ti foi negro e duro.
Atravessaste no silêncio escuro
a vida presa a trágicos deveres
e chegaste ao saber de altos saberes
tornando-te mais simples e mais puro.
a vida presa a trágicos deveres
e chegaste ao saber de altos saberes
tornando-te mais simples e mais puro.
Ninguém te viu o sofrimento
inquieto,
magoado, oculto e aterrador, secreto,
que o coração te apunhalou no mundo,
magoado, oculto e aterrador, secreto,
que o coração te apunhalou no mundo,
Mas eu que sempre te segui
os passos
sei que a cruz infernal prendeu-te os braços
e o teu suspiro como foi profundo!
sei que a cruz infernal prendeu-te os braços
e o teu suspiro como foi profundo!
(SOUSA, C. Obra completa.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1961)
Com uma obra densa e
expressiva no Simbolismo brasileiro, Cruz e Souza transpôs para
seu lirismo uma sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada.
No soneto, essa percepção traduz-se em
(A) sofrimento tácito
diante dos limites impostos pela discriminação.
(B) tendência latente
ao vício como resposta ao isolamento social.
(C) extenuação
condicionada a uma rotina de tarefas degradantes.
(D) frustração amorosa canalizada
para as atividades intelectuais.
(E) vocação
religiosa manifesta na aproximação com a fé cristã.
2.(ENEM/MEC)
Cárcere das almas
Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.
Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e, sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.
Ó almas presas, mudas e fechadas
Nas prisões colossais e abandonadas,
Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!
Nesses silêncios solitários, graves,
que chaveiro do Céu possui as chaves
para abrir-vos as portas do Mistério?!
(CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis:
Fundação Catarinense de Cultura / Fundação Banco do Brasil, 1993.)
Os elementos formais e temáticos relacionados com o
contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárcere das almas, de Cruz
e Sousa, são:
(A) a opção pela abordagem, em linguagem simples e
direta, de temas filosóficos.
(B) a prevalência do lirismo amoroso e intimista em
relação à temática nacionalista.
(C) o refinamento estético da forma poética e o
tratamento metafísico de temas universais.
(D) a evidente preocupação do eu lírico com a
realidade social expressa em imagens poéticas inovadoras.
(E) a liberdade formal da estrutura poética que
dispensa a rima e a métrica tradicionais em favor de temas do cotidiano.
3.(PUC-PR) Sobre o
Simbolismo, considerando as suas características, identifique a alternativa
correta:
(A)“O
poeta procura fugir para um mundo imaginário, idealizado a partir dos sonhos e
das emoções pessoais.
(B)“Poesia
não descritiva, nem narrativa, mas sugestiva, tomada a palavra sobretudo no seu
valor musical.”
(C)
“Linguagem próxima da realidade, sem rebuscamentos, natural; narrativa lenta;
preocupação com minúcias.”
(D)
“Imagens crescentemente modeladas em linguagem cotidiana.” “Interesse pelo
homem comum.”
(E)
“Versos impassíveis, perfeição formal, cuidado com a rima, com o ritmo,
com a seleção vocabular.”
4(L.P. Truques e Táticas) A
obra Triste Fim de Policarpo Quaresma do autor pré-modernista Lima Barreto
exemplifica uma literatura engajada visto que nela o autor
(A) Concebe a literatura como instrumento de
participação política empenhado em registrar a realidade dos oprimidos
(B) Mostra
Policarpo Quaresma como um personagem dividido entre o amor à pátria e a ambição
política
(C) Aborda
a loucura como tema central da obra denunciando a forma como são tratados os
internos no hospício
(D)Descreve o
fracasso de Policarpo Quaresma e de seus projetos nacionalistas
(E)Defende a ideia de que as terras
brasileiras são as mais férteis do mundo
5. (L.P. Truques e Táticas)
Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto é uma das produções mais
marcantes do Pré-Modernismo. Nessa obra encontra-se acentuadas críticas à
sociedade do início do século XX, pois
(A) além de fazer uma
descrição política do país no início da República, a obra traça um rico painel
social e humano dos subúrbios cariocas na virada do século
(B) a primeira parte da
obra se desenrola na cidade do Rio de Janeiro, antes da proclamação da
república brasileira, e mostra o planejamento de Quaresma que visa a saídas
políticas, econômicas e culturais para o Brasil.
(C) as três partes da obra
narram as andanças de Policarpo pela Capital Federal durante a revolta da
Armada e mostra sua desilusão final. Há aqui uma crítica feroz aos positivistas
que apoiavam a Primeira República.
(D) o autor procura retratar, detalhadamente, a xenofobia como tema central
da obra
(E)
O autor revela ao leitor, através da personagem principal, as belezas de um
Brasil ignorado pelo seu próprio povo
6. (L.P. Truques e Táticas) Considere
o trecho abaixo do conto Negrinha de Monteiro Lobato
O 13 de maio tirou-lhe das mãos o
azorrague, mas não lhe tirou da alma a gana. casa como remédio para os
frenesis. Inocente derivativo:
– Ai! Como alivia a gente uma boa roda de cocres bem
fincados!...”
(LOBATO, Monteiro. Negrinha. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 4 e 5).
“O 13 de maio tirou-lhe das mãos o azorrague, mas não lhe tirou da alma a
gana”. Esse trecho faz referência a personagem Dona Inácia e mostra
principalmente
(A) a persistência de uma mentalidade escravocrata na sociedade
brasileira
(B) a
violência contra os membros de uma classe desfavorecida economicamente
(C) o preconceito
contra as classes marginalizadas
(D) a
resistência do negro que luta contra a opressão da sociedade
(E) a resistência contra o trabalho
infantil
7.(L.P. Truques e Táticas) Sobre
o conto Negrinha de Monteiro Lobato entende-se que
(A)Negrinha é uma das personagens
mais marcantes da literatura infantil de Monteiro Lobato, o autor que inaugurou
o gênero no Brasil.
(B) Há no conto Negrinha uma
crítica à forma como os pais tratavam os filhos, muitas vezes abandonados nas
casas dos patrões
(C) Era comum a prática de
castigos físicos praticados por senhoras como dona Inácia, que era admirada na
sociedade por mostrar os seus verdadeiros comportamentos
(D)Há uma exaltação das
atitudes de Dona Inácia pelo narrador, como se observa no trecho “ a excelente
Dona Inácia era mestra na arte de judiar crianças”.
(E) Negrinha é vítima de um
meio social injusto e preconceituoso, cujos padrões se valem da submissão dos
mais fracos e da hipocrisia dos opressores
8.(L.P. Truques e Táticas). Publicado
em 1918, Urupês é
uma coletânea de 14 contos, tendo como ênfase a vida quotidiana do caboclo
através de seus costumes, crenças e tradições. Sobre o conto Urupês, destaque
dessa obra de Monteiro Lobato é correto afirmar que:
(A) a personagem de Jeca
representa a miséria e atraso econômico do país de então, e o descaso do
governo em relação ao Brasil rural.
(B) a obra tematiza a disputa
por terras entre os grandes proprietários
(C) o pequeno agricultor representado
por Jeca Tatu é um tipo bem assistido pelo governo
(D) o espaço rural onde habita
Jeca Tatu é idealizado pelo autor, já que a natureza a sua volta é sempre bela
e acolhedora
(E) nesse conto, o personagem
Jeca Tatu é um pequeno agricultor que assim como os outros que vivem no
interior de São Paulo, considera a vida no campo produtiva e aconchegante.
9.(L.P. Truques e Táticas) A ilustração abaixo faz parte do conjunto intitulado
Cicatrizes Submersas do artista plástico Descartes Gadelha (Fortaleza, 1993)
a imagem acima dialoga com uma
das maiores obras da literatura brasileira. Trata-se de
(A) Cidades
Mortas de Monteiro Lobato
(B) Canaã
de Graça Aranha
(C) Os
Sertões de Euclides da Cunha
(D) Triste
Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto
(E) Negrinha
de Monteiro Lobato
10.(L.P.
Truques e Táticas) O tema
central da obra Canaã de Graça Aranha é
( A) A revolta dos operários em são
Paulo
( B) O cangaço
( C) A imigração alemã no Espírito
Santo
( D) A vida do sertanejo
( E) a seca
no nordeste
11.(L.P. Truques e Táticas) Observe a imagem a
seguir
A imagem
representa as manifestações nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, na primeira
década do século XX, que integraram a Revolta da Vacina. Considerando o
contexto político-social da época, essa revolta revela:
(A) a
insatisfação da população com os benefícios de uma modernização urbana
autoritária.
(B) a
consciência da população pobre sobre a necessidade de vacinação para a
erradicação das epidemias.
(C)a
garantia do processo democrático instaurado com a República, através da defesa
da liberdade de expressão da população.
(D)o
planejamento do governo republicano na área de saúde, que abrangia a população
em geral.
(E) o
apoio ao governo republicano pela atitude de vacinar toda a população em vez de
privilegiar a
elite.
12. Com a obra Os Sertões (1902), Euclides da Cunha foi um escritor
pré-modernista pioneiro ao aproximar a literatura e a história quando recriou
literariamente o sangrento conflito da Guerra de Canudos (1897). Além de
retratar os conflitos ocorridos durante o período, o autor atribuiu maior
destaque a três principais aspectos:
(A) A escravidão, o povo e a luta;
(B) A terra, o homem e a luta;
(C) O povo, a raça e a luta;
(D) O homem, a luta, a guerra;
(E) O sertão, o homem, a luta.
14(UEL) Assinale a
alternativa INCORRETA sobre o Pré-Modernismo:
(A) Não se caracterizou como uma escola literária com princípios estéticos bem delimitados, mas como um período de prefiguração das inovações temáticas e linguísticas do Modernismo.
(B) Algumas correntes de vanguarda do início do século XX, como o Futurismo e o Cubismo, exerceram grande influência sobre nossos escritores pré-modernistas, sobretudo na poesia.
(C) Tanto Lima Barreto quanto Monteiro Lobato são nomes significativos da literatura pré-modernista produzida nos primeiros anos do século XX, pois problematizam a realidade cultural e social do Brasil.
(D) Euclides da Cunha, com a obra “Os Sertões”, ultrapassa o relato meramente documental da batalha de Canudos para fixar-se em problemas humanos e revelar a face trágica da nação brasileira.
(E) Nos romances de Lima Barreto observa-se, além da crítica social, a crítica ao academicismo e à linguagem empolada e vazia dos parnasianos, traço que revela a postura moderna do escritor.
(A) Não se caracterizou como uma escola literária com princípios estéticos bem delimitados, mas como um período de prefiguração das inovações temáticas e linguísticas do Modernismo.
(B) Algumas correntes de vanguarda do início do século XX, como o Futurismo e o Cubismo, exerceram grande influência sobre nossos escritores pré-modernistas, sobretudo na poesia.
(C) Tanto Lima Barreto quanto Monteiro Lobato são nomes significativos da literatura pré-modernista produzida nos primeiros anos do século XX, pois problematizam a realidade cultural e social do Brasil.
(D) Euclides da Cunha, com a obra “Os Sertões”, ultrapassa o relato meramente documental da batalha de Canudos para fixar-se em problemas humanos e revelar a face trágica da nação brasileira.
(E) Nos romances de Lima Barreto observa-se, além da crítica social, a crítica ao academicismo e à linguagem empolada e vazia dos parnasianos, traço que revela a postura moderna do escritor.
15(PUC-RS) A literatura
do pré-modernismo brasileiro, nas obras de Euclides da Cunha, Lima Barreto e
Monteiro Lobato, caracteriza-se pela:
(A) descrição de forma romântica da sociedade rural.
(B) interpretação e polêmica voltadas para a problemática social.
(C) análise e idealização da sociedade urbana.
(D) restauração e mitificação da temática histórica.
(E) reconstrução e fabulação da sociedade indígena.
(A) descrição de forma romântica da sociedade rural.
(B) interpretação e polêmica voltadas para a problemática social.
(C) análise e idealização da sociedade urbana.
(D) restauração e mitificação da temática histórica.
(E) reconstrução e fabulação da sociedade indígena.
16. (PUC) Da personagem que
dá título ao romance Triste
Fim de Policarpo Quaresma, podemos afirmar que
(A) foi um nacionalista extremado, mas nunca estudou com afinco
as coisas brasileiras.
(B) perpetrou seu suicídio, porque se sentia decepcionado com a realidade brasileira.
(C) defendeu os valores nacionais, brigou por eles a vida toda e foi condenado à morte injustamente por valores que defendia.
(D) foi considerado traidor da pátria, porque participou da conspiração contra Floriano Peixoto.
(E) era um louco e, por isso, não foi levado a sério pelas pessoas que o cercavam.
(B) perpetrou seu suicídio, porque se sentia decepcionado com a realidade brasileira.
(C) defendeu os valores nacionais, brigou por eles a vida toda e foi condenado à morte injustamente por valores que defendia.
(D) foi considerado traidor da pátria, porque participou da conspiração contra Floriano Peixoto.
(E) era um louco e, por isso, não foi levado a sério pelas pessoas que o cercavam.
17. (FUVEST) No romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, o nacionalismo exaltado e delirante da personagem principal motiva seu engajamento em três diferentes projetos, que objetivam “reformar” o país. Esses projetos visam, sucessivamente, aos seguintes setores da vida nacional:
(A) escolar, agrícola e militar;
(B) linguístico, industrial, e militar;
(C) cultural, agrícola e político;
(D) linguístico, político e militar;
(E) cultura, industrial e político.
(B) linguístico, industrial, e militar;
(C) cultural, agrícola e político;
(D) linguístico, político e militar;
(E) cultura, industrial e político.
18.A obra de Lima Barreto, escritor pré-modernista,
é marcada pela análise e descrição da vida:
(A) no sertão do Brasil, retratando a seca e os
conflitos ocasionados pela disputa de terras;
(B) nos grandes centros urbanos, retratando os
subúrbios os quais eram, até então, ignorados pela elite cultural brasileira;
(C) dos trabalhadores dos cafezais do interior de
São Paulo, mais precisamente da região do Vale do Paranaíba;
(D) da elite carioca, sobretudo dos artistas
vanguardistas, como Tarsila do Amaral e Mário de Andrade.
(E) e da cultura do Rio Grande do Sul, na região
dos Pampas.
19 .(L.P. Truques e Táticas) Augusto dos Anjos é autor de um único livro, Eu,
editado pela primeira vez em 1912. Outras Poesias acrescentaram-se às
edições posteriores. Considerando a produção literária desse poeta, pode-se
dizer que:
(A) Foi recebida sem restrições no meio literário de sua época, alcançando destaque na história das formas literárias brasileiras.
(B) Revela um sentimentalismo profundo, o que o aproxima do Romantismo
(C) Foi
elogiada poeticamente pela crítica de sua época, entretanto não representou um
sucesso de público.
(D) é um poeta que possui características de vários estilos literários, bastante criticado por adotar um vocabulário pouco comum.
(D) é um poeta que possui características de vários estilos literários, bastante criticado por adotar um vocabulário pouco comum.
(E)
Considerado pelo público e pela crítica, habituados à elegância parnasiana, um
poeta de mau gosto, visto que em seus poemas não há preocupação com a forma.
20.(L.P.
Truques e Táticas) As inovações temáticas e de estilo fizeram de Augusto dos
Anjos um importante poeta brasileiro, embora tenha publicado apenas um livro ao
longo de sua vida. Entre os temas preferidos do autor destaca-se a morte, como
se observa no poema a seguir.
A
meu Pai morto
Podre meu
Pai! A Morte o olhar lhe vidra.
Em seus
lábios que os meus lábios osculam
Microrganismos
fúnebres pululam
Numa
fermentação gorda de cidra.
Duras
leis as que os homens e a hórrida hidra
A uma só
lei biológica vinculam,
E a
marcha das moléculas regulam,
Com a
invariabilidade da clepsidra!...
Podre meu
Pai! E a mão que enchi de beijos
Roída
toda de bichos, como os queijos
Sobre a
mesa de orgíacos festins!...
Amo meu
Pai na atômica desordem
Entre as
bocas necrófagas que o mordem
E a terra
infecta que lhe cobre os rins!
ANJOS. Augusto dos. Sonetos. Melhores poemas. 3. ed. São Paulo:
Global, 2001. p. 133-134.
Não se
nota nesse poema
A) Decomposição do corpo em função das leis
biológicas
B)
Fusão entre a linguagem literária e científica
C)
um tema sério associado a termos do cotidiano
D)
uma visão
materialista da morte
E) lamentação diante da morte
21.(L.P. Truques e Táticas) Não faz parte da
poética de Augusto dos Anjos
A. Imagens
grotescas que aproximam o autor do expressionismo;
B. A
temática da morte desprovida de sentimentalismo;
C. O
Ceticismo em relação à humanidade;
D.O uso
tanto de termos científicos como palavras do cotidiano;
E. Características de vários estilos e ausência de originalidade em seus versos.
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