CENTRO DE ENSINO AMADO JOAQUIM- CEAJ
PROFESSORA:
RONY FAIETH F. PASSINHO
ALUNOS: __________________ ________________________
TESTE DE LITERATURA
|
NOTA
|
1. A senhora
tem um papel de superioridade diante daquele que a ama, o que impossibilita a
realização amorosa. Essa característica pertence a:
a.
( ) cantigas de amor b. ( ) cantigas de amigo
c.
( ) cantigas de escárnio d. (
) cantigas de maldizer
e. ( )novela de cavalaria
e. ( )novela de cavalaria
2. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do
Trovadorismo em Portugal:
a.
( ) Durante o Trovadorismo, ocorreu a
separação entre a poesia e a música.
b.
( ) Nas cantigas de amor há o reflexo
do relacionamento entre senhor e vassalo na sociedade feudal: distância e
extrema submissão.
c.
( ) Nas cantigas de amigo, o trovador
(sempre um homem) escreve o poema assumindo o papel feminino.
d.
( ) Pertencem ao gênero satírico as
cantigas de escárnio e de maldizer
e. ( ) Enquanto a cantiga de escárnio traz uma crítica
mais sutil, a de maldizer apresenta palavras mais grosseiras
3.Sobre
as cantigas trovadorescas todas estão corretas, exceto:
a.
Nas
cantigas de amor o trovador canta esse sentimento como não correspondido pela
mulher amada;
b.
As
cantigas de escárnio ridicularizavam, de maneira sutil ou indireta, pessoas que
faziam parte das cortes e das comunidades rurais;
c.
As
cantigas de amigo a mulher se queixa da ausência de seu amado;
d.
Na
cantiga de maldizer o homem canta com delicadeza a beleza feminina.
e. A cantiga de amigo apresenta
uma
4. Todos são gêneros cultivados durante o
Trovadorismo, exceto:
a.
cantigas líricas
b.
novelas de cavalaria
c.
sonetos
d.
hagiografias
e. cantigas satíricas
e. cantigas satíricas
5. (L.P.Truques e Táticas)Sobre o Humanismo, destaque a
alternativa INCORRETA:
(A). As cidades passam gradativamente a
substituir os feudos
(B) Surge uma nova classe social ligada
ao comércio, a burguesia.
(C) O princípio fundamental da existência
de Deus como explicação para todas as coisas se fortalece
( D)A dependência da revelação divina
divulgada e ensinada pela igreja dá lugar à racionalidade humana.
( E) O Humanismo é um período de transição entre a Idade Média e o
Renascimento
6. (L.P.Truques e Táticas)Sobre Fernão Lopes está incorreta a opção:
a.
foi o mais importante cronista(historiador) da época, tendo sido considerado o
“Pai da História de Portugal”.
b.
Foi também o 1º cronista que atribuiu ao povo um papel importante nas mudanças
da história, essa importância era, anteriormente atribuída somente à nobreza.
c..
Buscava uma visão de conjunto da sociedade portuguesa, valorizando as massas
populares, concebendo o povo como coagente das mudanças históricas.
d.
Suas obras dão prioridade aos reis, exaltando-os, sendo considerada puramente
regiocêntrica
e. Substitui a narração da fantasia historiográfica por um compromisso
maior com a realidade
7.
(L.P.Truques e Táticas)A Literatura Portuguesa durante o Humanismo pode ser percebida em três gêneros:
a.
novela de cavalaria, crônicas e teatro
b.
lírico, historiográfico e dramático
c.
crônicas de viagem, cantigas e hagiografia
d.
novelas de cavalaria, cantigas e teatro
e. poesia palaciana, cantigas e novelas de cavalaria
8.
Sobre o teatro de Gil Vicente, todas estão corretas, excetos:
a.
Mostra o ser humano e seu comportamento
em uma sociedade corrompida
b.
revela a transição entre o pensamento medieval e o renascentista
c.
Os autos de Gil Vicente são peças breves. A moral cristã como um instrumento
para a crítica social.
d.
Mostra os seres humanos e suas perfeições, já que são obras que valorizam a
religiosidade, como O Auto da Barca do Inferno
e. Gil Vicente, de forma bem-humorada, faz crítica social tanto nos
autos como nas farsas
9.(L.P.Truques e Táticas)Sobre
a poesia do período humanista está correta a opção:
a.
Chama-se
poesia palaciana e perde o acompanhamento musical
b.
Declamada
para a classe menos favorecida da sociedade em uma linguagem simples e
paralelística
c.
A
poesia palaciana são todas escritas em redondilha menor
d. A
poesia palaciana foi substituída pelas cantigas trovadorescas
e. A poesia desse período apresentava uma linguagem simples e popular
10.
(L.P.Truques e Táticas)Em relação ao contexto histórico do Classicismo está INCORRETA a opção:
a.
Predomina um sistema econômico, político
e social chamado Feudalismo
b.
Houve crescimento dos fluxos comerciais e da burguesia
c. Além das três classes sociais clero, nobreza e povo, surge também a burguesia
d.
Predomina a visão antropocêntrica de mundo
e. Houve o fortalecimento do Humanismo
11.
(L.P.Truques e Táticas)Sobre o contexto cultural do Classicismo está correto o que se afirma em todas
as opções, exceto:
a.
O classicismo fez parte de um movimento cultural chamado Renascimento
b.
A valorização do ser humano como agente do conhecimento substitui a concepção teocêntrica.
C.
Observa-se na prática artística a adoção da divisão social do trabalho.
d.
A elaboração da arte era presidida pela Igreja Católica em uma perspectiva
teocêntrica
e. O impulso dado à ciência refletiu-se no campo artístico em inovação
técnica como a perspectiva, que possibilita a representação de objetos em três
dimensões
12.(L.P.Truques e Táticas)Analise os enunciados abaixo a respeito da
pintura renascentista:
I. Quase todos os pintores renascentistas produziam quadros que
retratavam a Virgem Maria e o menino Jesus;
II. Os filósofos e deuses da mitologia grega também eram temas da
pintura renascentista
III. Do ponto de vista da forma destaca-se o grande cuidado com o espaço
de composição e com a perspectiva
IV. Além de servirem como adornos domésticos, as telas eram uma forma de
lisonjear personalidades poderosas da época.
Estão corretas:
a.
I apenas
b.
I e II apenas
c. II e III apenas
d. I, II e III
apenas
e. Todas estão correta
14. Leia o
poema a seguir
Amor é fogo que arde sem se ver;
é ferida que dói e não se sente;
é um contentamento descontente;
é dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
é solitário andar por entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Luís de Camões
é ferida que dói e não se sente;
é um contentamento descontente;
é dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
é solitário andar por entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Luís de Camões
(L.P.Truques e Táticas)Os versos do poema acima que apresentam metáfora e paradoxo,
respectivamente, são:
a. é nunca contentar-se de
contente;
é cuidar que se ganha em se perder;
é cuidar que se ganha em se perder;
b. Amor é fogo que arde sem
se ver;
é ferida que dói e não se sente;
é ferida que dói e não se sente;
c. É um não querer mais que
bem querer;
é solitário andar por entre a gente
é solitário andar por entre a gente
d. É querer estar preso por
vontade;
é servir a quem vence, o vencedor
é servir a quem vence, o vencedor
e. Mas como causar pode seu
favor
nos corações humanos amizade
nos corações humanos amizade
15.(L.P.Truques
e Táticas)Quanto
a análise do poema acima não é
correto afirmar que
a. Quanto à métrica do poema
“Amor é fogo que arde sem se ver”, este é decassílabo, ou seja, possui dez
sílabas métricas
b. A estrutura de rimas
também é clássica, seguindo a norma ABBA, ABBA, CDC, DCD.
c. O poeta faz um
questionamento universal e não fecha a discussão, mostrando a impossibilidade
de definir o amor sob um único ponto de vista.
d. O poema foi escrito em
redondilha maior, considerada durante o classicismo como medida velha
e. As contradições do
amor são apresentadas no poema através de
paradoxos
16.(L.P.Truques
e Táticas)Leia o poema a seguir
Mudam-se
os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando
sempre novas qualidades.
Continuamente
vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.
O
tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E enfim converte em choro o doce canto.
Que já coberto foi de neve fria,
E enfim converte em choro o doce canto.
E,
afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.
Luís Vaz de Camões
De acordo
com o texto acima, as mudanças ocorrem sempre, porém nem sempre como o eu lírico
gostaria, causando assim um certo pessimismo. Essa ideia pode ser exemplificada
pelo versos
a. O tempo cobre o chão de
verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
Que já coberto foi de neve fria,
b.
Continuamente vemos
novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Diferentes em tudo da esperança;
c.
Todo o
mundo é composto de mudança,
Tomando
sempre novas qualidades
d.
Outra
mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.
Que não se muda já como soía.
e.
Mudam-se
os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
17(L.P.Truques
e Táticas) No poema, o eu lírico tem consciência da mutabilidade do mundo, um
dos temas que se destaca na poética camoniana. Na terceira estrofe, o responsável pela
mudança é
a. o verde manto
b. o
tempo
c. a
neve fria
d.
o chão
e. o choro
18(UNISA) A obra épica de Camões, Os
Lusíadas, é composta de cinco partes, na seguinte ordem:
a) Narração, Invocação, Proposição, Epílogo
e Dedicatória.
b) Invocação, Narração, Proposição, Dedicatória e Epílogo.
c) Proposição, Invocação, Dedicatória, Narração e Epílogo.
d) Proposição, Dedicatória, Invocação, Epílogo e Narração.
b) Invocação, Narração, Proposição, Dedicatória e Epílogo.
c) Proposição, Invocação, Dedicatória, Narração e Epílogo.
d) Proposição, Dedicatória, Invocação, Epílogo e Narração.
e)
Proposição, Dedicatória, Invocação Narração e Epílogo.
Onde tem a correção?
ResponderExcluir