CENTRO
DE ENSINO AMADO JOAQUIM
PROFESSORA:
RONY FAIETH F. PASSINHO
ALUNO:______________________________________
RECUPERAÇÃO DE
LÍNGUA PORTUGUESA
Mãos Dadas
Não
serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes
esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma
história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem
vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de
suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado
por serafins.
O tempo é a minha matéria, do tempo presente,
os homens presentes,
a vida presente.
Carlos Drummond
de Andrade
1.Comente sobre o poema acima relacionando-o a
segunda fase de Drummond.
2. São características da obra poética de Vinicius
de Moraes, exceto:
a) Sua obra é comumente dividida em duas fases: a
primeira é transcendental, resultante de sua fé cristã. A segunda é marcada
pelos movimentos de aproximação do mundo material.
b) Além de ter demonstrado interesse pela poesia
sensual, Vinicius demonstrou também interesse pela poesia social.
c) Na década de 60, afastou-se da Literatura e
passou a dedicar-se à música, tornando-se o mais conhecido e amado poeta
brasileiro.
d) Sua obra poética foi influenciada pelo
Simbolismo. Destaca-se em seus poemas metáforas relacionadas ao mar.
3. Sobre Cecília Meireles a única opção INCORRETA é:
a. Destaca-se na temática social como Rachel de
Queiroz e Graciliano Ramos.
b. Sua sensibilidade manifestava-se na valorização
da intuição e da emoção como formas de interpretar o mundo
c.Há na produção de Cecília Meireles gosto pela
musicalidade e por temas como a solidão e a brevidade da vida.
d. Há
inclinação para a estética neossimbolista perceptível através da utilização de
elementos como mar, sonho, ondas, areias, águas, conferindo ao poema um caráter
fluido e etéreo
4.Considere os enunciados sobre a obra Vidas Secas
de Graciliano Ramos
I.
A animalização das personagens se
manifesta de diversas formas nesse romance: as crianças não chegam a ser
nomeadas. (São referidas como menino mais velho e menino mais novo).
II.
A questão central da obra está entre o
indivíduo e a sociedade, atravessada também no espaço dominado pela seca que
empurra as pessoas para uma condição de vida desumana.
III.
A obra retrata retirantes nordestinos
que lutam para sobreviver em um ambiente seco.
IV.
O único problema enfrentado pelos
personagens é a seca, responsável por toda a situação de miséria e opressão em
que vive a família de Fabiano.
Estão
corretas:
a. I
, II e IV b. II , III e IV c. I, II e III d. III e IV
5.( ACAFE / SC) Sobre a obra Vidas secas, é
correto afirmar que:
a) a preocupação com o tom épico atenua o
sentimento dramático da vida, habitualmente presente nos poemas do autor.
b) apresenta temática indianista, a exemplo do
que fizera Gonçalves Dias em Os timbiras e Canção do tamoio.
c) as personagens humanas, em razão da seca,
da fome, da miséria e das injustiças sociais, animalizam-se; em contrapartida,
os bichos humanizam-se.
d) Fabiano, no desfecho da obra, mostra-se um
homem culto, resultado da sua convivência com Seu Tomás da Bolandeira
6.Sobre O Quinze de Rachel de Queiroz todas as
opções estão corretas, exceto:
a. Quinze
é um romance regionalista de temática social. A história tem dois planos: a
saga da família de Chico Bento (recheada de amarguras e desgraças) e a história
de amor entre Vicente e Conceição.
b. A
autora situa a história do romance no Ceará de 1915. O fato histórico
importante da época era a própria seca de 1915 (o que origina o título do
livro).
c.
A obra enfatiza a fragilidade do
sertanejo que diante das dificuldades resigna-se em sua condição de miséria.
d. A
obra mostra a tragédia humana desencadeada principalmente pela seca
7.Em relação a obra O Quinze de Rachel de Queiroz é
correto afirmar que:
a. A miséria transforma Chico Bento em um
homem duro, incapaz de se sensibilizar com o sofrimento da própria família
b. Conceição, moça romântica, luta pelo amor
de Vicente sem preocupações com as diferencias que há entre eles.
c.
A seca, que é o tema da obra, é a principal
causa da partida de Chico Bento e sua família do espaço onde eles viviam.
d. Apesar das dificuldades que os personagens
enfrentam, como a seca e fome, a obra mostra um final que se aproxima aos
romances Da primeira metade do século XIX.
Não será bom advogado, sem que
estude muito.
Quanto mais se tem, mais se
deseja.
Aproximei-me a fim de que pudesse
ouvi-la
Cumprirei minhas tarefas mesmo que a
oposição critique.
8. As orações em destaque denotam respectivamente
circunstância de:
a .Explicação,
concessão, proporção, finalidade c. Condição, concessão, proporção, finalidade
b. Condição, proporção, finalidade, concessão d
Condição, concessão, proporção, causa
9. Considere as conjunções em destaque nos períodos:
I. Somente duas equipes se classificarão como
prevê o regulamento.
II.Como havia
faltado às aulas, não sabia que a prova fora adiada.
III. O arrogante
gerente agia como se fosse o dono da empresa.
IV. Ele não será
cobrado judicialmente, uma vez que pague a dívida.
V. Ele não será
cobrado judicialmente, uma vez que pagou a dívida.
Elas se classificam, respectivamente, como:
a)
causal, conformativa, comparativa, condicional, causal c) conformativa. Causal,
comparativa, condicional, causal
b.
comparativa, conformativa, comparativa, condicional, causal d. conformativa. Causal, comparativa,
causal, condicional
Nenhum comentário:
Postar um comentário